Preventiva | Corretiva |
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A técnica preventiva é a recomendada. Ela é aplicada quando o condutor se antecipa às situações de risco. Exige pouca habilidade do condutor e é considerada de baixo risco. | A técnica corretiva deve ser aplicada para remediar uma situação não prevista e que não foi antecipada pelo condutor. Exige muita habilidade do condutor e é considerada de alto risco. |
Qualquer técnica aplicada pelo motorista que evite acidentes e suas consequências é considerada uma técnica de Direção Defensiva.
Embora não seja a recomendada, a corretiva também é uma técnica de Direção Defensiva.
Se na sua prova te perguntarem quais são as técnicas de Direção Defensiva, você já sabe o que responder: preventiva e corretiva.
São 5 fundamentos a serem seguidos pelos condutores:
Fundamento | O que significa |
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1.Conhecimento | É preciso conhecer as regras e leis de trânsito, o veículo e os tipos de perigos a que os usuários do trânsito estão expostos. O conhecimento é adquirido pelo estudo. |
2. Habilidade | É o domínio sobre o veículo que se desenvolve com a prática da direção. Além de saber as técnicas, deve-se ter os automatismos corretos para saber como se comportar em cada situação de risco. |
3. Atenção | Estar concentrado na direção e sempre alerta e consciente dos riscos que podem surgir no seu entorno. No trânsito, a atenção adequada é a difusa. |
4. Previsão | É antecipar-se aos riscos, prevendo os atos dos demais motoristas, pedestres e de outras situações que possam ocorrer na via, preparando-se para agir com toda a habilidade possível, caso seja necessário. |
5. Decisão | Ao deparar-se com uma situação inesperada, agir corretamente e com convicção, escolhendo a melhor alternativa para evitar acidentes. |
Para facilitar a memorização dos fundamentos da prevenção de acidentes, decore a sigla CHAPD, que é formada a partir da inicial de cada um deles:
Conhecimento
Habilidade
Atenção
Previsão
Decisão
Automatismos são ações executadas pelo condutor de maneira inconsciente ou involuntária. Isto é, são ações “automáticas” que acontecem pelo hábito.
Podemos dividir os tipos de automatismos em dois:
Automatismos corretos | Automatismos incorretos |
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Os automatismos corretos são aprendidos por meio de treinamento para que o condutor aja da forma mais segura em situações inesperadas de risco. | Os automatismos incorretos são os “vícios de direção”, manias que vão contra as ações adequadas para a Direção Defensiva. |
Os principais equipamentos de segurança (e que são cobrados com frequência na prova do DETRAN) são:
Equipamento | Finalidade |
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Encosto de cabeça |
Serve para apoiar a cabeça e proteger a região cervical de lesões. Deve ser regulado na altura da linha dos olhos ou das orelhas para evitar o “efeito chicote”, que é o movimento brusco do pescoço em caso de fortes impactos. |
Cinto de segurança | Evita que os ocupantes do veículo, em caso de acidentes, sejam projetados contra as partes internas ou lançados para fora do veículo. |
Airbag | Dispositivo obrigatório nos veículos fabricados a partir de 2014. No caso de forte impacto, o airbag (que é uma bolsa de ar) se solta do painel, protegendo o tórax e a face do condutor e do passageiro da frente. |
Freio ABS | Também é item obrigatório desde 2014. É um sistema de freio que evita o travamento das rodas e o descontrole do veículo, reduzindo o risco de derrapagem em caso de freadas fortes e repentinas. |
Veja a regulagem correta do encosto de cabeça, um dos equipamentos que mais caem na prova do DETRAN:
Ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o homem e a máquina. Seu objetivo é oferecer maior conforto e segurança aos usuários.
Um exemplo do avanço da ergonomia é a variedade de opções de regulagem do banco do motorista.
Cuidado para não confundir ergonomia com outros nomes parecidos!
Na prova, é comum colocarem alternativas de respostas com palavras como argonomia, ergronomia e outras, só para confundir o candidato.
Se na sua prova perguntar qual
é a ciência que estuda a relação entre o homem e a máquina:
Fique atento e leia com atenção, o termo correto é: ERGONOMIA.
O que é imperícia, imprudência e negligência e por que estão entre as principais causas de acidente?
As causas dos acidentes de trânsito estão relacionadas a:
Falhas mecânicas do veículo
Erros humanos
Problemas nas condições da via
As falhas humanas são responsáveis por 90% dos acidentes e podem ser classificadas em 3 tipos de atitudes geradoras: imperícia, imprudência e negligência.
Imperícia | Imprudência | Negligência |
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A imperícia é a falta de habilidade, falta de treinamento, domínio com o veículo. Exemplo: esbarrar no carro de trás ao tentar fazer uma baliza. | A imprudência está relacionada a um ato inseguro praticado pelo condutor. Tem a ver com o desrespeito às normas e à legislação. Exemplo: avançar o sinal vermelho. | A negligência é a indiferença do condutor diante de uma condição adversa, que pode estar relacionada a um descuido com a manutenção do veículo ou a perigos do ambiente. Exemplo: esquecer de verificar se os pneus estão em boas condições. |
Aderência é a capacidade de atrito dos pneus com o pavimento e está diretamente ligada à calibragem correta.
Para uma melhor aderência, a pressão correta dos pneus faz com que a banda de rodagem fique assentada adequadamente no pavimento:
Também são fatores que interferem na aderência:
Velocidade: quanto mais alta a velocidade, menor a aderência.
Ambiente: a aderência varia conforme o tipo de pavimentação e o clima.
Veículo: o estado dos pneus e do veículo também interferem na aderência.
Aquaplanagem é um tema MUITO recorrente nas provas do DETRAN. É quase garantido que irá cair uma questão envolvendo aquaplanagem na sua prova.
Na aquaplanagem ocorre a perda total da aderência do veículo.
Os pneus deixam de tocar o pavimento devido a uma fina camada d’água formada entre eles e a pista.
Algumas dicas:
Reduzir a velocidade na chuva ou em pista molhada.
Não rode com pneus “carecas”.
Na chuva, observe pelo retrovisor se há marcas de rastro dos seus pneus na via. Quando elas não são visíveis, significa que está ocorrendo a aquaplanagem.
São circunstâncias perigosas ou inesperadas que trazem riscos de acidentes durante o deslocamento do veículo do ponto de origem ao seu destino.
Diante de qualquer condição adversa, a regra geral é reduzir a velocidade e redobrar a atenção.
As condições adversas são classificadas em 6 tipos:
90% das causas de acidentes de trânsito estão relacionadas a falhas humanas.
As colisões podem envolver um ou mais veículos, como também outros usuários do trânsito e objetos fixos.
É importante para o condutor defensivo conhecer cada um dos tipos de colisão e saber como agir em cada caso.
Existem os seguintes tipos de colisão:
Colisão com o veículo da frente
Colisão com o veículo de trás
Colisão frente com frente
Colisão no cruzamento
Colisão na ultrapassagem
Colisão misteriosa
Colisão com objetos fixos
Abalroamento
Colisão nas manobras de marcha ré
Colisão na passagem de nível
Colisão com veículos pesados
Colisão com motocicletas
Colisão com ciclistas
Colisão com pedestres
Colisão com animais
A resposta é: Não.
A prova de legislação para candidatos às habilitação A e B é a mesma. Ou seja, na sua prova poderão cair questões de Direção Defensiva para veículos de duas rodas.
Hoje, é fundamental para qualquer condutor conhecer as recomendações para motoristas de motocicletas, uma vez que o número de acidentes com esse tipo de veículo tem aumentado a cada dia no Brasil.
Veja quais são os principais fatores de risco que os motociclistas devem evitar:
Mudar constantemente de faixas.
Transitar em velocidade incompatível com a segurança.
Ultrapassar pela direita.
Circular entre os corredores de veículos, nas marcas das faixas.
Não respeitar as distâncias de segurança (1,5 m para lateral e 2 segundos para seguimento).
Ficar fora do campo de visão dos condutores dos demais veículos.
Veja quais são as principais recomendações da Direção Defensiva para motociclistas:
Manter a moto em perfeito estado e utilizar os equipamentos de segurança.
Usar capacete com viseira ou óculos protetores e vestuário em conformidade com as especificações do CONTRAN.
Segurar o guidão com as duas mãos.
Manter o farol baixo durante o dia e à noite.
Respeitar as distâncias de segurança.
Fugir dos pontos cegos, buscando sempre estar visível nos retrovisores dos veículos à sua frente.
Ser previsível, sinalizando com antecedência as conversões.
Evitar trafegar entre 2 veículos.
Estar atento às distorções de espelhos convexos da motocicleta, pois neles os objetos parecem mais distantes do que realmente estão.
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09. Resumo de Direção Defensiva
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