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Controle de embreagem

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Controle de embreagem
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O que é controle de embreagem?Como fazer o controle de embreagem na subida?Como fazer o controle de embreagem na descida?Quais são as dicas de ouro para o dia da prova prática?
No exame de direção, você terá que realizar o controle de embreagem em várias situações: para fazer uma baliza (na subida ou na descida), para parar em um semáforo, em manobras de marcha à ré ou alinhamento ao meio-fio. Muitos candidatos são eliminados por falhas simples, como não conhecer a dinâmica dos pedais, não saber perceber o ponto da embreagem, não dominar a interpretação do conta-giros para passagem de marcha ou deixar o carro morrer. Neste post, você vai descobrir os principais erros que podem te eliminar e os macetes para não perder nenhum ponto. Vamos abordar as pegadinhas que os examinadores costumam explorar e como evitá-las.

O que é controle de embreagem?

O controle de embreagem é uma manobra que usa a força da marcha para segurar o carro e mantê-lo estabilizado, ou seja, parado.

É muito provável que o controle de embreagem seja uma das primeiras manobras que seu examinador vai te pedir para realizar no exame de direção. Então, se prepare!  

Ele pode inclusive te pedir para realizar a manobra, usando outros nomes, como:

  • "Faça uma parada regulamentar"; 
  • "Pare o carro sem usar o freio".
Controle de embragem - Embreagem - AprovaDETRAN.png
Atenção!
É muito provável que o controle de embreagem seja uma das primeiras manobras que seu examinador vai te pedir para realizar no exame de direção.

Como fazer o controle de embreagem na subida?

Quando o examinador te pedir para fazer o controle de embreagem em uma subida, respire fundo e lembre-se das dicas valiosas que eu vou te mostrar agora.

Na subida, vamos contar com a força da 1ª marcha para controlar o veículo. 

Vamos ao passo a passo para fazer o controle de embreagem na subida:

Saindo com o carro - Sentindo o ponto da embreagem
Passo 1
O primeiro passo é sinalizar sua intenção de encostar, acionando a seta.
Conversão à direita - Verificando se o trânsito está livre
Passo 2
Depois, confira nos retrovisores se o trânsito está livre para você encostar o veículo.
Posição das mãos no volante 30 - AprovaDETRAN.png.png
Passo 3
Se o trânsito estiver livre, comece a aproximar o veículo da calçada, lentamente, mantendo-o alinhado ao meio-fio.
Uso das marchas - Primeira marcha
Passo 4
Diminua sua velocidade engrenando a 1ª marcha. O controle de embreagem é sempre feito com a  1ª marcha.
Uso das marchas - Conta-giros
Passo 5
Antes de pisar na embreagem, confira se sua aceleração está constante. O ideal é mantê-la entre 2 e 3, ou 20 e 30 (a numeração vai depender do modelo do veículo). 
Saindo com o carro - Tirando o pé completamente da embreagem
Passo 6
Verifique o conta-giros e mantenha a aceleração nesse intervalo.
Uso das marchas - Conta-giros
Passo 7
A partir desse momento, não mexa o pé do acelerador. Mantenha a aceleração constante.
Saindo com o carro - Tire o pé da embreagem e dose com a aceleração
Passo 8
Agora é a hora do controle! Comece apertando a embreagem bem devagarinho, de cima para baixo. Vai apertando, bem de leve, pouco a pouco.
Uso das marchas - Conta-giros
Passo 9
Enquanto você estiver tentando encontrar o ponto da embreagem, mantenha a aceleração constante. Não se esqueça!
Saindo com o carro - Percebendo o ponto da embreagem
Passo 10
Se o carro estiver subindo (indo pra frente), significa que você pisou pouco na embreagem. Se ele estiver descendo (indo pra trás), significa que você pisou muito. A suavidade é a chave do sucesso da manobra, pois o ponto da embreagem está entre esses dois extremos.
Saindo com o carro - Tire o pé da embreagem e dose com a aceleração
Passo 11
Vá movimentando o pé lentamente para sentir o balanço do carro.
Preparação para exame de direção 23 - AprovaDETRAN.png
Passo 12
Uma boa dica é seguir o movimento do próprio carro para saber como pisar na embreagem. Se o carro for pra frente, seu pé deve ir pra frente. Se o carro for para trás, seu pé deve ir para trás.
Saindo com o carro - Percebendo o ponto da embreagem
Passo 13
Quando você estiver quase lá, o carro vai começar a querer parar.
Saindo com o carro - Tire o pé da embreagem e dose com a aceleração
Passo 14
Nesse momento, solte a embreagem bem pouquinho que ele vai parar de descer e estabilizar completamente. É tão pouco que é quase imperceptível. É só um toquinho mesmo.
Saindo com o carro - Percebendo o ponto da embreagem
Passo 15
Pronto! Você encontrou o ponto da embreagem e parou o carro sem usar o freio.

Revisão do passo a passo em tabela:

Passo 1O primeiro passo é sinalizar sua intenção de encostar, acionando a seta.
Passo 2Depois, confira nos retrovisores se o trânsito está livre para você encostar o veículo.
Passo 3Se o trânsito estiver livre, comece a aproximar o veículo da calçada, lentamente, mantendo-o alinhado ao meio-fio.
Passo 4Diminua sua velocidade engrenando a 1ª marcha. O controle de embreagem é sempre feito com a  1ª marcha.
Passo 5Antes de pisar na embreagem, confira se sua aceleração está constante. O ideal é mantê-la entre 2 e 3, ou 20 e 30 (a numeração vai depender do modelo do veículo). 
Passo 6Verifique o conta-giros e mantenha a aceleração nesse intervalo.
Passo 7A partir desse momento, não mexa o pé do acelerador. Mantenha a aceleração constante.
Passo 8Agora é a hora do controle! Comece apertando a embreagem bem devagarinho, de cima para baixo. Vai apertando, bem de leve, pouco a pouco.
Passo 9Enquanto você estiver tentando encontrar o ponto da embreagem, mantenha a aceleração constante. Não se esqueça!
Passo 10Se o carro estiver subindo (indo pra frente), significa que você pisou pouco na embreagem. Se ele estiver descendo (indo pra trás), significa que você pisou muito. A suavidade é a chave do sucesso da manobra, pois o ponto da embreagem está entre esses dois extremos.
Passo 11Vá movimentando o pé lentamente para sentir o balanço do carro.
Passo 12Uma boa dica é seguir o movimento do próprio carro para saber como pisar na embreagem. Se o carro for pra frente, seu pé deve ir pra frente. Se o carro for para trás, seu pé deve ir para trás.
Passo 13Quando você estiver quase lá, o carro vai começar a querer parar.
Passo 14Nesse momento, solte a embreagem bem pouquinho que ele vai parar de descer e estabilizar completamente. É tão pouco que é quase imperceptível. É só um toquinho mesmo.
Passo 15Pronto! Você encontrou o ponto da embreagem e parou o carro sem usar o freio.

Uma dica importante: depois que você encontrar o ponto da embreagem, não movimente o pé! Nesse ponto do controle da embreagem, qualquer mudança na intensidade da pisada pode fazer o carro morrer, então mantenha a mesma pressão.

Não é tão difícil. O segredo é treinar.

A ajuda do seu instrutor vai ser fundamental.

Tenha paciência, vai dar tudo certo.

Como fazer o controle de embreagem na descida?

Na descida, o mesmo raciocínio se aplica. Mas, ao invés de contar com a força da 1ª marcha, vamos contar com a força da ré para controlar o veículo. 

Vamos ao passo a passo para fazer o controle de embreagem na descida:

Saindo com o carro - Sentindo o ponto da embreagem
Passo 1
A primeira parte é exatamente igual: é sinalize sua intenção de encostar acionando a seta.
Posição das mãos no volante 30 - AprovaDETRAN.png.png
Passo 2
Depois, confira os retrovisores e alinhe o carro próximo ao meio-fio.
Controle de embreagem 9 - AprovaDETRAN.png
Passo 3
Mas atenção! Diferente do controle de embreagem na subida, na descida precisaremos acionar o freio por causa da força da gravidade. É o freio que vai nos dar estabilidade para realizar a manobra com segurança. 
Uso dos pedais 21 - AprovaDETRAN.png
Passo 4
Então, pise no freio e depois pise fundo na embreagem.
Uso das marchas - Marcha à ré
Passo 5
Em seguida, engate a marcha à ré.
Marcha à ré 37 - AprovaDETRAN.png
Passo 6
Não esqueça de verificar os retrovisores para mostrar que você está prestando atenção em tudo.
Marcha à ré 1 - AprovaDETRAN.png
Passo 7
Durante a manobra, é fundamental alternar a visão entre os retrovisores e o vidro traseiro. Certifique-se de que você consegue ter uma boa visibilidade.
Marcha à ré 18 - AprovaDETRAN.png
Passo 8
Essa é a posição correta: a mão esquerda deve ficar posicionada no meio do volante e a mão direita deve segurar o banco do copiloto por trás, para que ele sirva de apoio.
Posição das mãos no volante
Passo 9
Hora do controle, vamos lá! Solte o pé da embreagem até sentir o volante tremer. Esse é o ponto da embreagem.
Uso dos pedais 19 - AprovaDETRAN.png
Passo 10
Quando chegar nesse ponto, mantenha o pé que está na embreagem parado. Qualquer mudança na intensidade da pisada pode fazer o carro morrer.
Controle de embreagem 33 - AprovaDETRAN.png
Passo 11
Depois que encontrar o ponto da embreagem, tire o pé do freio e pise no acelerador.
Uso das marchas - Conta-giros
Passo 12
Mantenha o conta-giros entre o 2 e 3, ou entre o 20 e o 30 (a numeração vai depender do modelo do veículo).
Uso das marchas - Passando a marcha em descidas
Passo 13
Pronto! Se o carro estiver estável, você já está realizando o controle de embreagem.

Revisão do passo a passo em tabela:

Passo 1A primeira parte é exatamente igual: é sinalize sua intenção de encostar acionando a seta.
Passo 2Depois, confira os retrovisores e alinhe o carro próximo ao meio-fio.
Passo 3Mas atenção! Diferente do controle de embreagem na subida, na descida precisaremos acionar o freio por causa da força da gravidade. É o freio que vai nos dar estabilidade para realizar a manobra com segurança. 
Passo 4Então, pise no freio e depois pise fundo na embreagem.
Passo 5Em seguida, engate a marcha à ré.
Passo 6Não esqueça de verificar os retrovisores para mostrar que você está prestando atenção em tudo.
Passo 7Durante a manobra, é fundamental alternar a visão entre os retrovisores e o vidro traseiro. Certifique-se de que você consegue ter uma boa visibilidade.
Passo 8Essa é a posição correta: a mão esquerda deve ficar posicionada no meio do volante e a mão direita deve segurar o banco do copiloto por trás, para que ele sirva de apoio.
Passo 9Hora do controle, vamos lá! Solte o pé da embreagem até sentir o volante tremer. Esse é o ponto da embreagem.
Passo 10Quando chegar nesse ponto, mantenha o pé que está na embreagem parado. Qualquer mudança na intensidade da pisada pode fazer o carro morrer.
Passo 11Depois que encontrar o ponto da embreagem, tire o pé do freio e pise no acelerador.
Passo 12Mantenha o conta-giros entre o 2 e 3, ou entre o 20 e o 30 (a numeração vai depender do modelo do veículo).
Passo 13Pronto! Se o carro estiver estável, você já está realizando o controle de embreagem.

Em alguns estados, também é aceito fazer a ré com as duas mãos no volante e olhando para trás. Então, vale a pena perguntar ao seu instrutor como a manobra é pedida no seu estado.

Quais são as dicas de ouro para o dia da prova prática?

  • Conheça o ponto de embreagem: pratique para encontrar o ponto exato onde o carro começa a se mover ao soltar a embreagem.
  • Use a embreagem suavemente: solte a embreagem de forma gradual para evitar solavancos e para que o motor não morra.
  • Combine com o acelerador: coordene o uso da embreagem com o acelerador para uma transição suave ao iniciar o movimento.
  • Pratique em subidas: treine em inclinações leves para melhorar sua habilidade de controlar o carro sem o uso do freio de mão.
  • Mantenha uma postura relaxada: fique calmo e relaxado para sentir melhor a resposta do carro ao soltar a embreagem.
  • Evite aceleradas bruscas: acelere de forma controlada enquanto solta a embreagem para manter o controle do veículo.
  • Familiarize-se com o veículo: cada carro tem um ponto de embreagem diferente; pratique no veículo que você usará no exame.
  • Desenvolva sensibilidade no pé: treine seu pé esquerdo para ser sensível e preciso ao controlar a embreagem.

Mantenha o carro imobilizado até o examinador pedir para você pisar no freio. É ele quem determina a duração da manobra.

Uso dos pedais 25 - AprovaDETRAN.png.png
Aguarde o comando do examinador
Mantenha o carro imobilizado até o examinador pedir para você pisar no freio. 

 

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