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Comportamentos no Trânsito

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Comportamentos no Trânsito

Tópicos do artigo

Como ter um comportamento seguro no trânsito?Quais são os tipos de atenção?O que é ponto cego?O que é imperícia, imprudência e negligência?O que é tempo de reação, de frenagem e de parada?O que é distância de reação, de frenagem e de parada?Por que a legislação é tão dura com condutores que estão sob efeito de drogas e álcool?

Como ter um comportamento seguro no trânsito?

Para ter um comportamento seguro no trânsito, o motorista deve adotar algumas condutas essenciais, com o objetivo de minimizar o risco de acidentes.

Regra básicaComo agir
Manter distância

Respeite as distâncias de segurança entre o seu veículo e os veículos que dividem o trânsito com você.

Quando as condições de tráfego forem desfavoráveis, é altamente recomendado aumentar a distância em relação ao veículo que vai à sua frente.

Frear com antecedênciaFreie com antecedência ao ver que o veículo da frente indicou a intenção de parar.
Dirija com atenção difusa

Evite manter sua atenção focada em um único ponto específico.

Atenção difusa é a recomendada. Com ela, o condutor distribui sua atenção estrategicamente para ter uma visão ampla de tudo que acontece em seu entorno.

Antecipar situações

Antecipe situações com o objetivo de prever acontecimentos. 

Por exemplo: um ciclista circulando fora da ciclofaixa pode obrigar o veículo que está à sua frente a realizar uma parada brusca e repentina.

Direção Defensiva - Distância de segurança - AprovaDETRAN.png
Distância de segurança
Quando as condições de tráfego forem desfavoráveis, é altamente recomendado aumentar a distância em relação ao veículo que vai à sua frente.

Quais são os tipos de atenção?

Na direção de um veículo, o condutor pode ter 3 tipos de atenção:

  • Atenção fixa;
  • Atenção dispersa;
  • Atenção difusa.

Vamos saber mais sobre cada uma delas.

Atenção fixa

É uma conduta errada.

É quando o condutor fixa a atenção em um único ponto.

Exemplo: o condutor fica atento à frente do veículo, mas se esquece das laterais e da traseira.

Atenção dispersa

É uma conduta errada.

É quando o condutor está disperso, sem ter foco na direção do veículo e no seu entorno.

Exemplo: falar no celular, comer ou conversar demais com os passageiros enquanto dirige.

Atenção difusa

É a atenção recomendada.

É quando o condutor distribui sua atenção estrategicamente entre os vários pontos focais que devem ser observados para uma direção segura.

Exemplo: dirige com o banco na posição correta, tem uma visão privilegiada de todos os pontos do veículo, movimenta a cabeça para eliminar os pontos cegos do veículo.

Escolhendo o veículo - Teste de retrovisores
Atenção difusa
Distribua sua atenção estrategicamente entre os vários pontos focais que devem ser observados para uma direção segura.

Na sua prova pode aparecer uma questão assim:

"Você está conduzindo o seu veículo e percebe que alguém à sua frente dirige de forma perigosa. Qual deve ser a sua postura em relação a esse condutor que dirige de forma perigosa?"

Entre as alternativas pode estar a seguinte opção:

"Não tire os olhos dele, pois ele representa um alto risco, para você e para o trânsito".

Esta alternativa está errada, pois “não tire os olhos dele” é um exemplo de atenção fixa, que é uma conduta incorreta. 

O que é ponto cego?

Posição das mãos no volante 11 - AprovaDETRAN.png
Veja e seja visto
Ajuste os espelhos retrovisores corretamente e evite estar no pontos cegos de outros veículos, principalmente durante mudanças de faixa ou direção.

O ponto cego refere-se a áreas que o motorista não consegue ver diretamente através dos espelhos retrovisores ou do campo de visão direta.

Essas áreas são geralmente nas laterais e na traseira do veículo. Quando outro veículo ou objeto está nesses pontos cegos, o motorista pode não estar ciente da presença deles.

Para mitigar o risco dos pontos cegos, o condutor deve:

  • Ajustar os espelhos retrovisores corretamente;
  • Verificar os pontos cegos antes de mudar de faixa ou direção;
  • Usar tecnologias (muitos veículos modernos vêm equipados com sistemas de assistência ao motorista, que alerta quando há um outro veículo ou objeto no ponto cego);
  • Se posicionar estrategicamente no trânsito, evitando ficar fora do campo de visão de outros veículos, especialmente caminhões e ônibus, que possuem pontos cegos maiores.

Lembre-se, a conscientização sobre os pontos cegos e como lidar com eles é uma parte importante da condução segura.

A visão humana é limitada, então: veja e seja visto.

O que é imperícia, imprudência e negligência?

As principais causas dos acidentes de trânsito estão relacionadas a três fatores:

  • Falhas mecânicas do veículo;
  • Problemas nas condições da via;
  • Falhas humanas.

As falhas humanas são responsáveis por cerca de 90% dos acidentes e podem ser geradas por três tipos de atitude: imperícia, imprudência e negligência.

Parada em cruzamentos 25 - AprovaDETRAN.png
Imprudência
Avançar o sinal vermelho ou a placa de "PARE" são exemplos comuns de imprudência na condução do veículo.
ImperíciaImprudênciaNegligência

A imperícia é a falta de habilidade, falta de treinamento, falta de domínio sobre o veículo.

Exemplo: esbarrar no carro de trás ao tentar fazer uma baliza.

A imprudência está relacionada a um ato inseguro praticado pelo condutor.

Exemplo: avançar o sinal vermelho.

A negligência é a indiferença do condutor diante de uma condição adversa, que pode estar relacionada a um descuido com a manutenção do veículo ou com perigos do ambiente.

Exemplo: esquecer de verificar se os pneus estão em boas condições.
 

O que é tempo de reação, de frenagem e de parada?

Esses conceitos podem parecer semelhantes, mas há algumas diferenças fundamentais que precisam estar bem claras para você não cair em nenhuma pegadinha na hora da prova.

Tempo de reação + Tempo de frenagem = Tempo de parada

Tempo de reação - AprovaDETRAN
Tempo de parada é o tempo total transcorrido entre a percepção do perigo pelo condutor até o veículo parar completamente.
Tempo de reaçãoTempo de frenagemTempo de parada
É o tempo transcorrido entre o momento que o condutor vê uma situação de perigo e toma a providência devida para evitá-lo, como pisar no pedal do freio.É o tempo transcorrido entre o acionamento do sistema de freios pelo condutor e a imobilização total do veículo. 

É o tempo total transcorrido entre a percepção do perigo pelo condutor até o veículo parar completamente.

Dessa forma, é o resultado da soma do tempo de reação + o tempo de frenagem.

O que é distância de reação, de frenagem e de parada?

Esses conceitos podem parecer semelhantes, mas há algumas diferenças fundamentais que precisam estar bem claras para você não cair em nenhuma pegadinha na hora da prova.

Distância de reação + Distância de frenagem = Distância de parada

Distância de reação - AprovaDETRAN
Distância de parada é a distância total percorrida entre a percepção do perigo pelo condutor até o veículo parar completamente.
Distância de reaçãoDistância de frenagemDistância de parada
É a distância percorrida entre o momento que o condutor vê uma situação de perigo e toma a providência devida para evitá-lo, como pisar no pedal do freio.É a distância percorrida entre o acionamento do sistema de freios pelo condutor e a imobilização total do veículo. 

É a distância total percorrida entre a percepção do perigo pelo condutor até o veículo parar completamente.

Dessa forma, é o resultado da soma da distância de reação + a distância de frenagem.
 

A Direção Defensiva recomenda ao condutor que mantenha uma distância de segurança em relação ao veículo da frente, para que tenha tempo e distância suficientes para frear sem risco de colisão.

Essa distância de segurança é chamada de distância de seguimento, e como regra ela deve ser de 2 segundos.

Funciona da seguinte forma:

  • Escolha um ponto fixo à margem da via;
  • Quando o veículo da frente passar pelo ponto fixo, comece a contar;
  • Conte dois segundos pausadamente;
  • A distância entre o seu veículo e o que vai à sua frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem dos dois segundos.

Por que a legislação é tão dura com condutores que estão sob efeito de drogas e álcool?

O consumo de substâncias psicotrópicas, como álcool e drogas, afeta o estado físico e mental das pessoas, prejudicando a capacidade de percepção e concepção da realidade.

Dirigindo embreagado - AprovaDETRAN
Decisões que salvam vidas
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% de todas as mortes no trânsito no mundo envolvem motoristas que consumiram álcool.

Elas agem diretamente no sistema nervoso central, alterando o funcionamento do cérebro e o comportamento dos indivíduos. É por isso que a legislação é tão severa com quem dirige sob o efeito de álcool ou drogas.

As substâncias psicotrópicas podem ser classificadas em depressoras, estimulantes e perturbadoras.

DepressorasEstimulantesPerturbadoras

Diminuem a atividade cerebral, deixando as pessoas sonolentas, desatentas e com dificuldade de concentração.

Exemplos: bebidas alcoólicas, tranquilizantes, calmantes e soníferos.

Aumentam a atividade cerebral, deixando as pessoas mais eufóricas, com pensamento acelerado.

Exemplos: cocaína, anfetaminas (rebite), nicotina e cafeína.
 

Podem causar alucinações e ilusões, geralmente no campo visual das pessoas.

Exemplos: maconha, LSD e ecstasy.

 

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