Estas dicas podem ajudar mais pessoas. Podemos contar com você?

Avaliação do post:

Hoje você descobrirá como fazer uma baliza perfeita em 4 passos. O AprovaDETRAN vai contar tudo que você precisa saber para não colocar sua aprovação em risco.

  • Como fazer baliza: passo a passo
  • O guia definitivo da baliza perfeita
  • Os 5 tipos de baliza (e como realizá-los com sucesso)
  • Como fazer uma baliza perfeita no dia do exame de direção?
  • Pontos da baliza que você não pode esquecer no dia do exame de direção
  • Como irei aprender baliza na autoescola?

A baliza do DETRAN é um dos maiores vilões de quem está em busca da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O motivo? Ela é um dos principais motivos de reprovação no exame de direção.

Se você está se preparando para a prova prática do DETRAN, é importante saber duas coisas:

  1. Você terá somente três tentativas para acertar a baliza de carro.
  2. Dois minutos é o tempo máximo que você terá (por tentativa) para “balizar” o veículo corretamente.

Baliza 2 dicas importantes

A boa notícia é que neste post iremos revelar o truque secreto que está garantindo a aprovação de milhões de candidatos (no Brasil e no mundo) quanto o assunto é acertar a temida baliza.

O método foi desenvolvido em 2010 pelo matemático Simon Blackburn, professor da Universidade de Londres, e consiste em 4 passos muito simples. Abaixo explicaremos cada um deles.

O AprovaDETRAN é a plataforma de estudos mais completa do Brasil para candidatos ao processo de habilitação:

  • Simulados do DETRAN ilimitados revelando as questões que mais caem na prova;
  • Dicas os especialistas para não cair nas pegadinhas que mais eliminam candidatos;
  • Conteúdo de todas as matérias destacando os assuntos mais cobrados;
  • Resumos de estudo para revisar em minutos os tópicos que mais fazem os candidatos perderem pontos de bobeira.

CRIE SUA CONTA GRATUITAMENTE

CNH aprova detran m

Como fazer baliza?

  1. Passo: Comece a baliza alinhando o carro
  2. Passo: Utilize o truque do retrovisor
  3. Passo: Inicie a entrada na vaga
  4. Passo: Finalize a baliza alinhando o carro

Passo 1: Comece a baliza alinhando o carro

Quando o examinador solicitar a baliza, pare o carro um pouco adiante do veículo estacionado na frente da vaga.

Baliza passo 1

Baliza alinhe seu veículo com o veículo ao lado

Utilize os retrovisores como referência para o alinhamento entre o seu carro e o veículo ao seu lado.

Passo 2: Utilize o truque do retrovisor

Após alinhar o veículo corretamente, vire o volante completamente para o lado da calçada (neste exemplo, para a direita) e inicie a marcha à ré.

Quando o farol direito do seu carro estiver alinhado com a traseira do veículo da frente, pise no freio.

Baliza passo 2

Baliza alinhamento do veículo (Aprova DETRAN)

Esse é o momento certo de pisar no freio e se preparar para o truque do retrovisor (ele será determinante para o sucesso da sua baliza).

Após pisar no freio (e com o carro parado), é hora de aplicar o truque do retrovisor: verifique se é possível enxergar o farol direito do veículo de trás com seu retrovisor esquerdo. 

Baliza passo 2 retrovisor

Baliza truque do retrovisor (Aprova DETRAN)

Se for possível enxergar o farol direito do veículo de trás com seu retrovisor esquerdo (como mostra a imagem acima), você estará perto de finalizar a manobra com sucesso.

Passo 3: Inicie a entrada na vaga

Após utilizar o truque do retrovisor e certificar-se de que o carro está na posição correta, vire o volante totalmente para o lado aposto ao da calçada (neste exemplo, para a esquerda) e continue a marcha à ré.

Baliza passo 4

Baliza adentrando o carro na vaga (Aprova DETRAN)

Nessa hora, mantenha a calma e vá aos poucos adentrando o carro na vaga.

Passo 4: Finalize a baliza alinhando o carro

Finalize a baliza alinhando o carro, tendo cuidado com a embreagem para não deixar o motor morrer.

É importante salientar que o veículo deve estar a aproximadamente 20cm da calçada.

Baliza passo 5

Baliza finalização (Aprova DETRAN)

Nesse momento final, mantenha a calma para não deixar o carro morrer enquanto estiver alinhando o veículo (isso pode arruinar a sua baliza).

Quer se sentir ainda mais seguro? No vídeo abaixo o especialista César Urnhani, piloto de testes da Pirelli e apresentador do programa Auto Esporte, mostra na prática como realizar os 4 passos da baliza perfeita.

O Guia Definitivo da Baliza Perfeita

Fazer baliza é um pesadelo para muita gente. Muitas deixam de tirar a carteira por causa dela. Outras, mesmo tendo conquistado a desejada CNH, têm medo de sair de casa pois não sentem segurança na hora de estacionar o veículo.

Se você está começando a dirigir, é normal que a baliza pareça um bicho de sete cabeças. Mas se você descobrir os movimentos que garantem uma manobra perfeita, será fácil:

  • estacionar entre dois veículos.
  • estacionar entre um veículo e uma caçamba.
  • estacionar entre duas caçambas.
  • estacionar em qualquer outra situação.

Um motorista experiente gasta, em média, 30 segundos para fazer uma baliza. Mas no exame de direção você terá 2 minutos, ou seja, 300% mais tempo!

Além disso, você terá 3 tentativas. Isso quer dizer que mesmo errando 2 vezes nenhum ponto será tirado de você.

Não importa quais são as suas dificuldades. Nós criamos o Guia Definitivo da Baliza Perfeita para você eliminar qualquer ameaça que possa comprometer o seu desempenho no exame de direção.

Continue a leitura e em poucos minutos você saberá todos os segredos que os motoristas habilidosos utilizam para fazer baliza em qualquer lugar com facilidade e segurança.

Os 5 tipos de baliza (e como realizá-los com sucesso)

Existem 5 tipos de baliza muito comuns:

  1. Baliza convencional
  2. Baliza em garagem
  3. Baliza em shopping
  4. Baliza de 45 graus
  5. Baliza de 90 graus

Neste guia vamos revelar o método para estacionar com perfeição em cada uma dessas 5 situações.

Baliza convencional

Baliza convencional

É geralmente realizada entre dois veículos. Ainda assim, em alguns casos, pode ser feita entre um veículo e uma caçamba. Esses são os casos mais comuns da baliza convencional, ou seja, a famosa baliza cobrada no exame de direção do DETRAN.

O passo a passo para realizá-la com sucesso foi discutido no início deste post. De qualquer forma, caso ainda tenha alguma dúvida, compartilhe-a conosco postando um comentário no final deste post. Faremos o possível para responder você em no máximo 48h, ok?

Baliza em garagem

Baliza em garagem

Essa manobra é geralmente feita em garagens de casas e prédios. Há um ponto de atenção que também nos desafia em outros tipos de baliza: temos que lidar com pouco espaço.

O maior medo é esbarrar o carro em alguma parede, pilastra ou outro veículo. E para evitar este inconveniente, o truque é utilizar os retrovisores como referência. Se há espaço para os espelhos passarem sem encostar na parede ou em outro lugar, todo o carro também passará.

Quando você precisar fazer baliza em garagens, prefira estacionar de ré. Essa manobra exigirá um pouco mais de habilidade, mas garantirá maior segurança na hora de retirar o veículo da vaga. A probabilidade de acidentes é maior quando você precisa sair de marcha à ré, sendo que crianças e animais são as principais vítimas nesses casos.

Baliza em shopping

Baliza em shopping

Baliza em shopping é uma manobra que requer experiência em balizas de 45 ou 90 graus (os dois últimos tipos sobre os quais vamos falar neste post).

De qualquer maneira, podemos adiantar que ao adentrar um shopping é adequado reduzir a velocidade e circular com primeira ou segunda marcha.

A redução da velocidade é importante, pois você estará manobrando em espaços reduzidos e muitos outros veículos estarão a poucos metros do seu (ou seja, qualquer deslize pode resultar em um acidente).

Além do cuidado com a velocidade, é apropriado estacionar de ré sempre que possível. Essa técnica, também aconselhada na baliza de garagem, oferece melhor visibilidade e controle na hora de retirar o veículo.

Animais e crianças são as principais vítimas de acidentes ocasionados por má visibilidade em percursos de marcha à ré. E como em shoppings centers circulam muitas crianças, estacionar de ré será inclusive uma conduta de Direção Defensiva.

Baliza de 45 graus

Baliza 45 graus

Em algum momento da sua vida como condutor você terá que encarar uma baliza de 45 graus. É muito comum em estacionamentos abertos, fechados e até mesmo em vias públicas.

Antes de realizar a manobra, reduza a marcha para primeira ou segunda. Em seguida, avance com o carro na posição diagonal (aproximadamente 45 graus).

Você pode estacionar de ré ou de frente. O importante é manter distância de segurança com os veículos ao lado. Para isso, utilize as marcações de vaga pintadas no chão como referência.

A baliza de 45 graus é talvez a mais fácil de ser realizada. Porém, é fundamental redobrar a atenção na hora de retirar o carro, pois os veículos que estão ao lado prejudicam bastante a visibilidade de saída.

Se não for possível contar com a ajuda de alguém, para informar a presença de carros, pessoas ou animais na pista em que você deseja entrar, dê marcha à ré com muito cuidado, mantendo a velocidade bem reduzida. Isso fará com que você, pedestres e outros condutores tenham tempo de reagir caso seja necessário.

Baliza de 90 graus

Baliza 90 graus ilustração da manobra

A baliza de 90 graus é mais complexa que a de 45 graus, pois exige que você faça uma curva mais acentuada na hora de alinhar o veículo para iniciar a entrada na vaga.

Antes de qualquer coisa, verifique se o espaço é suficiente e se você e seus passageiros terão facilidade para abrir a porta do veículo assim que o carro estiver estacionado.

Além disso, considere o comprimento da parte frontal do seu veículo para calcular a hora certa de virar o volante. É esse cálculo que assegurará a distância lateral necessária para que não haja colisão com os veículos à esquerda e à direita da vaga.

Outro macete é ficar de olho nos retrovisores laterais para avaliar o espaço entre o seu e os demais veículos.

Como já orientado, prefira entrar de ré para que a saída seja mais segura e tranquila.

Como fazer uma baliza perfeita no dia do exame de direção?

Independentemente se seu carro tenha câmera de ré ou aqueles apitos anticolisão, dominar uma manobra é o temor da maioria dos motoristas.

Não basta aprender a fazer a baliza somente para passar no teste e tirar sua CNH.

Está certo que baliza é prática, mas com alguns cuidados você nunca mais vai precisar fugir da manobra e rodar quarteirões tentando achar aquela vaga dos sonhos onde cabem dois carros.

Atualmente, apenas uma manobra é exigida. E quem define qual baliza é necessária para passar no exame de direção é o DETRAN de cada estado.

Porém isso já mudou.

A partir de junho de 2018, CONTRAN exigirá de todos os candidatos do processo de habilitação dois tipos de manobras para padronizar as provas em todo o país, que são:

  • Paralela à calçada: Manobra de estacionamento paralelo ao meio fio
  • Perpendicular: Manobra de entrada perpendicular à calçada, simulando uma garagem, com a retirada do veículo.

nova-regras-da-baliza

O exame de direção ficou mais difícil, é verdade!

Então, fique atento e siga nossas dicas para aprender a como fazer as balizas perfeitas no dia do exame do DETRAN.

Pontos da Baliza que você não pode esquecer no dia do exame

Os pontos universais da baliza são:

  • O alinhamento de traseira com traseira.
  • Seu retrovisor deve passar por trás da traseira do carro a ser manobrado.
  • Pelo retrovisor do lado fazer a verificação do ângulo no qual a quina da traseira do seu carro vai fazer com o meio fio.

Para criar agilidade para fazer balizas, a primeira coisa a fazer é seguir alguns passos que te ajudarão a ter um alinhamento perfeito, são eles:

  • Observar, de seu retrovisor, o do carro à frente da vaga. O ideal é deixar uns 50 centímetros, a fim de garantir boa distância para dar início à baliza.
  • Quando os carros que estão entre a vaga forem do mesmo tamanho, basta que você alinhe somente os retrovisores.

baliza

Agora, se o tamanho e altura dos veículos forem diferentes, é necessário que você alinhe as traseiras, sem necessidade de virar o volante.

  • De ré, vire o volante para o lado da calçada, quando você conseguir ver os dois faróis do carro de trás, basta alinhar o carro que está pronta a baliza.

baliza 2

Simples, não é?

Como irei aprender baliza na autoescola?

Essa é uma pergunta muito comum entre os candidatos! Mostraremos abaixo um exemplo prático de como a baliza é praticada nas autoescolas.

Para a baliza à direita da rua, os instrutores das autoescolas ensinam aos seus alunos os seguintes passos, de acordo com o DETRAN/MG:

  • Sinalizar o início da baliza, ligando a seta na direção na qual você deseja estacionar.
  • Esticar o braço para cima e para baixo.
  • Alinhar o carro lado a lado com o carro da frente e iniciar a baliza (alinhe também o seu espelho).
  • Gire completamente o volante para o lado que vai estacionar, engate a ré e, aos poucos, movimente o carro para trás.

baliza 3

  • Vire completamente o volante para o lado contrário, continue dando ré, fazendo com que o carro entre completamente na vaga.
  • Se o carro estiver muito próximo do veículo de trás, basta engatar a primeira e acelerar um pouquinho para frente, caso contrário, engate a ré e vá um pouco para trás.

baliza 4

É nesse ponto, pelo espelho esquerdo do veículo, que você deve enxergar os faróis do carro de trás.

Pronto! A baliza perfeita foi feita!

Conclusão

Se você quer se tornar um condutor, é importante saber que estacionamentos e balizas farão parte do seu dia a dia.

Espero que este guia tenha ajudado você a superar ou minimizar suas dificuldades. Quanto mais você praticar mais sofisticadas serão suas noções de espaço e tempo.

Lembre-se que no exame de direção você terá 3 tentativas para acertar a baliza. E mesmo se não tiver sucesso nessas 3 tentativas, poderá sempre solicitar um novo exame para tentar mais uma vez.

Se este guia tiver ajudado você, é provável que ajude outros candidatos que estão prestes a encarar o exame de direção.

Por isso, sinta-se à vontade para compartilhá-lo e fazer nossa mensagem chegar ao maior número possível de pessoas (principalmente aquelas que estão precisando de ajuda para vencer a temida baliza no exame de direção).

E aí, vamos criar sua conta no AprovaDETRAN agora (leva menos de 1 minuto)?

 

CRIE SUA CONTA AGORA

CNH aprova detran h

Resumo
Baliza perfeita em 4 passos (o truque que seu instrutor não vai te contar)
Nome
Baliza perfeita em 4 passos (o truque que seu instrutor não vai te contar)
Descrição
Hoje você descobrirá como fazer uma baliza perfeita em 4 passos. Vamos contar tudo que você precisa saber para não colocar sua aprovação em risco.
Autor
Publicador
AprovaDETRAN
Logo do publicador

Estas dicas podem ajudar mais pessoas. Podemos contar com você?