Como são as aulas no simulador da autoescola?

Ao praticar aulas no simulador da autoescola, o candidato tem a oportunidade de sentir como é dirigir um veículo, sem estar sujeito aos riscos que o trânsito real representa.

No vídeo abaixo, o Ronaldo Cardoso e a Fabi do canal LegTransito mostram na prática como é uma aula no simulador da autoescola:

No simulador, o aluno poderá vivenciar situações como:

  • Ultrapassagem
  • Conversões
  • Mudança de faixa
  • Manobra em marcha à ré
  • Subidas e descidas
  • Condições adversas (neblina, chuva, dirigir à noite, pontos cegos, etc.)

Para muitos especialistas, o candidato que tem a chance de passar pelo simulador antes de avançar para as aulas de direção desenvolve uma confiança que é muito benéfica para o aprendizado.

 

As aulas no simulador da autoescola são obrigatórias?

Com as novas regras da Resolução 778/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), aprovadas em setembro de 2019, o uso do simulador de direção não é mais obrigatório.

Quantas aulas tenho que fazer no simulador da autoescola?

Com a Resolução 778/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o uso do simulador de direção nas autoescolas não é mais obrigatório.

Sobre o uso do simulador nas autoescolas: não é mais obrigatório.

 

*Antes da Resolução 778/2019, no caso da primeira habilitação (categoria B), do total de 25h obrigatórias de aula, 5h precisavam ser feitas no simulador (sendo uma simulando período noturno).

Qual o valor de cada aula no simulador da autoescola?

O pacote de 5 aulas (5h) no simulador de direção custa aproximadamente R$ 300.

Se for do seu interesse, neste post detalhamos o custo total para tirar a CNH.

Quais são as vantagens de usar o simulador da autoescola?

O simulador de direção deixou de ser obrigatório nas autoescolas. Porém, mesmo sendo opcional, muitos especialistas o uso do simulador:

  • Apoio para os mais inseguros: a possibilidade de se familiarizar com a direção em um ambiente seguro e controlado, sem correr riscos reais, é ideal para alunos com pouca ou nenhuma experiência no volante
  • Eficiência pedagógica: desde o aprendizado do uso de empilhadeiras até o treinamento para pilotar aviões, a eficiência dos simuladores no aprendizado é comprovada. O resultado disso tudo é bem objetivo: índices maiores de aprovação.
  • Segurança em aulas noturnas: muitas autoescolas relatam problemas de segurança com as aulas noturnas, principalmente em bairros com maior índice de criminalidade. Dessa forma, o simulador é um excelente recurso para apresentar o contexto de direção noturna ao aluno de maneira segura.
  • Tempo de formação do condutor: ao contrário do que muitos afirmam, o simulador não torna o processo de obtenção da CNH mais lento. na verdade, ele agiliza esse processo, pois ao possibilitar aulas noturnas em qualquer horário e evitar a exposição a riscos de acidentes, a tecnologia abrevia o tempo entre a entrada do aluno na autoescola e a conquista da CNH.

simulador da autoescola

Resumo
Simulador da Autoescola (2020): O que mudou? É obrigatório ou não é?
Nome
Simulador da Autoescola (2020): O que mudou? É obrigatório ou não é?
Descrição
Tudo que você precisa saber sobre o simulador da autoescola. É obrigatório ou não? Qual a carga horária obrigatória? Existe simulador online?
Autor
Publicador
AprovaDETRAN
Logo do publicador