Poluição é a agressão ao meio ambiente através da introdução de substâncias nocivas (poluentes) em quantidades maiores que alteram o equilíbrio natural do ecossistema.
São exemplos de poluentes do ar emitidos pelos veículos:
Você não precisa se preocupar em decorar os nomes dos poluentes emitidos pelos motores dos veículos, mas na sua prova pode aparecer perguntas como estas:
A resposta para todas as perguntas é a mesma: POLUENTES.
Fácil garantir esse ponto na prova, né?
Os 2 principais tipos de poluição relacionados ao trânsito de veículos são:
Poluição do ar (poluição atmosférica): provocada pela emissão de gases gerados pelo processo de combustão no motor dos veículos.
Poluição sonora: pelas buzinas, barulho dos motores, concentração de veículos em horários de pico.
Em menor proporção, os veículos também causam:
Poluição do solo: causada por resíduos de pneus, combustíveis e óleos lubrificantes e pelo descarte de pneus usados.
Poluição da água: provocada pela evaporação de poluentes no solo (combustíveis e óleos), que se misturam com a chuva e contaminam rios, mares, etc.
Poluição visual: pelo acúmulo de placas de sinalização e de publicidade direcionadas aos condutores.
Poluição radioativa: devido a alguns elementos do veículo que contêm radioatividade.
Concentre seus estudos nas poluições do ar e sonora, que são as principais e trazem maiores prejuízos para a população e o meio ambiente (especialmente nos grandes centros).
A poluição sonora é a emissão de sons indesejáveis ou altos demais, ou seja, os ruídos produzidos pelos veículos.
A exposição a ruídos causa danos imediatos e irreversíveis à saúde. O contato constante com barulhos leva à fadiga, irritação, estresse, redução da capacidade auditiva e surdez.
Para fins de saúde, recomenda-se as seguintes faixas de decibéis (unidade de medida de intensidade de som):
Decibéis | Exemplo de situação | Danos à saúde |
---|---|---|
Até 55 | Conversação normal | Sem prejuízo para a saúde |
De 55 a 90 | Secador de cabelo | Estressante |
Acima de 90 | Fogos de artifício | Danos imediatos e irreversíveis |
O equipamento utilizado para medir a intensidade do som de um ambiente (decibéis) é o decibelímetro.
Pelo CTB é considerada infração grave (5 pontos) a emissão de ruídos acima do recomendável por sons automotivos ou por barulho do escapamento e motor do veículo.
A poluição do ar (ou poluição atmosférica) é a contaminação do ar por substâncias tóxicas, como gases, líquidos e partículas sólidas.
Sua principal causa é a queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral e derivados do petróleo, pelas indústrias e pelos motores dos veículos.
Os veículos movidos a diesel e gasolina (ambos derivados do petróleo) são os principais vilões da poluição atmosférica.
No processo de combustão, os motores dos veículos emitem gases poluentes. Dentre eles, cabe destacar:
Monóxido de carbono: gás letal e imperceptível (não é possível ver ou sentir o seu cheiro), por isso muito perigoso. Resultante da queima inadequada de combustíveis.
Gás carbônico (dióxido de carbono): resultante da queima de combustíveis fósseis. É a causa do efeito estufa e do aquecimento global.
Dióxido de enxofre: também é proveniente da queima de combustíveis fósseis, provoca a chuva ácida.
Clorofluorcarbono (gás CFC): encontrado em aparelhos de ar condicionado, destrói a camada de ozônio da atmosfera.
Antigamente, era comum ligar o motor do veículo alguns minutos antes de colocá-lo em circulação para “aquecer o motor”.
Há mais de 20 anos que esta prática NÃO é recomendada pelos fabricantes por causa do risco de contaminação pelo monóxido de carbono, que pode levar à morte.
Esqueça, portanto, a dica de esquentar o carro antes de sair, ok?
Mantenha o foco nas consequências da poluição do ar pelos veículos.
Lembre-se de que:
O monóxido de carbono é um gás letal (isto é, que pode levar à morte) e imperceptível.
Os gases poluentes emitidos pelos veículos são causas do efeito estufa, chuva ácida e da redução da camada de ozônio.
Suas principais causas são o dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio (ambos produzidos pela queima de combustíveis fósseis).
A chuva ácida provoca a corrosão de estruturas metálicas e deteriora a vegetação, intensificando o processo de desertificação em várias regiões do planeta.
É causado principalmente pelo gás carbônico (dióxido de carbono) gerado não apenas pelos veículos, mas também pelas indústrias, queimadas e pela respiração dos seres vivos.
O aumento das atividades industriais e da frota de veículos nas últimas décadas tem intensificado o acúmulo de gases na atmosfera, com destaque para o gás carbônico.
O efeito estufa é o processo de absorção dos raios infravermelhos pelo gás carbônico e outros gases na atmosfera, impedindo que sejam dispersos para o espaço.
Dessa forma, parte do calor do sol é irradiado novamente para a superfície terrestre, aumentando as médias de temperaturas do planeta.
Ou seja, a principal consequência do efeito estufa é o aquecimento global, marcado pelo derretimento das geleiras, aumento do volume dos oceanos e mudanças climáticas.
O gás ozônio forma uma camada ao redor da Terra, que atua como um filtro protetor que absorve os raios ultravioletas do sol.
Alguns gases, como o CFC (clorofluorcarbono), presente no ar-condicionado, têm a capacidade de destruir o ozônio, provocando buracos nessa camada da atmosfera.
As consequências da redução da camada de ozônio são doenças causadas pela exposição aos raios ultravioletas, como câncer de pele e enfermidades nos olhos.
Todos os veículos motorizados são agentes poluidores, inclusive os equipados com motores que utilizam combustíveis de fontes renováveis.
O que varia é a espécie, o grau e a intensidade da poluição, de acordo com o tipo de motor e o combustível utilizado.
Considerando o grau de poluição dos combustíveis, eles estão posicionados na seguinte escala decrescente (do que mais polui para o que menos polui):
Primeiro: diesel
Segundo: gasolina
Terceiro: etanol (polui metade do que polui a gasolina)
Quarto: GNV (gás natural veicular)
Por impactarem menos o meio ambiente, o etanol (álcool automotivo) e o GNV são opções mais sustentáveis do que os combustíveis derivados de petróleo.
De qualquer forma, mesmo o etanol e o GNV geram poluentes. Hoje, os combustíveis de menor impacto ambiental são o biodiesel e a energia elétrica, mas ainda são pouco utilizados:
1. Poluente gerado a partir da produção de etanol
Da matéria-prima usada para a produção de etanol sobra um composto químico altamente poluente, chamado de vinhaça (ou vinhoto).
Se for dispersada sem tratamento nos rios, a vinhaça irá devastar a fauna e flora da região onde tiver contato. Por isso, ela deve ser armazenada em um recipiente controlado e ser tratada quimicamente antes de ser descartada no meio ambiente.
Guarde bem o significado da palavra vinhaça, pois ela pode aparecer na sua prova.
2. Matérias-prima para a produção de etanol
A cana-de-açúcar é a mais conhecida.
Mas você sabia que o etanol também pode ser produzido de outras fontes vegetais, como a batata doce, milho verde e beterraba?
E isso já foi pergunta de prova do DETRAN:
Marque a alternativa que NÃO corresponde a uma matéria-prima utilizada na fabricação de álcool?
- cana-de-açúcar [ERRADA]
- beterraba [ERRADA]
- milho verde [ERRADA]
- carvão mineral [CORRETA]
O metanol NÃO é matéria-prima para a fabricação de álcool veicular no Brasil.
A principal fonte de poluição nas vias de trânsito é o lixo jogado pelos usuários. Infelizmente, nem todas as pessoas têm consciência sobre os impactos ambientais do lixo.
Mau cheiro e proliferação de insetos e ratos transmissores de doenças.
Contaminação do solo pelo chorume resultante da decomposição.
Alagamentos decorrentes do entupimento de bueiros e bocas de lobos.
Queimadas e devastação da flora e fauna provocadas por guimbas de cigarros.
Veja o tempo de decomposição dos materiais que costumam ser atirados nas vias por condutores e passageiros de veículos:
Material | Tempo de decomposição |
---|---|
Papel | de 3 a 6 meses |
Filtro de cigarro | de 1 a 2 anos |
Chicletes | 5 anos |
Alumínio | de 250 a 500 anos |
Garrafa plástica (garrafa PET) | 450 anos |
Vidro | 4.000 anos |
Borracha / pneu velho | Tempo indeterminado |
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