O motociclista deve manter em dia o funcionamento das luzes e dos equipamentos obrigatórios, como também saber identificar os principais componentes da motocicleta.
A maioria dos veículos de 2 rodas possuem motor de apenas 1 ou 2 cilindros, que trabalha em alto giro, exigindo cuidados especiais com a lubrificação.
Diferente do que acontece nos veículos de 4 rodas, o óleo do motor não lubrifica a embreagem e as engrenagens da caixa de marchas. Por isso, cabos de acelerador, de embreagem e a corrente de transmissão devem ser lubrificadas periodicamente.
O intervalo da troca de óleo deve ser feito de acordo com o manual do proprietário. Em alguns casos, pode ser necessário trocar também o filtro de óleo.
A maioria das motocicletas tem um sistema independente de freio para rodas dianteira e traseira, exigindo uma manutenção diferente para cada um dos sistemas.
O motorista deve ser consciente sobre a importância da manutenção do sistema de freios e deve verificar sempre o seu correto funcionamento.
A alavanca do freio no guidão da motocicleta não deve ter uma folga superior a 1 centímetro.
É importante saber que uma motocicleta de porte médio a 80 km/h (quilômetros por hora), em pista seca, leva cerca de 60 metros para parar. Em piso molhado, essa distância pode dobrar.
O sistema elétrico de uma motocicleta é composto por 3 partes:
Ignição: responsável pela ignição do motor, sendo composta pela bateria, bobina, platinado ou CDI, vela e motor de arranque.
Carga: é a parte que gera e mantém a corrente elétrica para o funcionamento do sistema. É composta pelo alternador e regulador de voltagem.
Contatos do punho (manopla): são os botões acessados pelas mãos do piloto no guidão e que acionam a partida e a buzina do veículo. Integram essa parte do sistema: as lâmpadas de seta, farol e freio, e a fiação do chicote elétrico.
Para a manutenção do sistema elétrico, preserve:
A solução de bateria no nível ideal.
Os contatos terminais livres de sujeira, zinabre, chicote e fios devidamente fixados e encapados.
Nas motocicletas com partida elétrica, procure utilizar a vela recomendada pelo manual do proprietário, trocando-a no período de uso recomendado.
As suspensões dianteira e traseira das motocicletas são diferentes. Cada uma delas demanda cuidados específicos.
O amortecimento do garfo dianteiro é feito por hastes telescópicas, que contém no seu interior molas.
As molas são lubrificadas com um pouco de óleo, que balanceia sua compressão e o retorno para a posição normal.
É composta de 1 amortecedor central ou 2 laterais, além da balança que comporta a roda. Deve ser regulada conforme o peso transportado.
O motorista deve ajustar a pré-carga das molas para compensar a atuação extra da força centrífuga nas curvas, que tende a jogar a motocicleta para fora.
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