Manobras do Exame

14. Controle de embreagem

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

Como fazer controle de embreagem na subida?

Uma das primeiras manobras que o examinador deve pedir no seu exame de direção é o controle de embreagem na subida, também chamada de parada regulamentar no morro.

Se o examinador do DETRAN te disser “pare o carro sem usar o freio”, ele estará te pedindo para executar o controle de embreagem na subida. Cuidado com essa pegadinha!

No exame de direção, lembre-se que há 3 jeitos diferentes do examinador chamar a mesma manobra:

  1. Controle de embreagem na subida

  2. Parada regulamentar no morro

  3. Parar o carro sem usar o freio

Para realizar o controle de embreagem na subida, siga os 3 passos abaixo.

Passo 1

Acione a seta para direita e olhe os retrovisores para sinalizar que você vai encostar o veículo.

Passo 2

Comece a aproximar o veículo da calçada. Assim que ele sair do fluxo principal da via, engrene a 1ª marcha para alinhar o veículo com o meio-fio.  

Nunca inicie o controle de embreagem com a 2ª marcha, pois as chances do carro morrer são grandes.

Image aqui

Na manobra de controle de embreagem, o veículo precisa de força para parar somente com o ponto da meia-embreagem e a aceleração. Por isso, não se esqueça de colocar a 1ª marcha.

Passo 3

Com o carro alinhado ao meio-fio, acelere mantendo o ponteiro do conta-giros entre o 2 e 3, solte a embreagem até o ponto da meia embreagem e pare o veículo sem usar o freio.

Image aqui

Mantenha a aceleração entre 2 e 3 e solte a embreagem até a meia altura para parar o veículo.

Dicas para o exame de direção do DETRAN Dicas para o exame de direção do DETRAN

Aqui estão 3 dicas importantes para quem está começando a treinar a manobra de controle de embreagem.

1. Fique atento à aceleração do carro

Um dos erros mais comuns de quem está começando as aulas práticas é deixar o carro morrer durante o controle de embreagem por falta de aceleração.

2. Acertar a altura do pé na embreagem

  • Se o carro estiver subindo (indo para frente), seu pé também deve ir para frente (afunde um pouco mais a embreagem).

  • Se o carro estiver descendo (indo para trás), seu pé também deve ir para trás (solte um pouco mais a embreagem).

3. Aprenda primeiro do jeito mais fácil

Nos primeiros treinos:

  • Depois de colocar a 1ª marcha, solte totalmente o pé da embreagem.

  • Pise novamente no pedal, afundando devagar o pé, até encontrar o ponto da meia embreagem. 

  • Logo depois de colocar a 1ª marcha, já alivie o pé até a altura da meia embreagem e pare o carro sem usar o freio, só dosando a aceleração.

O controle de embreagem é uma manobra desenvolvida com muito treino. Repita muitas vezes até ficar bom nela.  

Como fazer controle de embreagem na descida?

O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré engatada.

É uma das manobras mais fáceis. Você só tem que se lembrar de que na descida o controle de embreagem não vai dar certo com a 1ª marcha (pois o carro vai continuar descendo).

Para realizá-la com sucesso, no dia do seu exame prático siga o passo-a-passo a seguir.

Passo 1

  • Dê seta. 
  • Olhe pelos retrovisores.
  • Encoste no meio-fio.
  • Pare o veículo, acionando o freio e pisando fundo na embreagem.

Passo 2

Com o veículo já imobilizado, mantenha os pés no freio e na embreagem para colocar a marcha à ré.

Passo 3

Solte o pé da embreagem até a meia altura (ponto do controle de embreagem) e mantenha o pé nessa altura.

Passo 4

Tire o pé do freio e pise no acelerador, acerte a aceleração do carro para que ela fique entre o 2 e 3 do conta-giros. Pronto, manobra em execução!

Mantenha o carro imobilizado com o controle de embreagem na descida, até o examinador pedir para você pisar no freio, ok?

Passo 5

Depois de receber o comando do examinador:

  • Leve o pé do acelerador para o freio.
  • Pise na embreagem para engatar a 1ª marcha e sair com o veículo.  

Dicas

No exame de direção, o examinador pode te pedir para fazer a manobra de controle de embreagem na subida de outras 3 jeitos diferentes: 
  • Controle de embreagem na subida.

  • Parada regulamentar no morro.

  • Parar o carro sem usar o freio.

Para executar o controle de embreagem na subida, siga estes 3 passos

  1. Sinalize com seta e olhe os retrovisores para aproximar o carro do meio-fio.
  2. Durante a aproximação ao meio-fio, já coloque a 1ª marcha.
  3. Com o carro alinhado ao meio-fio, faça o controle de embreagem, mantendo o pé na meia embreagem e a aceleração entre o 2 e 3 do conta-giros.

Para aprender a fazer o controle de embreagem em subidas

  1. Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer.
  2. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.
  3. Nos primeiros treinos, pise no freio e até o fundo da embreagem, para então buscar o ponto da meia embreagem.
  4. Pratique muito para fazer o controle de embreagem corretamente, sem precisar acionar o freio.

O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré

  1. Com o carro alinhado ao meio-fio e imobilizado, engrene a marcha à ré.
  2. Mantenha o carro parado com o controle de embreagem até o examinador pedir para você pisar no freio.
  3. Ao concluir a manobra, lembre-se de colocar a 1ª marcha para sair com o veículo. 

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