A resposta é: Não.
A prova de legislação para candidatos às habilitação A e B é a mesma. Ou seja, na sua prova poderão cair questões de Direção Defensiva para veículos de duas rodas.
Hoje, é fundamental para qualquer condutor conhecer as recomendações para motoristas de motocicletas, uma vez que o número de acidentes com esse tipo de veículo tem aumentado a cada dia no Brasil.
Veja quais são os principais fatores de risco que os motociclistas devem evitar:
Mudar constantemente de faixas.
Transitar em velocidade incompatível com a segurança.
Ultrapassar pela direita.
Circular entre os corredores de veículos, nas marcas das faixas.
Não respeitar as distâncias de segurança (1,5 m para lateral e 2 segundos para seguimento).
Ficar fora do campo de visão dos condutores dos demais veículos.
Veja quais são as principais recomendações da Direção Defensiva para motociclistas:
Manter a moto em perfeito estado e utilizar os equipamentos de segurança.
Usar capacete com viseira ou óculos protetores e vestuário em conformidade com as especificações do CONTRAN.
Segurar o guidão com as duas mãos.
Manter o farol baixo durante o dia e à noite.
Respeitar as distâncias de segurança.
Fugir dos pontos cegos, buscando sempre estar visível nos retrovisores dos veículos à sua frente.
Ser previsível, sinalizando com antecedência as conversões.
Evitar trafegar entre 2 veículos.
Estar atento às distorções de espelhos convexos da motocicleta, pois neles os objetos parecem mais distantes do que realmente estão.
A postura correta na pilotagem é fundamental para o conforto e segurança do condutor de motocicletas:
Parte do corpo | Postura indicada |
---|---|
Cabeça | Manter a cabeça levantada para ampliar o campo de visão (evitar que ela seja projetada para frente dos ombros). |
Coluna | Manter a coluna ereta para evitar fadiga e possíveis problemas de postura no futuro. |
Ombros | Os ombros devem ficar relaxados. A tensão nos ombros deixa as mãos tensas, atrapalhando a condução do guidão. |
Braços | Os braços também devem estar relaxados, com distância adequada entre o tronco e o guidão. |
Cotovelos | Os cotovelos devem estar ligeiramente dobrados para dentro, para ajudar na absorção dos impactos resultantes das irregularidades na pista. |
Mãos | As mãos devem segurar as manoplas do guidão na região central, para que o acionamento dos comandos seja mais suave. |
Quadris | Os quadris devem estar o mais próximo possível do tanque. É importante girar o guidão para os dois lados para garantir que a posição não está atrapalhando esses movimentos de giro. |
Joelhos | Os joelhos devem pressionar levemente o tanque para oferecer maior estabilidade e facilitar o movimento da parte superior do corpo. |
Pés | Os pés devem estar paralelos ao chão e apontados para frente. Pode-se utilizar a ponta dos pés para usar os pedais da marcha e do freio. Como opção, quando a estatura do condutor ou modelo da moto não permitir, os pés podem se apoiar nas pedaleiras próximas aos comandos. |
Andar de moto é saber fazer curvas. Quanto maior o raio da curva e a velocidade, maior deverá ser a inclinação da moto e do piloto.
Existem 3 métodos básicos para se fazer curvas em motocicletas:
São praticamente as mesmas dos veículos de 4 rodas. A seguir estão destacadas algumas recomendações especiais para motociclistas.
Sendo inevitável o confronto com o objeto, o condutor deve proceder da seguinte forma:
Manter a motocicleta em linha reta.
Não frear nem acelerar.
Erguer-se do assento e flexionar as pernas e cotovelos para amortecer o impacto.
O correto é usar os freios dianteiro e traseiro na mesma proporção até a imobilização total da motocicleta.
O carona deve pressionar seu quadril ao encontro do piloto para que ele não perca o equilíbrio.
70% da capacidade de frenagem de uma motocicleta estão concentrados no seu freio dianteiro, por isso não freie só com o traseiro.
Reduzir sempre a velocidade.
Ficar com os freios em posição de acionamento para eliminar o tempo de reação.
Olhar primeiro para a esquerda.
Devem ser transportados em um banco suplementar, atrás do condutor ou em carro lateral (sidecar).
Também devem usar os equipamentos obrigatórios (capacete com viseira ou óculos protetores, vestuário adequado).
O condutor deve orientar o passageiro sobre como se comportar nas curvas e em frenagens.
O condutor deve estar preparado para situações como chuva ou frio, com capacete e viseira em bom estado de uso e vestuário adequado.
No frio, os dedos dos pés e mãos podem perder a sensibilidade prejudicando a condução da motocicleta. Botas e luvas evitam essa situação.
Na chuva, procure trafegar no rastro de pneus dos outros veículos, onde há menos água e sujeira.
Ventos fortes e deslocamentos de ar causados por veículos de maior porte (carretas e ônibus) podem reduzir a estabilidade da motocicleta.
O condutor deve certificar-se de que a motocicleta está com a parte elétrica, faróis e setas em condições adequadas de uso.
Diminuir a velocidade e redobrar a atenção.
Orientar-se pela linha de bordo da pista para diminuir o ofuscamento causado pelos faróis dos veículos em sentido contrário.
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