O correto funcionamento dos equipamentos do veículo é fundamental para a Direção Defensiva.
É dever do condutor conhecer os equipamentos e cuidar da sua manutenção para evitar acidentes ou reduzir suas consequências.
O CTB deixa claro a responsabilidade legal do condutor, em seu artigo 27:
Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório.
No que se refere à segurança dos ocupantes de um veículo, pode-se dizer que existem equipamentos para:
Evitar situações de perigo | Diminuir o impacto de acidentes |
---|---|
Exemplos:
| Exemplos:
|
Os principais equipamentos de segurança (e que são cobrados com frequência na prova do DETRAN) são:
Equipamento | Finalidade |
---|---|
Encosto de cabeça |
Serve para apoiar a cabeça e proteger a região cervical de lesões. Deve ser regulado na altura da linha dos olhos ou das orelhas para evitar o “efeito chicote”, que é o movimento brusco do pescoço em caso de fortes impactos. |
Cinto de segurança | Evita que os ocupantes do veículo, em caso de acidentes, sejam projetados contra as partes internas ou lançados para fora do veículo. |
Airbag | Dispositivo obrigatório nos veículos fabricados a partir de 2014. No caso de forte impacto, o airbag (que é uma bolsa de ar) se solta do painel, protegendo o tórax e a face do condutor e do passageiro da frente. |
Freio ABS | Também é item obrigatório desde 2014. É um sistema de freio que evita o travamento das rodas e o descontrole do veículo, reduzindo o risco de derrapagem em caso de freadas fortes e repentinas. |
Veja a regulagem correta do encosto de cabeça, um dos equipamentos que mais caem na prova do DETRAN:
É importante haver uma folga máxima de dois dedos entre o cinto de segurança e o ocupante do veículo. No caso do cinto retrátil, a regulagem é automática.
Lembre-se de que o cinto é de uso obrigatório para todos os ocupantes em qualquer via.
Existem 3 modelos de cinto de segurança:
Para mulheres grávidas há uma recomendação especial sobre o uso do cinto de segurança: o cinto deve pegar a parte debaixo da barriga, na região pélvica, evitando cruzar o abdômen.
O uso do cinto de segurança em gestantes é bastante cobrado em prova.
Também há normas específicas para o transporte de bebês e crianças de até 10 anos em veículos.
Além do cinto de segurança, conforme a idade da criança, é obrigatório o uso do bebê conforto, cadeira de segurança ou assento de elevação.
Os pneus do veículo têm como funções: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade (estabilidade da direção).
Na banda de rodagem dos pneus encontram-se os sulcos, que são pequenos desenhos esculpidos na borracha que permitem o escoamento da água em dias chuvosos, reduzindo os riscos de aquaplanagem (derrapagem em pista molhada).
O CTB estabelece a profundidade mínima de 1,6 milímetros para os sulcos do pneu. Se a profundidade for inferior a esta, o pneu é considerado “careca” e deve ser trocado.
Como aumentar a durabilidade e a segurança dos pneus:
Fique atento às pequenas barras TWI entre os sulcos, pois são elas que indicam o desgaste dos pneus. Caso a altura das barras fique igual à altura dos sulcos é hora de trocar os pneus.
Mantenha sempre os pneus calibrados de acordo com o manual do veículo. Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência em pistas molhadas.
Verifique se os pneus não têm bolhas ou cortes. Estas deformações podem causar um estouro ou uma rápida perda de pressão.
Observe se há vibrações no volante ou se a direção do veículo está puxando para um dos lados. Estes são sinais de possíveis problemas na calibragem dos pneus, no balanceamento das rodas ou no alinhamento da direção.
TWI (que é o indicador de desgaste de pneu) corresponde à sigla do termo em inglês “Tread Wear Indicator”.
Na prova do DETRAN não vai cair nenhuma questão te perguntando o nome que deu origem à sigla, mas pode cair um questão te perguntando o que é TWI:
Nesse caso, você deverá marcar a opção: Indicador (ou delimitador) de desgaste do pneu.
Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o homem e a máquina. Seu objetivo é oferecer maior conforto e segurança aos usuários.
Um exemplo do avanço da ergonomia é a variedade de opções de regulagem do banco do motorista.
Cuidado para não confundir ergonomia com outros nomes parecidos!
Na prova, é comum colocarem alternativas de respostas com palavras como argonomia, ergronomia e outras, só para confundir o candidato.
Fique atento e leia com atenção, o termo correto é: ERGONOMIA.
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