Direção Defensiva

05. Leis da Física

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

Quais são as leis da física cobradas na prova do DETRAN?

Na prova do DETRAN é comum serem cobradas as seguintes leis da física:

  • Aderência
  • Aquaplanagem
  • Transferência de massa
  • Força centrípeta e força centrífuga
  • Derrapagem
  • Frenagem

Neste artigo vamos falar sobre cada uma delas. 

Aderência

Aderência é a capacidade de atrito dos pneus com o pavimento e está diretamente ligada à calibragem correta.

Para uma melhor aderência, a pressão correta dos pneus faz com que a banda de rodagem fique assentada adequadamente no pavimento:

O que é aderência?

A calibragem dos pneus varia conforme o modelo do veículo. Para saber a medida apropriada, consulte o manual do veículo.

Também são fatores que interferem na aderência:

  • Velocidade: quanto mais alta a velocidade, menor a aderência.

  • Ambiente: a aderência varia conforme o tipo de pavimentação e o clima.

  • Veículo: o estado dos pneus e do veículo também interferem na aderência.

Aquaplanagem 

Aquaplanagem é um tema MUITO recorrente nas provas do DETRAN. É quase garantido que irá cair uma questão envolvendo aquaplanagem na sua prova.  

Na aquaplanagem ocorre a perda total da aderência do veículo.

Os pneus deixam de tocar o pavimento devido a uma fina camada d’água formada entre eles e a pista.

O que é aquaplanagem?

Algumas dicas:

  • Reduzir a velocidade na chuva ou em pista molhada.

  • Não rode com pneus “carecas”.

  • Na chuva, observe pelo retrovisor se há marcas de rastro dos seus pneus na via. Quando elas não são visíveis, significa que está ocorrendo a aquaplanagem.

Se o veículo aquaplanar, veja como proceder:

O que fazer

O que não fazer

  • Reduzir a marcha, uma a uma, sempre tirando o pé da embreagem.

  • Esterçar a direção do veículo, isto é, virar levemente o volante de um lado para o outro para tracionar as rodas.

  • Não frear. Se você frear, irá perder totalmente o controle do veículo.

  • Não virar bruscamente a direção do veículo. Se você fizer isso, o veículo irá rodopiar.

Dica para não errar Dica para não errar

Atenção para o significado de “esterçar”.

Esterçar é mover levemente a direção do veículo para a direita e para a esquerda, sendo uma das medidas a serem realizadas em caso de aquaplanagem.

Essa palavra aparece quase sempre em questões sobre aquaplanagem e derrapagem. Memorize seu significado para não perder ponto de bobeira, ok?

Transferência de massa

Transferência de massa é a troca de pesos entre os eixos dianteiro e traseiro, em razão da aceleração ou desaceleração do veículo.

  • Quando o veículo está em aceleração, o eixo traseiro é sobrecarregado e o da frente fica mais leve, perdendo a aderência. Esse desprendimento do eixo dianteiro é chamado de “subesterçamento”.
  • Quando o veículo está em desaceleração, acontece o contrário. Quando o freio é acionado, a massa do veículo sobrecarrega o eixo dianteiro e o eixo traseiro perde o peso e a aderência ao pavimento, o que é chamado de “sobre-esterçamento”.

Dica para não errar Dica para não errar

Dependendo da formulação da questão, em vez de “subesterçamento” e “sobre-esterçamento” podem aparecer os seguintes termos equivalentes:

  • Subesterçamento = comportamento subesterçante

  • Sobre-esterçamento = comportamento sobre-esterçante    

Força centrífuga e força centrípeta

Ao fazer uma curva, é possível sentir a força do veículo sendo jogado para dentro ou para fora da pista. Quanto maior a velocidade, maior é a percepção dessas forças.

Força centrífuga 

O que é

Como controlar

Força centrífuga

Ela está relacionada com o comportamento subesterçante do veículo, que é o desprendimento dos pneus dianteiros. Tende a jogar o veículo para fora da curva.

  • Aliviar a pressão do pé no acelerador.

  • Movimentar levemente a direção (esterçamento da direção).

Força centrípeta 

O que é

Como controlar

  

Força centrípeta

Ela está relacionada com o comportamento sobre-esterçante, que é o desprendimento dos pneus traseiros. Tende a jogar o veículo para dentro da curva.  

  • Não pisar no freio.

  • Movimentar levemente a direção (esterçamento).

  • Acelerar um pouco o veículo.

Caso o veículo esteja em velocidade mais alta, recomenda-se frear de forma suave e gradativa para evitar o travamento das rodas dianteiras.

Dica para não errar Dica para não errar

Cuidado para não confundir força centrífuga e força centrípeta. Os nomes são complicados e bastante cobrados na prova do DETRAN.

Registre essa dica que vai te ajudar a decorar a diferença entre elas:

  • Força centríFUGA (de fuga): o veículo é jogado para fora, pois a frente do veículo se desprende do chão.
  • Força centrípeta: o veículo é jogado para dentro da curva, pois a traseira se desprende do chão.

Derrapagem

A derrapagem acontece quando o veículo perde a trajetória por causa da redução ou perda completa da aderência dos pneus no pavimento.

Derrapagens são mais frequentes em curvas. Para evitá-las o condutor deve:

  • Respeitar a velocidade indicada pela sinalização.

  • Reduzir a velocidade na chuva ou quando a pista estiver molhada e mais escorregadia.

  • Controlar com segurança o esterçamento da direção, a tangência e a saída do veículo.

Frenagem

Frenagem é o uso do sistema de freios para reduzir a velocidade do veículo e imobilizá-lo.

Durante a frenagem, a força sobre o sistema de freios não deve ser superior ao atrito dos pneus com o pavimento.

Se a força no sistema de freio for maior do que o atrito dos pneus no solo acontecerá o travamento das rodas, ou seja, o bloqueio das rodas, provocando o arrastamento dos pneus.

O travamento das rodas leva aos seguintes problemas:

  • Aumenta a distância e o tempo de frenagem até a imobilização total do veículo.

  • Prejudica o controle da direção, elevando os riscos de derrapagem.

O freio ABS, equipamento obrigatório desde 2014, é um sistema de antibloqueio das rodas que compensa o excesso de força sobre o sistema de freios, evitando o travamento das rodas.

Para realizar com segurança uma frenagem de emergência: 

O que fazer

O que não fazer

  • Bloquear o corpo, firmando o pé esquerdo no chão do veículo, já que a embreagem não será acionada no início da frenagem.

  • Manter o veículo em linha reta.

  • Frear fortemente. Se perceber que as rodas estão travando, alivie o peso do pé sobre o pedal do freio.

  • Esterçar de forma brusca a direção.

  • Pisar na embreagem (debrear) no início da frenagem.

  • Reduzir as marchas de forma incorreta.

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