Automatismo

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

Como o tópico Automatismo costuma ser cobrado na prova do DETRAN?

O que é automatismo, de acordo com a Direção Defensiva?

A palavra “automatismo” é muito usada na prova do DETRAN, por isso estude com atenção o seu significado no contexto da matéria de Direção Defensiva.

Automatismos são ações executadas pelo condutor de maneira inconsciente ou involuntária. Isto é, são ações “automáticas” que acontecem pelo hábito.

Podemos dividir os tipos de automatismos em dois:

Automatismos corretosAutomatismos incorretos
Os automatismos corretos são aprendidos e conseguidos por meio de treinamento para que o condutor aja da forma mais segura em situações inesperadas de risco. Os automatismos incorretos são os “vícios de direção”, manias que vão contra as ações adequadas para a Direção Defensiva.

Quais são os principais automatismos corretos e incorretos?  

Posição das mãos no volante

Posição das mãos no volante

Automatismos corretos

Automatismos incorretos

  • As mãos devem ficar na posição equivalente de 9h15min no relógio de ponteiro (em linha reta, formando um ângulo de 180°).
  • Para fazer uma conversão (girar o volante), as mãos devem ser elevadas para a posição de 10h10min no relógio (equivalente a 120°).
  • Segurar o volante sempre com as 2 mãos, sendo permitido retirar uma das mãos apenas para executar um comando no veículo (como troca de marcha) ou para fazer gesto de mudança de direção.
  • Segurar e manusear o volante apenas com uma das mãos.
  • Permanecer com a mão para fora da janela.
  • Permanecer com a mão na marcha.
  • Segurar o volante abaixo da linha do 9h15min.  

Utilização dos pedais 

Utilização dos pedais

Automatismos corretos

Automatismos incorretos

Os pedais devem ser acionados com a ponta do pé (isto é, com a metade superior do pé, apoiando o calcanhar no piso do carro).
  • Acionar os pedais com a pontinha dos pés ou com o pé inteiro, sem apoiar o calcanhar.


  • Descansar o pé no pedal da embreagem.

Troca de marchas  

Automatismos corretos

Automatismos incorretos

Devem ser trocadas no tempo certo, sem forçar o motor.

Não reduzir ou aumentar a marcha no tempo certo, forçando o motor (deixando o motor “esgoelar” ou ”engasgar”).

Frear até parar o veículo  

Automatismos corretos

Automatismos incorretos

  • O freio deve ser acionado apenas para reduzir a rotação (giro) do motor.


  • As marchas devem ser reduzidas uma a uma (sempre colocando e retirando o pé da embreagem).


  • O freio deve ser acionado novamente um pouco antes da imobilização total do veículo, para evitar que o motor se apague (evitando que o “carro morra”).

  • Debrear (acionar a embreagem) no início da parada. Isto é, pisar no freio e na sequência pisar e permanecer com o pé na embreagem até a imobilização total do veículo.

Os exemplos mais cobrados em prova são: posição das mãos no volante e utilização dos pedais

Dica para não errar Dica para não errar

Sobre a posição das mãos no volante, saiba que há duas posições consideradas CORRETAS:

  • 9h15min no relógio de ponteiro.

  • 10h10min no relógio de ponteiro. 

posição das mãos no volante