Manobras do Exame

19. Exame de direção passo-a-passo

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

Como ligar o carro corretamente no dia do exame prático de direção?

Antes de dar a partida no carro, confira se a porta fechou e não se esqueça dos 3 procedimentos iniciais:

  1. Regular o banco.
  2. Ajustar os retrovisores.
  3. Colocar o cinto de segurança.

Assim que receber o comando do examinador para iniciar o exame, para dar a partida no carro siga exatamente o passo-a-passo abaixo.

Passo 1

Pise na embreagem e coloque a marcha no ponto morto.

Passo 2

Vire a chave com ½ volta.

Passo 3

Agora, vire a chave com a volta completa para colocar o motor em funcionamento.

Passo 4

Pise fundo na embreagem e engrene a 1ª marcha.

Passo 5

Abaixe o freio de mão e confira se a luz do painel apagou.

Passo 6

Acione a seta para esquerda e observe se o trânsito está livre, movimentando a cabeça entre os retrovisores e a janela do motorista.

Passo 7

Saia com o veículo.

Dicas para o exame de direção do DETRAN Dicas para o exame de direção do DETRAN
Executar o percurso da prova, no todo ou em parte, sem estar com o freio de mão inteiramente livre é falta média.

Se você colocar o carro em movimento com o freio de mão acionado, você perde 2 pontos no exame prático.

Por isso é tão importante conferir pelo painel do carro se o freio de mão está abaixado até o final. É a luz do painel que indica isso, e não a posição da alavanca, ok?

Com o carro já imobilizado e estacionado no local indicado pela examinador, finalize o exame com os seguintes procedimentos:

  1. Pise na embreagem e coloque a marcha no ponto morto.

  2. Desvire a chave para desligar o motor.

  3. Engrene a 1ª marcha (pisando na embreagem) e puxe o freio de mão.

Quais são os erros mais comuns durante o exame que podem te reprovar?

Os três erros mais comuns são os que seguem abaixo.

1. Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção

Dar a seta é uma questão de hábito, que se aprende desde o início das aulas de direção. Com o tempo, você vai acionar a seta sem ter que lembrar dela.

Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

2. Fazer uma conversão de forma incorreta

Na conversão você deve respeitar a mão da sua direção na área de cruzamento. Sempre reduza para a 2ª marcha para executar essa manobra.

A regra geral nas conversões para a direita é virar pelo canto direito. Nas conversões à esquerda em vias de mão dupla, vire a direção no ponto central do cruzamento.

Para acertar a conversão, basta seguir a técnica correta. Errar essa manobra significa perder 2 pontos no exame de direção.

3. Deixar o carro morrer

Interromper o funcionamento do carro sem justa razão é falta média e desconta 2 pontos na sua ficha de avaliação.

O motor pára de funcionar em 2 situações: 

  • O pedal da embreagem passou do ponto da meia embreagem.
  • Faltou aceleração.

Saber a altura certa da embreagem é uma questão de habilidade, que se adquire com a prática.

Além disso, há determinados comportamentos que são mal vistos pelos examinadores e que somados a outras faltas podem te levar à reprovação.

São eles:

  • Conferir a posição da alavanca da marcha olhando para ela.

  • Deixar de apoiar o calcanhar do pé direito (freio e acelerador) no chão do carro.

  • Pisar no pedal da embreagem antes do freio para imobilizar o veículo.

  • Acionar a embreagem só com a ponta do pé.

  • Reduzir as marchas pulando alguma delas.

  • Apoiar o pé esquerdo na embreagem.

  • Esquecer de olhar com frequência para os retrovisores.

  • Desobedecer a sinalização (atenção especial para a placa de “PARE”, pois avançá-la sem parar o carro é falta eliminatória).

Quais são as manobras a serem executadas durante o exame de direção veicular?

No seu exame de direção veicular você terá que executar as seguintes manobras.

Parada sem freio com o controle de embreagem

Também chamada de "parada regulamentar sem usar o freio". Pode ser realizada:

  • Com a 1ª marcha em subidas;
  • Com a ré em descidas.



Alinhamento ao meio fio

É a manobra de encostar o carro junto ao meio-fio, estacionando em paralelo à calçada.

Pode ser que depois do controle de embreagem na descida, o examinador te peça para movimentar o carro de ré mantendo-o alinhado ao meio-fio.

Baliza

A maior parte das bancas examinadoras testam a perícia do candidato em áreas demarcadas com cones.

Em alguns casos, a baliza pode ser testada em percurso de rua, entre 2 veículos.

Estacionar a 90 graus (garagem)

O DETRAN de alguns estados (como é o caso do Distrito Federal) inclui entre as manobras obrigatórias do exame prático de direção a entrada de ré em vagas de 90 graus.

Dicas

Para dar partida no carro ao iniciar o exame

  • Aguardar o comando do examinador.

  • Colocar no ponto morto antes de ligar o motor.

  • Baixar o freio de mão e conferir no painel se a luz se apagou.

  • Sinalizar com seta e conferir, movimentando a cabeça, se o trânsito está livre.

Para desligar o carro no final do exame

  • Coloque no ponto morto antes de desligar o carro.

  • Com o carro desligado, engate a 1ª marcha e puxe o freio de mão.

Principais causas de reprovação no exame de direção

  • Não usar a seta.

  • Avançar na contramão na conversão.

  • Deixar o carro morrer.

No seu exame de direção, você deverá fazer as seguintes manobras

  • Controle de embreagem em subidas ou descidas.

  • Encostar o carro (alinhado ao meio-fio).

  • Baliza.

  • Estacionar a 90 graus de ré (garagem).

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