Como o tópico Leis da Física costuma ser cobrado na prova do DETRAN?
O que é aderência?
Aderência é a capacidade de atrito dos pneus com o pavimento e está diretamente ligada à calibragem correta.
Para uma melhor aderência, a pressão correta dos pneus faz com que a banda de rodagem fique assentada adequadamente no pavimento:
A calibragem dos pneus varia conforme o modelo do veículo. Para saber a medida apropriada, consulte o manual do veículo.
Também são fatores que interferem na aderência:
Velocidade: quanto mais alta a velocidade, menor a aderência.
Ambiente: a aderência varia conforme o tipo de pavimentação e o clima.
Veículo: o estado dos pneus e do veículo também interferem na aderência.
O que é aquaplanagem?
Aquaplanagem é um tema MUITO recorrente nas provas do DETRAN. É quase garantido que irá cair uma questão envolvendo aquaplanagem na sua prova.
Na aquaplanagem ocorre a perda total da aderência do veículo.
Os pneus deixam de tocar o pavimento devido a uma fina camada d’água formada entre eles e a pista.
Algumas dicas:
Reduzir a velocidade na chuva ou em pista molhada.
Não rode com pneus “carecas”.
Na chuva, observe pelo retrovisor se há marcas de rastro dos seus pneus na via. Quando elas não são visíveis, significa que está ocorrendo a aquaplanagem.
O que fazer | O que não fazer |
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Atenção para o significado de “esterçar”.
Esterçar é mover levemente a direção do veículo para a direita e para a esquerda, sendo uma das medidas a serem realizadas em caso de aquaplanagem.
Essa palavra aparece quase sempre em questões sobre aquaplanagem e derrapagem. Memorize seu significado para não perder ponto de bobeira, ok?
O que é transferência de massa?
Transferência de massa é a troca de pesos entre os eixos dianteiro e traseiro, em razão da aceleração ou desaceleração do veículo.
- Quando o veículo está em aceleração, o eixo traseiro é sobrecarregado e o da frente fica mais leve, perdendo a aderência. Esse desprendimento do eixo dianteiro é chamado de “subesterçamento”.
- Quando o veículo está em desaceleração, acontece o contrário. Quando o freio é acionado, a massa do veículo sobrecarrega o eixo dianteiro e o eixo traseiro perde o peso e a aderência ao pavimento, o que é chamado de “sobre-esterçamento”.

Dependendo da formulação da questão, em vez de “subesterçamento” e “sobre-esterçamento” podem aparecer os seguintes termos equivalentes:
Subesterçamento = comportamento subesterçante
Sobre-esterçamento = comportamento sobre-esterçante
O que são as forças centrífuga e centrípeta?
Ao fazer uma curva, é possível sentir a força do veículo sendo jogado para dentro ou para fora da pista. Quanto maior a velocidade, maior é a percepção dessas forças.
Força centrífuga
O que é | Como controlar |
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![]() Ela está relacionada com o comportamento subesterçante do veículo, que é o desprendimento dos pneus dianteiros. Tende a jogar o veículo para fora da curva. |
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Força centrípeta
O que é | Como controlar |
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![]() Ela está relacionada com o comportamento sobre-esterçante, que é o desprendimento dos pneus traseiros. Tende a jogar o veículo para dentro da curva. |
Caso o veículo esteja em velocidade mais alta, recomenda-se frear de forma suave e gradativa para evitar o travamento das rodas dianteiras. |

Cuidado para não confundir força centrífuga e força centrípeta. Os nomes são complicados e bastante cobrados na prova do DETRAN.
Registre essa dica que vai te ajudar a decorar a diferença entre elas:
- Força centríFUGA (de fuga): o veículo é jogado para fora, pois a frente do veículo se desprende do chão.
- Força centrípeta: o veículo é jogado para dentro da curva, pois a traseira se desprende do chão.
O que é derrapagem?
A derrapagem acontece quando o veículo perde a trajetória por causa da redução ou perda completa da aderência dos pneus no pavimento.
Derrapagens são mais frequentes em curvas. Para evitá-las o condutor deve:
Respeitar a velocidade indicada pela sinalização.
Reduzir a velocidade na chuva ou quando a pista estiver molhada e mais escorregadia.
Controlar com segurança o esterçamento da direção, a tangência e a saída do veículo.
O que é frenagem?
Frenagem é o uso do sistema de freios para reduzir a velocidade do veículo e imobilizá-lo.
Durante a frenagem, a força sobre o sistema de freios não deve ser superior ao atrito dos pneus com o pavimento.
Se a força no sistema de freio for maior do que o atrito dos pneus no solo acontecerá o travamento das rodas, ou seja, o bloqueio das rodas, provocando o arrastamento dos pneus.
O travamento das rodas leva aos seguintes problemas:
Aumenta a distância e o tempo de frenagem até a imobilização total do veículo.
Prejudica o controle da direção, elevando os riscos de derrapagem.
O freio ABS, equipamento obrigatório desde 2014, é um sistema de antibloqueio das rodas que compensa o excesso de força sobre o sistema de freios, evitando o travamento das rodas.
Para realizar com segurança uma frenagem de emergência:
O que fazer | O que não fazer |
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