A posição correta é aquela que proporciona maior conforto e segurança na direção do veículo.
A regra mais importante é que as 2 mãos devem permanecer segurando o volante.
Só é permitido tirar uma das mãos do volante para executar comandos, como trocar de marcha ou fazer sinal de braço. A mão deve voltar para o volante logo após a realização do comando.
Conduzir o veículo com apenas uma das mãos no volante é infração de trânsito e também conta como falta no exame de direção.
Para marcar o posicionamento correto das mãos no volante, imagine que o volante é um relógio de ponteiros:
A posição correta das mãos equivale ao horário de 9 horas e 15 minutos:
Um pouco antes de fazer uma curva ou conversão, é permitido elevar um pouco as mãos para a posição de 10 horas e 10 minutos:
Abaixo listamos os dois equívocos mais comuns na hora de se pegar no volante (praticados inclusive por muitos motoristas habilitados).
É errado segurar o volante com uma mão apenas, mesmo quando se sabe que o intervalo entre as trocas de marcha será curto.
A maneira correta é:
Acionar a alavanca para trocar de marcha e logo em seguida voltar com a mão para o volante.
Uma variação do erro anterior é deixar a mão descansando na perna enquanto espera a nova troca de marcha.
As alavancas dos dois comandos (seta e limpador de para-brisa) ficam logo atrás do volante justamente para que o motorista possa alcançá-las com os dedos, sem ter que tirar a mão do volante.
A maneira correta de acionar o para-brisa e o sinal de seta é manter o polegar no volante e com a ponta dos dedos acionar a alavanca.
Para fazer o giro do volante em curvas ou conversões de forma segura, siga as dicas abaixo.
Quando os braços chegarem na posição de "12 e 30" (12h e 30min), troque a posição entre as mãos, sem cruzá-las. A mão de cima vai segurar embaixo e a de baixo vai segurar em cima.
O movimento entre as trocas de mãos no volante é feito conforme o lado do giro (esquerdo ou direito). Uma mão desce e a outra sobe, da seguinte forma:
Quantos giros o volante faz? A partir do alinhamento das rodas em paralelo, o volante tem 1 e ½ para esquerda e outro 1 e ½ para a direita.
Abaixo vamos revelar quais são as formas erradas de movimentar o volante em curvas e que podem te levar à reprovação no exame prático.
Quando se está aprendendo a dirigir é importante corrigir a posição e movimentação das mãos no volante logo nas primeiras aulas.
Seu instrutor de auto-escola, junto com você, devem estar atentos para que não sejam cometidos os erros listados abaixo.
Existem duas formas de executar o giro no volante que fazem as mãos se cruzarem.
1) Uma delas é quando uma das mãos ultrapassa a outra, buscando o volante do outro lado.
2) A outra maneira errada é virar o volante sem movimentar as mãos. Os braços seguem fazendo o giro e acabam se cruzando:
Por dentro do volante o motorista tem menos espaço para segurar o volante, o que certamente atrapalha na direção do veículo:
Também chamado de “dar corda em relógio”, é quando as mãos não caminham pelo volante. Uma para no lugar da outra não completando o ½ giro.
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