Primeiros Socorros

05. Resumo de Primeiros Socorros

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

O que são os primeiros socorros no trânsito?

São as primeiras providências tomadas no local do acidente. É o atendimento inicial e temporário até a chegada de um socorro profissional.

Qual é a finalidade dos primeiros socorros para vítimas de trânsito?

Impedir que o acidente tenha consequências maiores, aumentando as chances de uma melhor recuperação das vítimas.

As finalidades do atendimento dos primeiros socorros para vítimas de trânsito são:

  • Eliminar riscos secundários.

  • Minimizar o sofrimento das vítimas.

  • Manter suas funções vitais.

  • Evitar o agravamento das lesões.

Com as noções de primeiros socorros, o condutor está preparado para:

  • Fazer uma rápida avaliação da vítima.

  • Usar técnicas simples para aliviar as condições que possam agravar o quadro da vítima ou levá-la à morte.

  • Acionar corretamente o serviço de emergência local.

Qual é a sequência das ações de socorro?

As ações de socorro variam de acordo com a situação, mas a sequência dessas ações deve ser sempre a mesma.

Siga a ordem destes 5 passos:

  1. Manter a calma.

  2. Controlar a situação.

  3. Sinalizar o local.

  4. Avaliar a situação.

  5. Acionar o socorro especializado.

O que fazer para sinalizar o local?

A principal regra é:

A sinalização tem que começar em um ponto antes do acidente e ser visível para os motoristas que transitam na via.

A distância recomendada para o início da sinalização varia de acordo com o tipo de via, a velocidade máxima permitida e as condições de visibilidade:

  • Em boas condições de pista e visibilidade, o número de passos longos é igual ao da velocidade máxima permitida.

  • Em condições adversas, dobre (multiplique por 2) o número de passos.

Tipo de via

Velocidade máxima permitida

Distância para o início da sinalização

(de dia e em pista seca)

Distância para o início da sinalização

(de noite, neblina, chuva, etc.)

Via coletora

40 km/h

40 passos longos

80 passos longos

Via arterial

60 km/h

60 passos longos

120 passos longos

Via de trânsito rápido

80 km/h

80 passos longos

160 passos longos

Rodovias110 km/h

110 passos longos

220 passos longos

Caso haja uma curva no trecho de sinalização, pare a contagem dos passos e retome depois do término da curva.  

Para sinalizar o local:

  • Espalhe a sinalização desde o ponto de início até o local do acidente.

  • Use o triângulo de segurança e também galhos e outros materiais leves e visíveis (como papelão e caixas). À noite ou com neblina, mantenha os faróis e pisca-alerta acesos.

  • Não permita que curiosos impeçam que o trânsito flua. Mantenha, dentro do possível, as vias livres.

O que fazer para acionar o socorro?

Quanto mais cedo chegar um socorro profissional, melhor para as vítimas. Solicite um socorro adequado o mais rápido possível.

A seguir estão listados os principais serviços de emergência, telefones e orientações de quando acionar cada um deles.

Os serviços estão listados em ordem de prioridade para acionamento em caso de acidente.

Serviço

Telefone

Quando acionar

Corpo de Bombeiros (COBOM)

193

  • Vítimas presas nas ferragens.


  • Qualquer perigo identificado como fogo, fumaça, faíscas, vazamento de substâncias e combustíveis, ou ainda em locais instáveis como ribanceiras, muros caídos, valas, etc.


  • Em algumas regiões do país é utilizado para todo tipo de emergência relacionada à saúde.


  • O Corpo de Bombeiros pode acionar outros serviços, se houver necessidade.

SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)

192

  • Atende qualquer tipo de emergência relacionada à saúde, incluindo acidentes de trânsito.


  • Pode ser acionado também para socorrer pessoas que passam mal dentro dos veículos.


  • Atualmente a maioria das cidades do Brasil já dispõe do serviço.

Polícia Militar

190

  • Em acidentes no perímetro urbano e rodovias estaduais.


  • Acione sempre que ocorrer uma emergência em locais sem serviços próprios de socorro (como SAMU e Corpo de Bombeiros). A Polícia Militar é a única opção nesses casos.

Polícia Rodoviária Federal

191

  • Em acidentes em rodovias federais.


  • Todas as rodovias devem divulgar o número do telefone a ser chamado em caso de emergência.


  • Muitas rodovias oferecem telefones de emergência nos acostamentos. Nestes telefones é só retirar o fone do gancho e aguardar o atendimento.

Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)

0800

  • Obrigatório nas rodovias administradas por concessionárias.


  • Executa procedimentos de resgate, lida com riscos potenciais e realiza atendimento às vítimas.


  • Seus telefones geralmente iniciam com 0800. Anote o número da emergência logo que entrar na estrada.

Identifique as vítimas com prioridade de socorro

  • : Vítimas inconscientes (desacordadas).

  • : Vítimas com parada respiratória.

  • : Vítimas com parada cardíaca.

  • : Vítimas com hemorragia (sangramentos abundantes).

Dica para não errarDica para não errar

A prioridade de atendimento não está diretamente relacionada à gravidade da lesão.

Uma vítima com parada cardíaca, por exemplo, tem maiores chances de morrer do que uma com parada respiratória.

Porém, com procedimentos simples, você poderá aliviar rapidamente a causa da parada respiratória, garantindo a sobrevivência da vítima.  

Outro ponto de atenção é que o sexo e a idade da vítima não devem ser considerados na prioridade do atendimento.   

O que não se deve fazer com vítimas de trânsito?

O que não se deve fazer:

  • Movimentar a vítima pode piorar uma lesão na coluna ou fratura. A movimentação só deve ser realizada, se houver perigos imediatos ou algum risco incontrolável.

  • Retirar capacetes de motociclistas pode agravar lesões no pescoço e fraturas no crânio.

  • Aplicar torniquetes para estancar hemorragias só deve ser feito por especialistas e em caráter de exceção.

  • Dar alguma coisa para a vítima ingerir poderá atrapalhar os procedimentos hospitalares.  

Situações e procedimentos

É recomendado revisar todo o tópico "Situações e Procedimentos" da matéria Primeiros Socorros, pois é um tema muito recorrente nas provas do DETRAN.

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