Direção Defensiva

03. Automatismo

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

O que é automatismo?

A palavra “automatismo” é muito usada na prova do DETRAN, por isso estude com atenção o seu significado no contexto da matéria de Direção Defensiva.

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Automatismos são ações executadas pelo condutor de maneira inconsciente ou involuntária. Isto é, são ações “automáticas” que acontecem pelo hábito.

Podemos dividir os tipos de automatismos em dois:

Automatismos corretosAutomatismos incorretos

Os automatismos corretos são aprendidos por meio de treinamento para que o condutor aja da forma mais segura em situações inesperadas de risco. 

Os automatismos incorretos são os “vícios de direção”, manias que vão contra as ações adequadas para a Direção Defensiva.

Quais são os principais automatismos corretos e incorretos?  

Posição das mãos no volante

Posição das mãos no volante

Automatismos corretos

Automatismos incorretos

  • As mãos devem ficar na posição equivalente de 9h15min no relógio de ponteiro (em linha reta, formando um ângulo de 180°).
  • Para fazer uma conversão (girar o volante), as mãos devem ser elevadas para a posição de 10h10min no relógio (equivalente a 120°).
  • Segurar o volante sempre com as 2 mãos, sendo permitido retirar uma das mãos apenas para executar um comando no veículo (como troca de marcha) ou para fazer gesto de mudança de direção.
  • Segurar e manusear o volante apenas com uma das mãos.


  • Permanecer com a mão para fora da janela.


  • Permanecer com a mão na marcha.


  • Segurar o volante abaixo da linha do 9h15min.  

Utilização dos pedais 

Utilização dos pedais

Automatismos corretos

Automatismos incorretos

Os pedais devem ser acionados com a ponta do pé (isto é, com a metade superior do pé, apoiando o calcanhar no piso do carro).
  • Acionar os pedais com a pontinha dos pés ou com o pé inteiro, sem apoiar o calcanhar.


  • Descansar o pé no pedal da embreagem.

Troca de marchas  

Automatismos corretos

Automatismos incorretos

Devem ser trocadas no tempo certo, sem forçar o motor.

Não reduzir ou aumentar a marcha no tempo certo, forçando o motor (deixando o motor “esgoelar” ou ”engasgar”).

Frear até parar o veículo  

Automatismos corretos

Automatismos incorretos

  • O freio deve ser acionado apenas para reduzir a rotação (giro) do motor.


  • As marchas devem ser reduzidas uma a uma (sempre colocando e retirando o pé da embreagem).


  • O freio deve ser acionado novamente um pouco antes da imobilização total do veículo, para evitar que o motor se apague (evitando que o “carro morra”).

  • Debrear (acionar a embreagem) no início da parada. Isto é, pisar no freio e na sequência pisar e permanecer com o pé na embreagem até a imobilização total do veículo.

Os exemplos mais cobrados em prova são: posição das mãos no volante e utilização dos pedais

Dica para não errar Dica para não errar

Sobre a posição das mãos no volante, saiba que há duas posições consideradas CORRETAS:

  • 9h15min no relógio de ponteiro

  • 10h10min no relógio de ponteiro

posição das mãos no volante

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