Baliza com cones

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

Como fazer baliza com cones?

Um dos maiores medos dos candidatos à obtenção da CNH é errar a baliza no exame de direção. E não por acaso, a baliza é o maior motivo de reprovação no exame prático.

A baliza é uma manobra de perícia. Além de ter habilidade com o controle dos pedais do carro, para fazer uma baliza é preciso saber a hora certa de virar o volante.

Existem alguns macetes que vão te ajudar a fazer corretamente a baliza com cones. Veja no passo-a-passo abaixo.

Passo 1 

Preparando para a baliza.

Image aqui

Avance pelos cones e pare o carro depois deles, com a direção em linha reta.

Image aqui

Ligue a seta para a direita e dê o sinal de braço.

Image aqui

Engrene a marcha à ré e movimente o carro devagar, mantendo a direção em linha reta, até a marcação do cone da baliza aparecer no vidro do passageiro (cabo verde em frente à porta branca).

Passo 2

Entrando com a traseira para dentro da baliza.

Image aqui

Neste ponto em que a traseira fica alinhada com o cone da frente (próximo ao carro na imagem acima), pare o carro brevemente para virar o volante até o limite para direita (para dentro da vaga).

Image aqui

Movimente o carro devagar, jogando a traseira para dentro da área dos cones, com o volante totalmente virado para a direita.

Image aqui

Entre na área da baliza até a marcação do cone chegar no ponto de referência indicado na imagem (cerca de 4 dedos de distância da ponta do retrovisor direito).

Passo 3

Acabando de entrar com o carro na baliza.

Image aqui

Pare o carro brevemente e gire o volante até o limite da esquerda (para fora da vaga).

Image aqui

Entre com o volante totalmente virado para a esquerda, até chegar no meio-fio e o carro encaixar na vaga.

Passo 4

Acertando o carro e concluindo a baliza.

Image aqui

Numa breve parada, desvire o volante com 1 e ½ giro para a direita para acertar as rodas. Coloque a 1ª marcha e mantenha a seta para direita acionada.

Image aqui

Puxe o carro um pouco para frente para ajustá-lo dentro dos cones. Observe que o carro está na distância correta do meio-fio (entre 15 e 30 centímetros).

Image aqui

Para finalizar a manobra, coloque no ponto morto, desligue o carro e puxe o freio de mão

Como consertar a baliza quando o carro entra demais na vaga?

Na baliza, às vezes o carro entra demais dentro da vaga, ficando muito próximo do meio-fio (a menos de 15 centímetros).

Se isso acontecer, você pode consertar o alinhamento do carro e concluir a baliza corretamente, sem grandes dificuldades. Veja como é fácil:

  • Pare o carro antes dele encostar no meio-fio, mantenha a seta para a direita ligada e gire a direção toda para direita (dentro da vaga).

  • Engate a 1ª marcha e puxe o carro para frente devagar, até que a roda dianteira à direita chegue à distância correta do meio-fio (entre 15 e 30 centímetros).

  • Acerte a direção e ajuste a posição do carro entre os cones, dando marcha ré caso necessário.

  • Pronto! A baliza está alinhada e dentro da distância certa do meio-fio.

Como sair da baliza entre cones?

Passo 1 

Coloque a marcha à ré, abaixe o freio de mão e ligue a seta para o lado da saída (esquerda).

Passo 2

De ré, afaste o carro até o limite de trás da vaga. Observe que o marco do cone deverá aparecer no cantinho do vidro traseiro do carro (em frente ao tronco da árvore atrás do carro).

Passo 3

Pare o veículo, engrene a 1ª marcha e vire o volante todo para a esquerda. Observe o trânsito, olhando pelos retrovisores e pela sua janela.

Passo 4

Comece a sair da vaga devagar, até que a marcação do cone da baliza chegue à distância de 4 dedos da ponta do retrovisor direito.

Passo 5

Pise no freio e gire o volante todo para a direita, mantendo a seta ligada. Puxe o veículo até a roda de trás passar pelo cone. Não de esqueça de observar o trânsito pelos retrovisores.

Passo 5

Acerte a direção do veículo para sair da vaga. 

Dicas

A baliza é manobra de perícia. Para acertar, você tem que saber quando virar e desvirar a direção do veículo (além de dominar o controle de embreagem).

Inicie a manobra sempre sinalizando com seta e sinal de braço.

Mantenha a seta ligada durante a manobra.