Manobras do Exame

19. Exame de direção passo-a-passo

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

O que você vai ver:

    Como ligar o carro corretamente no dia do exame prático de direção?

    Antes de dar a partida no carro, confira se a porta fechou e não se esqueça dos 3 procedimentos iniciais:

    1. Regular o banco.
    2. Ajustar os retrovisores.
    3. Colocar o cinto de segurança.

    Assim que receber o comando do examinador para iniciar o exame, para dar a partida no carro siga exatamente o passo-a-passo abaixo.

    Passo 1

    Pise na embreagem e coloque a marcha no ponto morto.

    Passo 2

    Vire a chave com ½ volta.

    Passo 3

    Agora, vire a chave com a volta completa para colocar o motor em funcionamento.

    Passo 4

    Pise fundo na embreagem e engrene a 1ª marcha.

    Passo 5

    Abaixe o freio de mão e confira se a luz do painel apagou.

    Passo 6

    Acione a seta para esquerda e observe se o trânsito está livre, movimentando a cabeça entre os retrovisores e a janela do motorista.

    Passo 7

    Saia com o veículo.

    Dicas para o exame de direção do DETRAN Dicas para o exame de direção do DETRAN
    Executar o percurso da prova, no todo ou em parte, sem estar com o freio de mão inteiramente livre é falta média.

    Se você colocar o carro em movimento com o freio de mão acionado, você perde 2 pontos no exame prático.

    Por isso é tão importante conferir pelo painel do carro se o freio de mão está abaixado até o final. É a luz do painel que indica isso, e não a posição da alavanca, ok?

    Com o carro já imobilizado e estacionado no local indicado pela examinador, finalize o exame com os seguintes procedimentos:

    1. Pise na embreagem e coloque a marcha no ponto morto.

    2. Desvire a chave para desligar o motor.

    3. Engrene a 1ª marcha (pisando na embreagem) e puxe o freio de mão.

    Quais são os erros mais comuns durante o exame que podem te reprovar?

    Os três erros mais comuns são os que seguem abaixo.

    1. Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção

    Dar a seta é uma questão de hábito, que se aprende desde o início das aulas de direção. Com o tempo, você vai acionar a seta sem ter que lembrar dela.

    Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

    2. Fazer uma conversão de forma incorreta

    Na conversão você deve respeitar a mão da sua direção na área de cruzamento. Sempre reduza para a 2ª marcha para executar essa manobra.

    A regra geral nas conversões para a direita é virar pelo canto direito. Nas conversões à esquerda em vias de mão dupla, vire a direção no ponto central do cruzamento.

    Para acertar a conversão, basta seguir a técnica correta. Errar essa manobra significa perder 2 pontos no exame de direção.

    3. Deixar o carro morrer

    Interromper o funcionamento do carro sem justa razão é falta média e desconta 2 pontos na sua ficha de avaliação.

    O motor pára de funcionar em 2 situações: 

    • O pedal da embreagem passou do ponto da meia embreagem.
    • Faltou aceleração.

    Saber a altura certa da embreagem é uma questão de habilidade, que se adquire com a prática.

    Além disso, há determinados comportamentos que são mal vistos pelos examinadores e que somados a outras faltas podem te levar à reprovação.

    São eles:

    • Conferir a posição da alavanca da marcha olhando para ela.

    • Deixar de apoiar o calcanhar do pé direito (freio e acelerador) no chão do carro.

    • Pisar no pedal da embreagem antes do freio para imobilizar o veículo.

    • Acionar a embreagem só com a ponta do pé.

    • Reduzir as marchas pulando alguma delas.

    • Apoiar o pé esquerdo na embreagem.

    • Esquecer de olhar com frequência para os retrovisores.

    • Desobedecer a sinalização (atenção especial para a placa de “PARE”, pois avançá-la sem parar o carro é falta eliminatória).

    Quais são as manobras a serem executadas durante o exame de direção veicular?

    No seu exame de direção veicular você terá que executar as seguintes manobras.

    Parada sem freio com o controle de embreagem

    Também chamada de "parada regulamentar sem usar o freio". Pode ser realizada:

    • Com a 1ª marcha em subidas;
    • Com a ré em descidas.



    Alinhamento ao meio fio

    É a manobra de encostar o carro junto ao meio-fio, estacionando em paralelo à calçada.

    Pode ser que depois do controle de embreagem na descida, o examinador te peça para movimentar o carro de ré mantendo-o alinhado ao meio-fio.

    Baliza

    A maior parte das bancas examinadoras testam a perícia do candidato em áreas demarcadas com cones.

    Em alguns casos, a baliza pode ser testada em percurso de rua, entre 2 veículos.

    Estacionar a 90 graus (garagem)

    O DETRAN de alguns estados (como é o caso do Distrito Federal) inclui entre as manobras obrigatórias do exame prático de direção a entrada de ré em vagas de 90 graus.

    Dicas

    Para dar partida no carro ao iniciar o exame

    • Aguardar o comando do examinador.

    • Colocar no ponto morto antes de ligar o motor.

    • Baixar o freio de mão e conferir no painel se a luz se apagou.

    • Sinalizar com seta e conferir, movimentando a cabeça, se o trânsito está livre.

    Para desligar o carro no final do exame

    • Coloque no ponto morto antes de desligar o carro.

    • Com o carro desligado, engate a 1ª marcha e puxe o freio de mão.

    Principais causas de reprovação no exame de direção

    • Não usar a seta.

    • Avançar na contramão na conversão.

    • Deixar o carro morrer.

    No seu exame de direção, você deverá fazer as seguintes manobras

    • Controle de embreagem em subidas ou descidas.

    • Encostar o carro (alinhado ao meio-fio).

    • Baliza.

    • Estacionar a 90 graus de ré (garagem).