Direção Defensiva

05. Leis da Física

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

O que você vai ver:

    Como o tópico Leis da Física costuma ser cobrado na prova do DETRAN?

    O que é aderência?

    Aderência é a capacidade de atrito dos pneus com o pavimento e está diretamente ligada à calibragem correta.

    Para uma melhor aderência, a pressão correta dos pneus faz com que a banda de rodagem fique assentada adequadamente no pavimento:

    O que é aderência?

    A calibragem dos pneus varia conforme o modelo do veículo. Para saber a medida apropriada, consulte o manual do veículo.

    Também são fatores que interferem na aderência:

    • Velocidade: quanto mais alta a velocidade, menor a aderência.

    • Ambiente: a aderência varia conforme o tipo de pavimentação e o clima.

    • Veículo: o estado dos pneus e do veículo também interferem na aderência.

    O que é aquaplanagem?  

    Aquaplanagem é um tema MUITO recorrente nas provas do DETRAN. É quase garantido que irá cair uma questão envolvendo aquaplanagem na sua prova.  

    Na aquaplanagem ocorre a perda total da aderência do veículo.

    Os pneus deixam de tocar o pavimento devido a uma fina camada d’água formada entre eles e a pista.

    O que é aquaplanagem?

    Algumas dicas:

    • Reduzir a velocidade na chuva ou em pista molhada.

    • Não rode com pneus “carecas”.

    • Na chuva, observe pelo retrovisor se há marcas de rastro dos seus pneus na via. Quando elas não são visíveis, significa que está ocorrendo a aquaplanagem.

    Se o veículo aquaplanar, veja como proceder:

    O que fazer

    O que não fazer

    • Reduzir a marcha, uma a uma, sempre tirando o pé da embreagem.


    • Esterçar a direção do veículo, isto é, virar levemente o volante de um lado para o outro para tracionar as rodas.

    • Não frear. Se você frear, irá perder totalmente o controle do veículo.


    • Não virar bruscamente a direção do veículo. Se você fizer isso, o veículo irá rodopiar.

    Dica para não errar Dica para não errar

    Atenção para o significado de “esterçar”.

    Esterçar é mover levemente a direção do veículo para a direita e para a esquerda, sendo uma das medidas a serem realizadas em caso de aquaplanagem.

    Essa palavra aparece quase sempre em questões sobre aquaplanagem e derrapagem. Memorize seu significado para não perder ponto de bobeira, ok?

    O que é transferência de massa?

    Transferência de massa é a troca de pesos entre os eixos dianteiro e traseiro, em razão da aceleração ou desaceleração do veículo.

    • Quando o veículo está em aceleração, o eixo traseiro é sobrecarregado e o da frente fica mais leve, perdendo a aderência. Esse desprendimento do eixo dianteiro é chamado de “subesterçamento”.
    • Quando o veículo está em desaceleração, acontece o contrário. Quando o freio é acionado, a massa do veículo sobrecarrega o eixo dianteiro e o eixo traseiro perde o peso e a aderência ao pavimento, o que é chamado de “sobre-esterçamento”.
    Dica para não errar Dica para não errar

    Dependendo da formulação da questão, em vez de “subesterçamento” e “sobre-esterçamento” podem aparecer os seguintes termos equivalentes:

    • Subesterçamento = comportamento subesterçante

    • Sobre-esterçamento = comportamento sobre-esterçante    

    O que são as forças centrífuga e centrípeta?

    Ao fazer uma curva, é possível sentir a força do veículo sendo jogado para dentro ou para fora da pista. Quanto maior a velocidade, maior é a percepção dessas forças.

    Força centrífuga 

    O que é

    Como controlar

    Força centrífuga

    Ela está relacionada com o comportamento subesterçante do veículo, que é o desprendimento dos pneus dianteiros. Tende a jogar o veículo para fora da curva.

    • Aliviar a pressão do pé no acelerador.


    • Movimentar levemente a direção (esterçamento da direção).

    Força centrípeta 

    O que é

    Como controlar

      

    Força centrípeta

    Ela está relacionada com o comportamento sobre-esterçante, que é o desprendimento dos pneus traseiros. Tende a jogar o veículo para dentro da curva.  

    • Não pisar no freio.


    • Movimentar levemente a direção (esterçamento).


    • Acelerar um pouco o veículo.


    Caso o veículo esteja em velocidade mais alta, recomenda-se frear de forma suave e gradativa para evitar o travamento das rodas dianteiras.

    Dica para não errar Dica para não errar

    Cuidado para não confundir força centrífuga e força centrípeta. Os nomes são complicados e bastante cobrados na prova do DETRAN.

    Registre essa dica que vai te ajudar a decorar a diferença entre elas:

    • Força centríFUGA (de fuga): o veículo é jogado para fora, pois a frente do veículo se desprende do chão.
    • Força centrípeta: o veículo é jogado para dentro da curva, pois a traseira se desprende do chão.

    O que é derrapagem?

    A derrapagem acontece quando o veículo perde a trajetória por causa da redução ou perda completa da aderência dos pneus no pavimento.

    Derrapagens são mais frequentes em curvas. Para evitá-las o condutor deve:

    • Respeitar a velocidade indicada pela sinalização.

    • Reduzir a velocidade na chuva ou quando a pista estiver molhada e mais escorregadia.

    • Controlar com segurança o esterçamento da direção, a tangência e a saída do veículo.

    O que é frenagem?

    Frenagem é o uso do sistema de freios para reduzir a velocidade do veículo e imobilizá-lo.

    Durante a frenagem, a força sobre o sistema de freios não deve ser superior ao atrito dos pneus com o pavimento.

    Se a força no sistema de freio for maior do que o atrito dos pneus no solo acontecerá o travamento das rodas, ou seja, o bloqueio das rodas, provocando o arrastamento dos pneus.

    O travamento das rodas leva aos seguintes problemas:

    • Aumenta a distância e o tempo de frenagem até a imobilização total do veículo.

    • Prejudica o controle da direção, elevando os riscos de derrapagem.

    O freio ABS, equipamento obrigatório desde 2014, é um sistema de antibloqueio das rodas que compensa o excesso de força sobre o sistema de freios, evitando o travamento das rodas.

    Para realizar com segurança uma frenagem de emergência: 

    O que fazer

    O que não fazer

    • Bloquear o corpo, firmando o pé esquerdo no chão do veículo, já que a embreagem não será acionada no início da frenagem.


    • Manter o veículo em linha reta.


    • Frear fortemente. Se perceber que as rodas estão travando, alivie o peso do pé sobre o pedal do freio.

    • Esterçar de forma brusca a direção.

    • Pisar na embreagem (debrear) no início da frenagem.


    • Reduzir as marchas de forma incorreta.