Incêndio é fogo que propaga de forma descontrolada. É resultado da união de três elementos básicos (o chamado “triângulo de fogo”):
Combustível: material sólido, líquido ou gasoso que fornece energia para a queima.
Comburente: substância que reage quimicamente com o combustível, como o oxigênio, por exemplo.
Calor: necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.
Se alguma fumaça estiver saindo do veículo, observe a cor e o cheiro:
Fumaça branca, sem cheiro: é o vapor da água do radiador.
Fumaça escura, densa, com cheiro forte: é princípio de incêndio.
Os princípios de incêndio mais comuns em veículos são causados por curto circuito ou defeito no sistema de injeção de combustível.
Em caso de incêndio no veículo, o primeiro passo é manter a calma. Lembre-se que, em geral, o tanque de combustível fica afastado do motor.
Em seguida, estacione o veículo em local seguro para evitar acidentes e pegue o extintor de incêndio.
Retire o extintor do suporte e rompa o lacre, destravando a válvula.
Nunca use o extintor deitado ou de cabeça para baixo. Use-o sempre na vertical.
Posicione-se a favor do vento e aproxime-se do foco do incêndio aos poucos, com cuidado.
Através de uma pequena abertura no capô do motor, acione a válvula completamente para abafar o fogo.
Movimente o jato para a esquerda e para a direita, em forma de leque.
No caso do combustível do incêndio ser líquido, evite atacar o fogo com pressão muito forte sobre a superfície.
No final, assegure-se que não houve reinício do incêndio.
O extintor de incêndio não é mais equipamento de uso obrigatório em veículos de 4 rodas (passeios e utilitários) desde setembro de 2015.
As classes de extintores são definidas de acordo com o tipo de material que está em incêndio.
São 3 tipos de classes:
Classe A: apropriado para incêndios em materiais sólidos, como plástico, tecido, borracha e madeira.
Classe B: a ser usado contra chamas em líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, álcool e querosene.
Classe C: para fogo iniciado em equipamentos elétricos, como baterias e componentes do sistema elétrico do veículo.
Os extintores de incêndio também variam com base no produto usado para controlar as chamas. Podem usar água, espuma, gases inertes (que não alimentam o fogo) ou pó.
Há alguns anos, o tipo mais usado era o extintor de pó BC, que não era eficiente para incêndios em materiais sólidos.
Nos veículos, ele foi substituído pelo de pó ABC, capaz de abafar o fogo em estofamentos, revestimentos, tapetes e pneus.
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