Antes de dar a partida no carro, confira se a porta fechou e não se esqueça dos 3 procedimentos iniciais:
Assim que receber o comando do examinador para iniciar o exame, para dar a partida no carro siga exatamente o passo-a-passo abaixo.
Pise na embreagem e coloque a marcha no ponto morto.
Vire a chave com ½ volta.
Agora, vire a chave com a volta completa para colocar o motor em funcionamento.
Pise fundo na embreagem e engrene a 1ª marcha.
Abaixe o freio de mão e confira se a luz do painel apagou.
Acione a seta para esquerda e observe se o trânsito está livre, movimentando a cabeça entre os retrovisores e a janela do motorista.
Saia com o veículo.
Executar o percurso da prova, no todo ou em parte, sem estar com o freio de mão inteiramente livre é falta média.
Se você colocar o carro em movimento com o freio de mão acionado, você perde 2 pontos no exame prático.
Por isso é tão importante conferir pelo painel do carro se o freio de mão está abaixado até o final. É a luz do painel que indica isso, e não a posição da alavanca, ok?
Com o carro já imobilizado e estacionado no local indicado pela examinador, finalize o exame com os seguintes procedimentos:
Pise na embreagem e coloque a marcha no ponto morto.
Desvire a chave para desligar o motor.
Engrene a 1ª marcha (pisando na embreagem) e puxe o freio de mão.
Os três erros mais comuns são os que seguem abaixo.
Dar a seta é uma questão de hábito, que se aprende desde o início das aulas de direção. Com o tempo, você vai acionar a seta sem ter que lembrar dela.
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.
Na conversão você deve respeitar a mão da sua direção na área de cruzamento. Sempre reduza para a 2ª marcha para executar essa manobra.
A regra geral nas conversões para a direita é virar pelo canto direito. Nas conversões à esquerda em vias de mão dupla, vire a direção no ponto central do cruzamento.
Para acertar a conversão, basta seguir a técnica correta. Errar essa manobra significa perder 2 pontos no exame de direção.
Interromper o funcionamento do carro sem justa razão é falta média e desconta 2 pontos na sua ficha de avaliação.
O motor pára de funcionar em 2 situações:
Saber a altura certa da embreagem é uma questão de habilidade, que se adquire com a prática.
Além disso, há determinados comportamentos que são mal vistos pelos examinadores e que somados a outras faltas podem te levar à reprovação.
São eles:
Conferir a posição da alavanca da marcha olhando para ela.
Deixar de apoiar o calcanhar do pé direito (freio e acelerador) no chão do carro.
Pisar no pedal da embreagem antes do freio para imobilizar o veículo.
Acionar a embreagem só com a ponta do pé.
Reduzir as marchas pulando alguma delas.
Apoiar o pé esquerdo na embreagem.
Esquecer de olhar com frequência para os retrovisores.
Desobedecer a sinalização (atenção especial para a placa de “PARE”, pois avançá-la sem parar o carro é falta eliminatória).
No seu exame de direção veicular você terá que executar as seguintes manobras.
Também chamada de "parada regulamentar sem usar o freio". Pode ser realizada:
É a manobra de encostar o carro junto ao meio-fio, estacionando em paralelo à calçada.
Pode ser que depois do controle de embreagem na descida, o examinador te peça para movimentar o carro de ré mantendo-o alinhado ao meio-fio.
A maior parte das bancas examinadoras testam a perícia do candidato em áreas demarcadas com cones.
Em alguns casos, a baliza pode ser testada em percurso de rua, entre 2 veículos.
O DETRAN de alguns estados (como é o caso do Distrito Federal) inclui entre as manobras obrigatórias do exame prático de direção a entrada de ré em vagas de 90 graus.
Aguardar o comando do examinador.
Colocar no ponto morto antes de ligar o motor.
Baixar o freio de mão e conferir no painel se a luz se apagou.
Sinalizar com seta e conferir, movimentando a cabeça, se o trânsito está livre.
Coloque no ponto morto antes de desligar o carro.
Com o carro desligado, engate a 1ª marcha e puxe o freio de mão.
Não usar a seta.
Avançar na contramão na conversão.
Deixar o carro morrer.
Controle de embreagem em subidas ou descidas.
Encostar o carro (alinhado ao meio-fio).
Baliza.
Estacionar a 90 graus de ré (garagem).
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