Mecânica Básica

09. Resumo de Mecânica Básica

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

Quais são os principais itens de controle do painel de instrumentos do veículo?

Os instrumentos mais comuns (e que são tema recorrente na prova) são os que segue abaixo.

  • Velocímetro
  • Odômetro parcial
  • Odômetro total
  • Tacômetro
  • Nível de combustível
  • Temperatura do motor (ou temperatura do fluido de arrefecimento do motor)
  • Relógio
  • Botão de alerta
  • Luzes indicadoras

Qual é o significado das luzes do painel de instrumentos?  

Existem diversos tipos de luzes de indicação do painel de instrumentos. As principais e mais padronizadas estão na tabela abaixo:

Qual é o significado das luzes do painel de instrumentos?

Legenda:

  • Farol alto: sempre de cor azul para destacar que a luz alta dos faróis está acionada.
  • Farol baixo: indica que as luzes dos faróis estão acesas.
  • Luzes de posição (ou faroletes): torna o carro visível para outros motoristas e também para pedestres, especialmente durante manobras ou estacionamento.
  • Luz de direção (seta): seta para esquerda ou para direita está ligada. Dependendo do modelo do painel de controle, pode haver uma luz para cada uma das setas ou um marcador único para as ambas as setas.
  • Pisca-alerta: indica que o botão de emergência está acionado e que as 4 setas do veículo estão piscando.
  • Ar-condicionado: acende sempre quando o ar-condicionado do carro está ligado.
  • Combustível: acende sempre que o combustível do veículo está acabando.
  • Alerta: principal sinal de emergência de um veículo. Significa que há algo sério de errado e provavelmente haverá outra luz acesa indicando a fonte do problema.
  • Carga da bateria (também chamada de amperímetro): quando acesa, indica que o motor não está recebendo carga de energia suficiente por causa de mau funcionamento do sistema elétrico (no alternador, bateria ou em outras peças).
  • Óleo motor (também chamado de manômetro): se ela estiver acesa ou piscando é sinal de problemas de lubrificação do motor causada por falta de óleo ou por problemas mais graves no sistema de lubrificação. É um dos alertas mais importantes do painel.
  • Temperatura do motor (ou temperatura de fluido de arrefecimento do motor): alerta para falhas no sistema de refrigeração (também chamado de arrefecimento) que provocam superaquecimento e danificam o motor.

O que é um motor?

Por definição, um motor é um dispositivo capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia mecânica. O motor pode ser elétrico ou térmico.

No motor elétrico, uma bateria ou rede externa fornece energia elétrica para o motor transformá-la em energia mecânica. A produção de veículos com motor elétrico tem aumentado em todo o mundo, mas ainda são minoria.

A grande maioria dos veículos em circulação usam motor térmico, que transforma a energia resultante da queima de combustíveis em energia mecânica. Os motores térmicos podem ser de 2 tipos:

  • Motor térmico a vapor
  • Motor térmico de combustão interna

Motor térmico a vapor

A queima de combustíveis sólidos ou líquidos acontece num local separado do motor (fornalha).

O vapor gerado na fornalha é levado ao motor para colocá-lo em funcionamento.

Este motor era utilizado em veículos antigos, como as locomotivas de trem.

Motor térmico de combustão interna

É uma máquina termodinâmica que transforma a energia liberada pela reação química da mistura do ar com o combustível em energia mecânica para impulsionar o veículo.

O processo de queima (ou combustão) acontece dentro do motor, que funciona em ciclos. Podem ser usados como combustível: carvão, óleo, gás, gasolina, álcool. É o tipo de motor mais usado nos veículos atuais.

Qual é a diferença entre motores de ciclo Otto e ciclo Diesel?

Os motores térmicos de combustão interna comumente usados em veículos podem funcionar de acordo com:

  • Ciclo Otto

  • Ciclo Diesel

Ciclo Otto

No motor de ciclo Otto as explosões do combustível ocorrem a partir de uma faísca elétrica, originada pela vela de ignição dentro da câmara de combustão.

A maioria dos veículos automotores que circulam no trânsito brasileiro usam motor de ciclo Otto.

No motor de ciclo Diesel, a combustão é feita por compressão, não há faísca. No lugar da vela de ignição, há o bico injetor que leva o diesel para dentro da câmara de combustão.

Como é um motor mais pesado, ele consegue comprimir o ar e gerar a partir disso calor suficiente para que o combustível entre em explosão e queima.

O motor de ciclo Diesel leva esse nome em homenagem ao engenheiro que o criou (Rudolf Diesel). Da mesma forma, o motor de ciclo Otto homenageia o seu inventor (Nikolaus Otto).

O que é o tempo do motor?

A cada ciclo, o motor realiza alguns processos sequenciais para receber o combustível, fazer a combustão e liberar o calor que o coloca em funcionamento.

O fim de um ciclo é o começo do outro. O tempo do motor indica a quantidade de giros que o virabrequim (ou árvore de manivelas) do motor realiza para completar um ciclo.

  • O padrão é o motor de 4 tempos, em que o virabrequim realiza 2 giros completos de 360º (graus), fazendo com que cada um dos pistões subam e desçam 2 vezes (ou seja, realizam 4 movimentos).

  • No motor de 2 tempos, o virabrequim gira apenas uma vez e realiza o ciclo completo de combustão em 2 tempos. São mais utilizados em motos.

Como é o funcionamento do motor de um veículo?

O motor em funcionamento realiza 4 processos (trabalhos) a cada ciclo.

Nos motores de 4 tempos, cada um desses trabalhos equivale a um tempo (½ giro do virabrequim).

1º tempo: Admissão

A válvula de admissão se abre, o êmbolo desce e a mistura do ar com o combustível é sugada para dentro do cilindro.

Ou seja, o combustível é admitido para o interior da câmara de combustão (motor), por isso é chamado de admissão.

2º tempo: Compressão

A válvula de admissão se fecha, o cilindro sobe e comprime a mistura "ar + combustível" contra o cabeçote.

3º tempo: Explosão

Em um motor de Ciclo Otto, é nesse momento que a vela de ignição emite o centelhamento elétrico (faísca) para queimar a mistura "ar + combustível". A força da explosão empurra o êmbolo novamente para baixo.   

4º tempo: Escape

A válvula de escape se abre, o êmbolo sobe mais uma vez e expulsa os resíduos (gases) gerados pela queima do combustível.

Os resíduos são dispersados no sistema de escapamento, recebendo o tratamento devido antes de serem liberados no meio ambiente.

Observe que a cada tempo há 2 pistões descendo (um em admissão e outro em explosão) e 2 pistões subindo (um em compressão e outro em escape). 

O motor de ciclo Diesel também realiza os 4 trabalhos, com algumas diferenças:

  • Na admissão (1º tempo), o êmbolo desce e o motor admite ar puro sem combustível.

  • Na compressão (2º tempo), o bico injetor leva o diesel para dentro do cilindro enquanto o êmbolo sobe e comprime a mistura "ar + combustível".

  • Com a explosão (3º tempo), o êmbolo é empurrado para baixo.

  • Por fim, acontece o escape (4º tempo) com a descarga dos resíduos.

Não se esqueça de que no motor Diesel não há centelha elétrica e nem vela de ignição. A explosão é provocada pela compressão do combustível.

motor de 2 tempos executa os 4 processos em apenas 1 giro completo da árvore de manivelas:

  • No 1º tempo acontecem a admissão e a compressão: o pistão sobe admitindo e comprimindo o combustível ao mesmo tempo.

  • No 2º tempo acontecem a explosão e o escape: o pistão desce com a explosão e descarrega os resíduos.

Quais são os sistemas de um veículo automotor?

Os principais sistemas de um veículo automotor são:

  • Sistema do motor

  • Sistema de transmissão

  • Sistema de direção

  • Sistema de suspensão

  • Sistema de freios

Também fazem parte da mecânica do veículo:

  • Sistema de arrefecimento

  • Sistema de lubrificação

  • Sistema elétrico

  • Sistema de escapamento

  • Sistema de rodagem (rodas)

Atuam de forma agregada ao sistema motor, auxiliando o funcionamento primário do motor, os seguintes 5 sistemas:

  1. Alimentação: fornece a mistura "ar + combustível".

  2. Lubrificação: diminui o atrito das peças do motor.

  3. Arrefecimento: controla a temperatura do motor.

  4. Elétrico: possibilita a partida do motor.

  5. Transmissão: transmite a força do motor para as rodas.

Dica para não errarDica para não errar

Uma questão que aparece bastante na prova do DETRAN é a que segue abaixo.

Quais são os principais sistemas do veículo automotor? 

  • Motor
  • Transmissão
  • Direção
  • Suspensão
  • Freios

Se na hora da prova você se esquecer de algum dos sistemas, não se preocupe, pois as alternativas erradas costumam apresentar nomes de peças do veículo. Procure manter a calma, leia todas as alternativas e elimine as erradas.

Para estudar os sistemas do veículo não é necessário memorizar o nome de todas as peças e nem seus significados. 

Para a prova, você deve saber: 

  • As finalidades de cada sistema
  • As funções das suas respectivas peças principais.

Quais são as partes de um pneu?

O pneu é uma capa de borracha sintética com alta capacidade de vedar o ar.

Sua estrutura é constituída por diferentes materiais e componentes:

Quais são as partes de um pneu?

Banda de rodagem

Também chamada de banda de rolamento, é a face do pneu que entra em contato direto com o pavimento.

Está disposta sobre as lonas de reforço. Deve ter a capacidade de: aderir a todos os tipos de solo, resistir ao desgaste do atrito e aquecer o mínimo possível.

Flanco (ou costado)

É a lateral do pneu e representa sua altura. Com borracha macia, protege a carcaça de choques pequenos contra o passeio e buracos.

A divisa do costado com a face da banda de rodagem é chamada de ombro.

Lonas

Há a camada de lonas de reforço (ou de topo) que são mais externas e as lonas de carcaça. São feitas com cabos de aço revestidos de borracha, muito finos e resistentes.

São cruzadas transversalmente e coladas uma sobre a outra, formando triângulos indeformáveis, que garantem a rigidez do topo do pneu.

Carcaça

É composta por finos cabos de fibras têxteis ou metálicas traçadas em ângulos retos (90º) e coladas na borracha.

Os cabos da carcaça são o elemento principal da estrutura do pneu e permitem que ele resista à pressão interna do ar. Um pneu de automóvel tem cerca de 1.400 cabos.

Talão

Constituído internamente de arames de alta resistência, é a parte que entra em contato com os flanges das rodas e mantém o pneu preso ao aro da roda.

Tem como função transmitir o torque do motor e a frenagem à área de contato do pneu com o solo. Os aros do talão servem para fixar o pneu na roda.

Como fazer a manutenção do sistema de rodagens?

A manutenção mais básica e de rotina do sistema de rodagem é a calibragem dos pneus, que deve ser feita semanalmente pelo próprio condutor:

  • Se o pneu estiver com a pressão acima do indicado pelo fabricante, haverá um desgaste do centro da banda de rodagem e a preservação do ombro.

  • Se a pressão estiver abaixo do indicado pelo fabricante, vai acontecer o oposto, o ombro irá sofrer maior desgaste enquanto o centro da banda de rodagem será preservado.

  • Para maior durabilidade dos pneus, o ideal é rodar sempre com a calibragem indicada no manual do veículo.

Como fazer a manutenção do sistema de rodagens?

Balanceamento das rodas

O balanceamento das rodas é a manutenção que consiste na distribuição uniforme do peso do veículo no pneu, sendo recomendada nas seguintes situações:

  • Quando existir trepidações (vibrações) no volante no veículo em movimento.

  • Se o veículo sofrer forte impacto nos pneus.

  • Após o conserto ou troca dos pneus.

  • Preventivamente a cada 10.000km (ou seja, junto com o rodízio de rodas). 

Dica para não errarDica para não errar

Atenção! O balanceamento das rodas é um tema bastante cobrado na prova.

O principal sintoma de que é preciso fazer o balanceamento das rodas do veículo é a trepidação do volante.

Isso acontece porque há pequenas irregularidades de distribuição da massa (peso) do veículo entre os 4 pneus e rodas.

O balanceamento das rodas é uma manutenção que contribui para maior durabilidade dos pneus e rodas, e também do sistema de direção.

A pergunta mais recorrente na prova sobre este assunto é:

A falta de balanceamento das rodas pode ocasionar?

Resposta CORRETA: trepidações no volante.

O que é o chassi e o monobloco?

É a estrutura básica, como se fosse o esqueleto do veículo, onde são fixados todos os sistemas veiculares.

Existem 2 tipos de estrutura:

  • Chassi
  • Monobloco

Chassi

É a estrutura base do veículo, que suporta a carroceria e todos os demais sistemas. 

Hoje, apenas os veículos maiores (mais pesados) possuem chassi.

Monobloco

Estrutura formada por um bloco único, que agrega outras partes da carroceria, como capô (teto) e assoalho. 

Atualmente, todos os automóveis têm estrutura de monobloco.  

Pelo CTB, o número de identificação do veículo obrigatoriamente deve ser gravado no chassi ou no monobloco do veículo.

Como utilizar o extintor de incêndio veicular?

Em caso de incêndio no veículo, o primeiro passo é manter a calma. Lembre-se que, em geral, o tanque de combustível fica afastado do motor.

Em seguida, estacione o veículo em local seguro para evitar acidentes e pegue o extintor de incêndio.

Como utilizar o extintor de incêndio veicular

  • Retire o extintor do suporte e rompa o lacre, destravando a válvula.

  • Nunca use o extintor deitado ou de cabeça para baixo. Use-o sempre na vertical.

  • Posicione-se a favor do vento e aproxime-se do foco do incêndio aos poucos, com cuidado.

  • Através de uma pequena abertura no capô do motor, acione a válvula completamente para abafar o fogo.

  • Movimente o jato para a esquerda e para a direita, em forma de leque.

  • No caso do combustível do incêndio ser líquido, evite atacar o fogo com pressão muito forte sobre a superfície.

  • No final, assegure-se que não houve reinício do incêndio.

O extintor de incêndio não é mais equipamento de uso obrigatório em veículos de 4 rodas (passeios e utilitários) desde setembro de 2015. 

Quais são os principais componentes de uma motocicleta?

O motociclista deve manter em dia o funcionamento das luzes e dos equipamentos obrigatórios, como também saber identificar os principais componentes da motocicleta.

Quais são os principais componentes de uma motocicleta?

Como realizar a manutenção de pneus e rodas de uma motocicleta?

  • Diariamente, confira a calibragem dos pneus e verifique se está de acordo com as especificações do manual do proprietário.
  • Nas viagens com passageiro na garupa, o pneu traseiro deve receber maior pressão para compensar o excesso de peso (as orientações também estarão no manual).
  • O bom estado de conservação das rodas e pneus é fundamental para a segurança.
  • Rodas em má conservação dificultam o equilíbrio do piloto e afetam a estabilidade de motocicletas.
  • A legislação de trânsito proíbe o uso de pneus reformados, remoldados ou recapados e de rodas com trincas e deformações em todos os veículos de 2 rodas (ciclomotores, triciclos, motonetas e motocicletas).

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