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O que é controle de embreagem?
O controle de embreagem é uma manobra que usa a força da marcha para segurar o carro e mantê-lo estabilizado, ou seja, parado.
É muito provável que o controle de embreagem seja uma das primeiras manobras que seu examinador vai te pedir para realizar no exame de direção. Então, se prepare!
Ele pode inclusive te pedir para realizar a manobra, usando outros nomes, como:
- "Faça uma parada regulamentar";
- "Pare o carro sem usar o freio".
Como fazer o controle de embreagem na subida?
Quando o examinador te pedir para fazer o controle de embreagem em uma subida, respire fundo e lembre-se das dicas valiosas que eu vou te mostrar agora.
Na subida, vamos contar com a força da 1ª marcha para controlar o veículo.
Vamos ao passo a passo para fazer o controle de embreagem na subida:
Revisão do passo a passo em tabela:
Passo 1 | O primeiro passo é sinalizar sua intenção de encostar, acionando a seta. |
---|---|
Passo 2 | Depois, confira nos retrovisores se o trânsito está livre para você encostar o veículo. |
Passo 3 | Se o trânsito estiver livre, comece a aproximar o veículo da calçada, lentamente, mantendo-o alinhado ao meio-fio. |
Passo 4 | Diminua sua velocidade engrenando a 1ª marcha. O controle de embreagem é sempre feito com a 1ª marcha. |
Passo 5 | Antes de pisar na embreagem, confira se sua aceleração está constante. O ideal é mantê-la entre 2 e 3, ou 20 e 30 (a numeração vai depender do modelo do veículo). |
Passo 6 | Verifique o conta-giros e mantenha a aceleração nesse intervalo. |
Passo 7 | A partir desse momento, não mexa o pé do acelerador. Mantenha a aceleração constante. |
Passo 8 | Agora é a hora do controle! Comece apertando a embreagem bem devagarinho, de cima para baixo. Vai apertando, bem de leve, pouco a pouco. |
Passo 9 | Enquanto você estiver tentando encontrar o ponto da embreagem, mantenha a aceleração constante. Não se esqueça! |
Passo 10 | Se o carro estiver subindo (indo pra frente), significa que você pisou pouco na embreagem. Se ele estiver descendo (indo pra trás), significa que você pisou muito. A suavidade é a chave do sucesso da manobra, pois o ponto da embreagem está entre esses dois extremos. |
Passo 11 | Vá movimentando o pé lentamente para sentir o balanço do carro. |
Passo 12 | Uma boa dica é seguir o movimento do próprio carro para saber como pisar na embreagem. Se o carro for pra frente, seu pé deve ir pra frente. Se o carro for para trás, seu pé deve ir para trás. |
Passo 13 | Quando você estiver quase lá, o carro vai começar a querer parar. |
Passo 14 | Nesse momento, solte a embreagem bem pouquinho que ele vai parar de descer e estabilizar completamente. É tão pouco que é quase imperceptível. É só um toquinho mesmo. |
Passo 15 | Pronto! Você encontrou o ponto da embreagem e parou o carro sem usar o freio. |
Uma dica importante: depois que você encontrar o ponto da embreagem, não movimente o pé! Nesse ponto do controle da embreagem, qualquer mudança na intensidade da pisada pode fazer o carro morrer, então mantenha a mesma pressão.
Não é tão difícil. O segredo é treinar.
A ajuda do seu instrutor vai ser fundamental.
Tenha paciência, vai dar tudo certo.
Como fazer o controle de embreagem na descida?
Na descida, o mesmo raciocínio se aplica. Mas, ao invés de contar com a força da 1ª marcha, vamos contar com a força da ré para controlar o veículo.
Vamos ao passo a passo para fazer o controle de embreagem na descida:
Revisão do passo a passo em tabela:
Passo 1 | A primeira parte é exatamente igual: é sinalize sua intenção de encostar acionando a seta. |
---|---|
Passo 2 | Depois, confira os retrovisores e alinhe o carro próximo ao meio-fio. |
Passo 3 | Mas atenção! Diferente do controle de embreagem na subida, na descida precisaremos acionar o freio por causa da força da gravidade. É o freio que vai nos dar estabilidade para realizar a manobra com segurança. |
Passo 4 | Então, pise no freio e depois pise fundo na embreagem. |
Passo 5 | Em seguida, engate a marcha à ré. |
Passo 6 | Não esqueça de verificar os retrovisores para mostrar que você está prestando atenção em tudo. |
Passo 7 | Durante a manobra, é fundamental alternar a visão entre os retrovisores e o vidro traseiro. Certifique-se de que você consegue ter uma boa visibilidade. |
Passo 8 | Essa é a posição correta: a mão esquerda deve ficar posicionada no meio do volante e a mão direita deve segurar o banco do copiloto por trás, para que ele sirva de apoio. |
Passo 9 | Hora do controle, vamos lá! Solte o pé da embreagem até sentir o volante tremer. Esse é o ponto da embreagem. |
Passo 10 | Quando chegar nesse ponto, mantenha o pé que está na embreagem parado. Qualquer mudança na intensidade da pisada pode fazer o carro morrer. |
Passo 11 | Depois que encontrar o ponto da embreagem, tire o pé do freio e pise no acelerador. |
Passo 12 | Mantenha o conta-giros entre o 2 e 3, ou entre o 20 e o 30 (a numeração vai depender do modelo do veículo). |
Passo 13 | Pronto! Se o carro estiver estável, você já está realizando o controle de embreagem. |
Em alguns estados, também é aceito fazer a ré com as duas mãos no volante e olhando para trás. Então, vale a pena perguntar ao seu instrutor como a manobra é pedida no seu estado.
Quais são as dicas de ouro para o dia da prova prática?
- Conheça o ponto de embreagem: pratique para encontrar o ponto exato onde o carro começa a se mover ao soltar a embreagem.
- Use a embreagem suavemente: solte a embreagem de forma gradual para evitar solavancos e para que o motor não morra.
- Combine com o acelerador: coordene o uso da embreagem com o acelerador para uma transição suave ao iniciar o movimento.
- Pratique em subidas: treine em inclinações leves para melhorar sua habilidade de controlar o carro sem o uso do freio de mão.
- Mantenha uma postura relaxada: fique calmo e relaxado para sentir melhor a resposta do carro ao soltar a embreagem.
- Evite aceleradas bruscas: acelere de forma controlada enquanto solta a embreagem para manter o controle do veículo.
- Familiarize-se com o veículo: cada carro tem um ponto de embreagem diferente; pratique no veículo que você usará no exame.
- Desenvolva sensibilidade no pé: treine seu pé esquerdo para ser sensível e preciso ao controlar a embreagem.
Mantenha o carro imobilizado até o examinador pedir para você pisar no freio. É ele quem determina a duração da manobra.