Um dos maiores medos dos candidatos à obtenção da CNH é errar a baliza no exame de direção. E não por acaso: a baliza é o maior motivo de reprovação no exame prático.
A baliza é uma manobra de perícia. Além de ter habilidade com o controle dos pedais do carro, para fazer uma baliza é preciso saber a hora certa de virar o volante.
Existem alguns macetes que vão te ajudar a fazer corretamente a baliza com cones.
Veja no passo-a-passo abaixo.
Preparando para a baliza.
Avance pelos cones e pare o carro depois deles, com a direção em linha reta.
Ligue a seta para a direita e dê o sinal de braço.
Engrene a marcha à ré e movimente o carro devagar, mantendo a direção em linha reta, até a marcação do cone da baliza aparecer no vidro do passageiro (cabo verde em frente à porta branca).
Entrando com a traseira para dentro da baliza.
Neste ponto em que a traseira fica alinhada com o cone da frente (próximo ao carro na imagem acima), pare o carro brevemente para virar o volante até o limite para a direita (para dentro da vaga).
Movimente o carro devagar, jogando a traseira para dentro da área dos cones, com o volante totalmente virado para a direita.
Entre na área da baliza até a marcação do cone chegar no ponto de referência indicado na imagem (cerca de 4 dedos de distância da ponta do retrovisor direito).
Acabando de entrar com o carro na baliza.
Pare o carro brevemente e gire o volante até o limite da esquerda (para fora da vaga).
Entre com o volante totalmente virado para a esquerda, até chegar no meio-fio e o carro encaixar na vaga.
Acertando o carro e concluindo a baliza.
Numa breve parada, desvire o volante com 1 e ½ giro para a direita, para acertar as rodas. Coloque a 1ª marcha e mantenha a seta para direita acionada.
Puxe o carro um pouco para frente para ajustá-lo dentro dos cones. Observe que o carro está a menos de 50 centímetros do meio-fio, que é a distância mínima aceita Se estiver entre 15 e 30 centímetros, melhor ainda.
Para finalizar a manobra, coloque no ponto morto, desligue o carro e puxe o freio de mão.
Na baliza, às vezes o carro entra demais dentro da vaga, ficando muito próximo do meio-fio (a menos de 15 centímetros).
Se isso acontecer, você pode consertar o alinhamento do carro e concluir a baliza corretamente, sem grandes dificuldades. Veja como é fácil:
Pare o carro antes dele encostar no meio-fio, mantenha a seta para a direita ligada e gire a direção toda para direita (dentro da vaga).
Engate a 1ª marcha e puxe o carro para frente devagar, até que a roda dianteira à direita chegue à distância correta do meio-fio (menos de 50 centímetros). Se estiver entre 15 e 30 centímetros, melhor ainda.
Acerte a direção e ajuste a posição do carro entre os cones, dando marcha ré caso necessário.
Pronto! A baliza está alinhada e dentro da distância certa do meio-fio.
Comece a sair da vaga devagar, até que a marcação do cone da baliza chegue à distância de 4 dedos da ponta do retrovisor direito.
Pise no freio e gire o volante todo para a direita, mantendo a seta ligada. Puxe o veículo até a roda de trás passar pelo cone. Não de esqueça de observar o trânsito pelos retrovisores.
Acerte a direção do veículo para sair da vaga.
Mantenha a seta ligada durante a manobra.
Tire a CNH de 1ª
✓Simulados (prova 2023) ✓Resumos ✓Manobras do exame ✓As questões que mais caem
Crie sua contaVocê acabou de estudar:
15. Baliza com cones
Próximo conteúdo:
Conteúdo anterior:
Tire a CNH de 1ª
✓Simulados (prova 2023) ✓Resumos ✓Manobras do exame ✓As questões que mais caem
Crie sua conta