Escolhendo o instrutor de auto-escola

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

Como escolher o instrutor de auto-escola?

Como em todas as profissões, existem bons e maus instrutores de direção. O bom instrutor deve ser didático, atento e paciente para:

  • Te ensinar as técnicas corretas de postura na direção e de condução do veículo;
  • Fazer com que você desenvolva todas as habilidades que serão avaliadas pelos examinadores do DETRAN durante o exame prático.

Nas 10 primeiras aulas de direção, procure fazer aulas com 2 ou 3 instrutores diferentes da auto-escola. Só assim você terá uma base para avaliar qual deles é melhor para você.

Depois de conhecer os pontos fortes e fracos de cada instrutor, escolha aquele que demonstrou maior segurança em te passar as técnicas e foi mais eficiente na hora de corrigir os seus erros:

Aprendemos mais com os erros do que com os acertos. Por isso, não faça sua escolha baseada apenas em critérios subjetivos, como o que é mais bem humorado ou o mais “bonzinho”.  

Dicas

Para escolher o seu instrutor de auto-escola:

  • Experimente treinar com 3 instrutores diferentes nas 10 primeiras aulas, para que você possa não se prender ao jeito de um único instrutor.
  • Compare-os e escolha aquele com o qual você “aprendeu melhor”, ou seja, foi o mais claro e seguro nas orientações e esteve atento a seus erros.
  • A partir da 11ª aula, pratique com um mesmo instrutor.