Manobras do Exame

05. Usando as marchas corretamente

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

O que você vai ver:

    Como usar a alavanca do câmbio para passar a marcha?

    O posicionamento das marchas de 1ª a 5ª é padronizado. Já a posição da marcha à ré pode variar conforme a montadora e modelo do veículo.

    Na alavanca do câmbio há um desenho indicando o posicionamento para engatar cada uma das marchas:

    Para colocar o carro no ponto morto, isto é, fora de todas as marchas, a alavanca deve ser posicionada no meio, entre a 3ª e 4ª marchas.

    A partir do ponto morto, para engatar cada uma das marchas é só seguir as instruções abaixo.

    Para a 1ª marcha

    Desloque a alavanca para a esquerda (para o seu lado) e empurre para frente.

    Para a 2ª marcha

    Desloque a alavanca para a esquerda e para trás. Se o carro estiver em movimento com a 1ª marcha, é só puxar a alavanca para trás.

    Para a 3ª marcha

    Desloque a alavanca para o meio (no mesmo eixo do ponto morto) e para frente.

    Para a 4ª marcha

    Desloque a alavanca para o meio e para trás. Ou seja, se o carro estiver na 3ª e for preciso aumentar a marcha (para a 4ª), basta puxar a alavanca para trás.

    Para a 5ª marcha

    Movimente a alavanca para a direita e depois para frente.

    Como dar ré no carro?

    Para engrenar a marcha à ré, em qualquer modelo de carro, será preciso acionar um dispositivo na alavanca para evitar que a ré seja engatada por engano.

    O dispositivo pode ser um anel (argola), um botão na alavanca ou ainda um encaixe especial de puxar ou de empurrar o câmbio.

    Image aqui

    Para engrenar a ré, é preciso acionar o dispositivo de segurança da alavanca do câmbio. No exemplo (acima), o dispositivo é um anel que deve ser puxado para cima.

    Outro ponto comum entre todos os modelos de veículos é que a marcha à ré vai estar posicionada em uma das extremidades da alavanca do câmbio. Mas não se preocupe, independente do veículo será fácil identificar o movimento que precisa ser feito para engatar a ré, como mostra o exemplo abaixo (R = Ré):

    Image aqui

    O mais comum é a marcha à ré ficar na extremidade da esquerda, ao lado da 1ª marcha, como no exemplo acima. 

    Como passar a marcha corretamente?

    Para mudar de marcha, é preciso tirar o pé direito do acelerador e só depois pisar com o pé esquerdo na embreagem, até o fundo do pedal.

    Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem.

    Resumindo: a ordem dos movimentos para passar a marcha é exatamente o que segue descrito abaixo.

    Passo 1

    Tirar o pé do acelerador.

    Passo 2

    Pisar na embreagem até o fundo.
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    As trocas de marcha são constantes na direção de um veículo. Uma dica importante é sempre deixar o calcanhar do pé direito apoiado no chão do carro, para facilitar o movimento de pisar e soltar os pedais do acelerador e freio.

    Passo 3

    Colocar a marcha desejada.

    Passo 4

    Soltar o pé da embreagem, enquanto volta a pisar no acelerador

    Passo 5

    Voltar a pisar somente no acelerador.
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    Depois de já ter colocado a marcha desejada, deixe o pé esquerdo apoiado no piso do carro.

    Com a prática da direção, você irá perceber (pelo barulho do motor e força do carro) qual é o momento certo para aumentar ou reduzir a marcha.

    • Aumentar a marcha: Quando o motor começa a “esgoelar”, emitindo um barulho mais forte, e o carro não estiver respondendo à pisada no acelerador, aumente a marcha.
    • Reduzir a marcha: Se o motor começar a “engasgar”, perdendo a potência, o carro precisa de mais força e a marcha deve ser reduzida.

    Outro indicativo é o relógio de conta-giros no painel do carro. O ideal é que o ponteiro esteja sempre entre o 2 e o 3 (ou entre 20/ 30, dependendo do modelo do painel).

    • Se estiver abaixo do 2, pode reduzir a marcha;
    • Se estiver acima do 3, aumente.
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    Quando o carro está na marcha correta, o ponteiro do conta-giros fica entre o 2 e o 3.

    MarchaQuando usarVelocidade 

    1ª marcha

    • É a marcha mais forte e a que dá menos velocidade.

    • É usada para subir ladeiras íngremes ou para sair com o carro.

    Até 20 km/hora

    2ª marcha

    • É também considerada uma marcha “forte”.

    • É indicada para subidas e descidas de inclinação média e intensa.

    • Deve-se usar a 2ª marcha em conversões e quebra-molas.

    De 20 a 40 km/hora

    3ª marcha

    • É uma marcha intermediária.

    • É bastante usada dentro de perímetros urbanos.

    • Com ela, é possível subir aclives leves.

    De 40 a 60 km/hora

    4ª marcha

    • É recomendada para maiores velocidades.

    • Tem pouca força, em subidas o carro começa 

    De 60 a 80 km/hora

    Como reduzir a marcha?

    Uma dúvida comum de quem está aprendendo a dirigir é:

    Na hora de reduzir, pode pular alguma marcha? O correto é reduzir passando por todas as marchas.

    Na prova prática de direção, o examinador vai observar se você está fazendo a transição de marchas corretamente.

    Marchas precisam ser aumentadas e reduzidas em ordem, de acordo com a necessidade de velocidade e força do veículo.

    Como reduzir a marcha em subidas sem deixar o carro morrer?

    Um dos maiores medos de condutores aprendizes é a redução de marcha na subida. 

    O segredo para reduzir em morros sem deixar o carro morrer é:

    • Reduza assim que sentir que o carro está perdendo força, isto é, quando o pedal do acelerador parar de responder.

    • Aproveite o embalo do carro para fazer a redução e trabalhe bem a alternância dos pés entre a embreagem e o acelerador.

    • Pise na embreagem e reduza logo, sem perder tempo, para o carro não morrer e nem “voltar” (descer).

    Se a subida for mais forte, coloque a 1ª marcha quando o carro começar a perder a velocidade. Nesse caso, se você tirar o pé da embreagem de uma vez o carro vai morrer. 

    Para engatar a 1ª marcha em uma ladeira:

    • Ache o ponto da meia embreagem, dosando a aceleração.

    • Solte o pé da embreagem devagar e pise fundo no acelerador.

    Como usar a marcha como “freio motor”?

    A marcha também serve para frear. O freio motor é quando se usa uma marcha forte (1ª ou 2ª) para reduzir a velocidade do veículo.

    Uma dúvida comum é: "Posso andar com o carro desengrenado na descida?"

    A prática de desengrenar para deixar o carro descer “solto” é arriscada, pois se o sistema de freios falhar você não vai conseguir parar. E mesmo se o freio funcionar, o tempo de frenagem será maior. 

    Dessa forma, para descer um morro, coloque a mesma marcha que você usaria se estivesse subindo o morro.

    O freio motor também deve ser usado para imobilizar o carro em vias planas. Para parar no semáforo, por exemplo, reduza as marchas enquanto pisa no freio. Quando o carro parar, coloque no ponto morto.

    Dicas

    Na alavanca do câmbio, há um desenho mostrando o posicionamento de todas as marchas do carro. As marchas que fazem o carro andar para frente são padronizadas:

    • À esquerda estão a 1ª e 2ª marchas;

    • No meio estão a 3ª e 4ª marchas;

    • À direita está a 5ª marcha.

    A posição da marcha ré varia, mas sempre estará em uma das extremidades (ou mais à direita ou mais à esquerda). A ré só é acionada por meio de um dispositivo na alavanca (pode ser um botão, anel ou encaixe da alavanca).