O maior desafio que você irá enfrentar no exame prático de direção veicular é o desequilíbrio emocional.
Muitas vezes erra-se manobras fáceis por puro nervosismo.
Por isso, uma grande dica é:
Na véspera do exame, faça um pré-exame com alguém que não seja o seu instrutor.
Converse com seu instrutor e com a sua auto-escola para fazer uma aula com outro instrutor, simulando a situação de dirigir e ser avaliado por alguém que você não conhece.
Se possível, peça ao instrutor que for te avaliar para utilizar a planilha de avaliação dos examinadores do DETRAN para anotar as faltas que você cometeu.
Depois, leve a planilha com sua avaliação para seu instrutor original, para que vocês possam aproveitar as últimas aulas para corrigir suas maiores dificuldades.
Se for preciso, faça um novo pré-exame.
Antes de sair de casa, verifique se você está levando:
Carteira de Identidade ou outro documento equivalente que tenha foto e esteja dentro da validade (como passaporte ou carteira de trabalho).
Licença de Aprendizagem que você usou durante as aulas de direção (é comum que ela fique com seu instrutor e que ele mesmo leve para você no dia do exame).
Se você não estiver com algum desses 2 documentos, você não poderá realizar o exame, ok?
Antes de dar partida no carro, quando os examinadores já estiverem com você, confira se a sua porta está fechada para não perder pontos à toa na avaliação do exame.
Andar com a porta aberta em parte do percurso é falta grave e equivale a 3 pontos negativos no seu exame.
Depois, execute as seguintes ações, na ordem sugerida abaixo:
Regular o banco
Ajustar os retrovisores
Colocar o cinto de segurança
Não existe uma regra que determine a ordem entre as 3 ações, mas por uma questão de lógica siga a numeração indicada acima.
Por fim, aguarde o comando do examinador para começar o exame.
Em alguns casos, os examinadores pedem para o candidato acionar alguns dispositivos do veículo, para verificar 2 coisas:
Checar se os dispositivos do carro estão funcionando.
Avaliar se o candidato sabe ligá-los e desligá-los.
A maior preocupação dos examinadores são as luzes externas do veículo.
Um dos examinadores fica do lado de fora para conferir se todas as luzes (dianteiras e traseiras) estão funcionando corretamente.
Por isso, bem na véspera do exame, repasse com seu instrutor os seguintes dispositivos:
Seta para direita e para esquerda
Farolete
Farol baixo / alto
Lanterna traseira
Pisca-alerta
Luz de freio
Luzes de ré
É menos comum, mas podem pedir também:
Buzina
Desembaçador do para-brisa e do vidro traseiro
Limpador de para-brisa
O banco do carro possui pelo menos duas regulagens:
Distância do assento para o painel (para frente e para trás)
Inclinação do encosto (mais deitado ou mais reto)
O assento deve ficar em uma distância que permita ao condutor pisar fundo na embreagem sem a perna ficar totalmente esticada.
Regule o banco para frente e para trás, para achar a posição correta, como demonstrado abaixo:
Embaixo do banco, à sua direita, está a alavanca que permite ajustar o banco para frente ou para trás.
Para encontrar a inclinação do banco mais apropriada para você, estique os braços e apoie os 2 punhos sobre a parte de cima do volante.
Ajuste o encosto de forma que os punhos passem por cima do volante e as costas estejam apoiadas.
Na parte debaixo do encosto, à sua direita, você encontra o mecanismo de ajuste da inclinação do banco do motorista.
Veja a posição correta de ajuste da distância e inclinação do banco: pernas com espaço para se movimentar e braços ligeiramente inclinados ao segurar o volante.
O que não pode acontecer: os braços dobrados ou esticados demais ou as costas fora do encosto.
Alguns modelos de veículos possuem um 3º tipo de regulagem, que é a altura do banco:
Depois de ajustar o banco, você estará na posição correta e poderá regular os retrovisores.
Nas fotos a seguir estão os campos de visão que você deve ter em cada um dos retrovisores do carro:
O retrovisor esquerdo deve mostrar uma visão geral da lateral do seu carro, pegando no cantinho a maçaneta do carro para você ter uma referência da posição dos demais veículos.
O retrovisor interno deve ser ajustado de forma a enquadrar o vidro traseiro.
O retrovisor direito também deverá enquadrar a maçaneta do carro, mas ele deve ser direcionado mais para baixo, para te ajudar em manobras de alinhamento ao meio-fio.
Com os retrovisores ajustados, prenda o cinto de segurança e aguarde o comando do examinador para iniciar o exame.
Boa sorte e sucesso!
Faça um teste de simulação com outro instrutor para treinar o desequilíbrio emocional (o maior desafio dos candidatos).
Com base na avaliação do pré-teste, trabalhe com seu instrutor original melhorias dos seus pontos fracos.
Repasse com seu instrutor os principais dispositivos do painel do veículo para conferir se eles estão funcionando e se você sabe acionar todos eles.
Um dia antes, coma e durma bem.
No dia do exame, não esqueça de levar um documento de identificação e a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular.
Confira se a sua porta está fechada.
Ajuste o banco e os retrovisores.
Coloque o cinto de segurança.
Aguarde o comando do examinador para dar partida no carro e iniciar o exame.
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