O posicionamento das marchas de 1ª a 5ª é padronizado. Já a posição da marcha à ré pode variar conforme a montadora e modelo do veículo.
Na alavanca do câmbio há um desenho indicando o posicionamento para engatar cada uma das marchas:
Para colocar o carro no ponto morto, isto é, fora de todas as marchas, a alavanca deve ser posicionada no meio, entre a 3ª e 4ª marchas.
A partir do ponto morto, para engatar cada uma das marchas é só seguir as instruções abaixo.
Desloque a alavanca para a esquerda (para o seu lado) e empurre para frente.
Desloque a alavanca para a esquerda e para trás. Se o carro estiver em movimento com a 1ª marcha, é só puxar a alavanca para trás.
Desloque a alavanca para o meio (no mesmo eixo do ponto morto) e para frente.
Desloque a alavanca para o meio e para trás. Ou seja, se o carro estiver na 3ª e for preciso aumentar a marcha (para a 4ª), basta puxar a alavanca para trás.
Movimente a alavanca para a direita e depois para frente.
Para engrenar a marcha à ré, em qualquer modelo de carro, será preciso acionar um dispositivo na alavanca para evitar que a ré seja engatada por engano.
O dispositivo pode ser um anel (argola), um botão na alavanca ou ainda um encaixe especial de puxar ou de empurrar o câmbio.
Outro ponto comum entre todos os modelos de veículos é que a marcha à ré vai estar posicionada em uma das extremidades da alavanca do câmbio. Mas não se preocupe, independente do veículo será fácil identificar o movimento que precisa ser feito para engatar a ré, como mostra o exemplo abaixo (R = Ré):
Para mudar de marcha, é preciso tirar o pé direito do acelerador e só depois pisar com o pé esquerdo na embreagem, até o fundo do pedal.
Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem.
Resumindo: a ordem dos movimentos para passar a marcha é exatamente o que segue descrito abaixo.
Tirar o pé do acelerador.
Pisar na embreagem até o fundo.
Colocar a marcha desejada.
Soltar o pé da embreagem, enquanto volta a pisar no acelerador
Voltar a pisar somente no acelerador.
Com a prática da direção, você irá perceber (pelo barulho do motor e força do carro) qual é o momento certo para aumentar ou reduzir a marcha.
Outro indicativo é o relógio de conta-giros no painel do carro. O ideal é que o ponteiro esteja sempre entre o 2 e o 3 (ou entre 20/ 30, dependendo do modelo do painel).
Marcha | Quando usar | Velocidade |
---|---|---|
1ª marcha |
| Até 20 km/hora |
2ª marcha |
| De 20 a 40 km/hora |
3ª marcha |
| De 40 a 60 km/hora |
4ª marcha |
| De 60 a 80 km/hora |
Uma dúvida comum de quem está aprendendo a dirigir é:
Na hora de reduzir, pode pular alguma marcha? O correto é reduzir passando por todas as marchas.
Na prova prática de direção, o examinador vai observar se você está fazendo a transição de marchas corretamente.
Marchas precisam ser aumentadas e reduzidas em ordem, de acordo com a necessidade de velocidade e força do veículo.
Um dos maiores medos de condutores aprendizes é a redução de marcha na subida.
O segredo para reduzir em morros sem deixar o carro morrer é:
Reduza assim que sentir que o carro está perdendo força, isto é, quando o pedal do acelerador parar de responder.
Aproveite o embalo do carro para fazer a redução e trabalhe bem a alternância dos pés entre a embreagem e o acelerador.
Pise na embreagem e reduza logo, sem perder tempo, para o carro não morrer e nem “voltar” (descer).
Se a subida for mais forte, coloque a 1ª marcha quando o carro começar a perder a velocidade. Nesse caso, se você tirar o pé da embreagem de uma vez o carro vai morrer.
Para engatar a 1ª marcha em uma ladeira:
Ache o ponto da meia embreagem, dosando a aceleração.
Solte o pé da embreagem devagar e pise fundo no acelerador.
A marcha também serve para frear. O freio motor é quando se usa uma marcha forte (1ª ou 2ª) para reduzir a velocidade do veículo.
Uma dúvida comum é: "Posso andar com o carro desengrenado na descida?"
A prática de desengrenar para deixar o carro descer “solto” é arriscada, pois se o sistema de freios falhar você não vai conseguir parar. E mesmo se o freio funcionar, o tempo de frenagem será maior.
Dessa forma, para descer um morro, coloque a mesma marcha que você usaria se estivesse subindo o morro.
O freio motor também deve ser usado para imobilizar o carro em vias planas. Para parar no semáforo, por exemplo, reduza as marchas enquanto pisa no freio. Quando o carro parar, coloque no ponto morto.
Na alavanca do câmbio, há um desenho mostrando o posicionamento de todas as marchas do carro. As marchas que fazem o carro andar para frente são padronizadas:
À esquerda estão a 1ª e 2ª marchas;
No meio estão a 3ª e 4ª marchas;
À direita está a 5ª marcha.
A posição da marcha ré varia, mas sempre estará em uma das extremidades (ou mais à direita ou mais à esquerda). A ré só é acionada por meio de um dispositivo na alavanca (pode ser um botão, anel ou encaixe da alavanca).
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