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Neste post descubra como fazer baliza de carro em diferentes situações, como:

  • Entrando de carro na garagem de frente;
  • Entrando de ré em garagem estreita;
  • Saindo com carro de uma vaga apertada;
  • Saindo com carro de uma vaga em aclive com o carro na frente.

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Como entrar na garagem de frente?

Existem 3 maneiras para você entrar com o carro de frente em uma garagem com entrada estreita:

Situação 1: entrando de frente em garagem na mesma mão de direção

É uma das maneiras mais fáceis. Veja o passo a passo abaixo:

  • Pare na contramão para fazer uma curva aberta e entrar com o carro em ângulo reto.
  • Realize a manobra sempre sinalizando com a seta para direita.
  • Com o carro parado, vire a direção totalmente para a direita.
  • Observe o trânsito para fazer a curva aberta e atravessar a via.

A roda dianteira do lado do motorista (= esquerda) deve passar próxima da ponta da garagem à esquerda, para que a frente encaixe exatamente na entrada.

Situação 2: manobrar de ré na rua para entrar de frente

É uma variação para entrar de frente quando o seu carro estiver transitando na mesma mão direcional da entrada da garagem.

Em ruas íngremes, é maneira mais fácil de acertar a largura do carro com a do acesso à garagem, porque não exige tanto controle de embreagem.

Acompanhe as orientações abaixo:

  • Passe a entrada da garagem e pare o carro na sua mão de direção.
  • Dê a seta para a esquerda e de ré, jogue a traseira do carro para o lado oposto à garagem.
  • Acerte a direção de forma que a frente do veículo fique alinhada com a entrada da garagem, alterne a seta para direita.
  • Coloque a 1ª marcha.

Pronto! O carro entra na garagem com facilidade.

Situação 3: entrando de frente em garagem na mão oposta à sua

Não tem muito segredo porque o carro já está na direção oposta, já ficando preparado para fazer a curva para entrar de frente.

  • Encoste o carro no meio fio da sua mão de direção, de forma alinhada à entrada da garagem e sinalize com seta para esquerda.
  • Coloque a 1ª marcha, observe o trânsito e entre com a frente do carro, aproximando a roda dianteira esquerda com a ponta do acesso à garagem.

Assista ao vídeo abaixo da autoescola GS Dirija Sem Medo e veja como entrar com carro de frente na garagem em rua estreita.

Como entrar de ré em garagem estreita?

Situação 1: entrando de ré em garagem na mesma mão de direção

Em algumas garagens fica mais fácil entrar de ré para colocar o carro na vaga. Para entrar de ré quando você já está circulando na mão direcional da garagem:

  • Passe pela entrada da garagem e pare o carro um pouco acima dela, no meio da rua (entre as duas mãos direcionais), para poder fazer uma curva aberta de ré.
  • Engate a ré, sinalize com seta e deixe o carro voltar, apenas no controle do freio e da embreagem, virando o volante todo para direita (lado da garagem).
  • A roda de trás, do lado do carona, deve passar o mais próximo possível do bico do acesso para a garagem (acompanhe pela visão do retrovisor direito).
  • Acerte a direção para encaixar a traseira do carro certinho dentro do portão da garagem.
  • Siga de marcha ré, observando retrovisores, traseira e frente do carro.

Situação 2: entrando de ré em garagem na mão oposta à sua

A última situação é entrar de ré na garagem quando ela está na sua contramão. Confira o passo a passo:

  • Se a garagem estiver no morro (como no exemplo), você terá que subir com o carro de marcha à ré, fazendo controle de embreagem com alta aceleração para o carro não morrer.
  • Aproxime o carro a uma distância de 1 metro da calçada da sua mão de direção, para que a frente do carro tenha espaço para a manobra de ré.
  • Ligue a seta e vire o volante para o lado da garagem (= direita).
  • Engrene a marcha à ré, confira o trânsito e inicie e a manobra de ré, acelerando bem.
  • Olhando principalmente pelos retrovisores da direita e da esquerda, direcione a traseira do veículo para que ela encaixe na entrada da garagem.

Assista ao vídeo abaixo da autoescola GS Dirija Sem Medo e confira como entrar com carro de ré na garagem tanto pela esquerda quanto pela direita.

Como sair de uma vaga apertada?

Veja o passo-a-passo para sair de uma vaga apertada, quando o seu carro tem pouco espaço entre os veículos da frente e de trás:

  • Primeiro, verifique onde há mais espaço para manobrar: se é na frente ou atrás.
  • Comece puxando o carro para onde tiver mais espaço.
  • Para saber qual lado virar o volante, use o macete: quando o carro vai para frente, o volante vira para o lado da rua; para trás, o volante vai para o lado da calçada.
  • A movimentação do carro deve ser suave, basta soltar um pouco o pé da meia embreagem e aliviar o pé do freio sem tirá-lo completamente do pedal.
  • Coloque a marcha à ré e vire o volante todo para o lado da calçada (= direita).
  • Olhando para trás, solte e pise no freio de forma rápida e sucessiva para chegar bem perto do carro de trás e aproveitar o máximo de espaço.

 

Dica: Atenção à técnica do freio: começou a soltar já volte a pressionar o pedal. No exemplo, 3 “soltadinhas” no freio já levam o carro para o limite da baliza.

 

Coloque a 1ª marcha, volante mais uma vez virado para o lado da rua e puxe o carro para frente, soltando o pedal do freio, até quase encostar no carro da frente.

Repita o movimento de vai e vem dentro da vaga, sempre virando o volante ao máximo, até ter espaço suficiente para sair com a frente do carro.

Quando o retrovisor direito ultrapassar a linha da traseira do carro da frente, observe se o trânsito está livre e finalmente saia com o veículo.

Dica: Lembre-se de acionar a seta logo no início da manobra, mantendo ela ligada até sair com o carro da vaga.

No vídeo abaixo um policial ensica como sair de uma vaga

Como sair de uma vaga em aclive com um carro na frente?

Para sair de balizas em descidas, você pode sair usando a técnica do controle de embreagem ou contar com auxílio do freio de mão.

Opção 1: Técnica do controle de embreagem

Comece ligando o carro: pise no freio, depois da embreagem para colocar o ponto morto e vire a chave para colocar o motor em funcionamento.

Para colocar a marcha à ré, pise fundo na embreagem 2 vezes e então engrene a marcha à ré. Tenha certeza de que a ré entrou (alivie um pouco o pé do freio).

Dica: A técnica de pisar na embreagem 2 x faz com que a engrenagem do sistema se acerte e elimina o risco da ré não entrar corretamente.

 

Pisando firme no pedal do freio, solte o freio de mão e busque pelo ponto da embreagem. Quando a direção começar a vibrar, solte o pé do freio devagar.

Com a direção virada para o lado da rua (= direita), acelere para jogar a frente do carro para fora da vaga.

Conclua a saída, seguindo os procedimentos gerais para saídas de baliza.

Opção 2: Sair da vaga com o freio de mão

Repita os procedimentos iniciais da saída de vaga na descida com o controle de embreagem:

  • Pise no freio, depois da embreagem para colocar o ponto morto e vire a chave para colocar o motor em funcionamento.
  • Pise fundo na embreagem 2 vezes pra ter certeza que a ré vai engatar e coloque a marcha à ré.
  • É a partir desse ponto que o passo-a-passo será diferente, acompanhe:
  • Com a marcha à ré engrenada e freio de mão ainda puxado, vire a direção para o lado da calçada e comece a acelerar.
  • Com o carro em aceleração, solte o freio de mão. O carro vai subir de ré e a frente já vai sair da vaga.
  • Pronto! Com o freio de mão puxado não tem erro, esse é o jeito mais fácil e seguro de sair de uma vaga na descida com outro carro estacionado logo à frente.

Para sair de vagas apertadas, comece puxando o carro para onde tiver mais espaço.

Vire totalmente a direção e coloque o carro em movimento apenas soltando e pisando novamente no freio de forma rápida e sucessiva.

Para virar a direção, use o macete:

  • Carro andando de ré, volante virado para o lado da calçada.
  • Carro andando de frente (1ª marcha), volante virado para o lado da rua.

Repita o movimento de vai e vem dentro da vaga até que seu retrovisor lateral passe da linha da traseira do carro da frente.

Para sair em descidas com outro carro colado na sua frente, use uma das seguintes técnicas:

  • Controle de embreagem: arranque com o pé na meia embreagem e leve o pé do freio para o acelerador. Acelere forte, virando a direção para o lado da calçada para sair.
  • Usando o freio de mão: vire o volante para o lado da calçada, solte o freio de mão com a meia embreagem e carro em aceleração. O carro vai subir de ré e a frente do carro estará fora da vaga.

Conclusão

A grande dica para entrar de frente ou de ré em uma garagem estreita é fazer uma curva aberta para alinhar o carro com a largura do portão.

Já para entrar com o carro de frente na garagem estreita, siga os seguintes passos:

  • Se o carro e a garagem estiverem na mesma mão direcional, encoste no meio fio da contramão e faça a curva já alinhando a frente do carro com o portão.
  • Em ruas íngremes, é mais fácil manobrar de ré na rua para que o carro e a entrada da garagem fiquem no mesmo plano.
  • Se você estiver na contramão, encoste na calçada da sua mão de direção e já faça a curva para entrar direto.
  • O macete para entrar certinho no portão é alinhar a roda dianteira do seu lado (esquerdo) com a ponta do acesso à garagem.

Se tiver que sair de ré com o carro de uma vaga apertada, siga os passos abaixo:

Quando o carro e entrada estão na mesma mão direcional, pare um pouco acima da entrada no meio da rua (entre as 2 mãos direcionais).

Se estiver transitando na contramão da garagem, encoste a 1 metro do meio fio da sua mão de direção.

Em ambas as situações:

  • Vire o volante todo para o lado da garagem, movimentando o carro de ré.
  • Olhe bem todos os retrovisores e a traseira do carro para direcioná-la para a entrada da garagem.
  • Aproxime ao máximo a roda traseira do lado carona (direita) com a ponta do acesso à garagem.

Se esse guia te ajudou, é provável que ajude outros candidatos que estão prestes a encarar o exame de direção.

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Resumo
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Baliza de carro: garagem estreita e vagas pequenas
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AprovaDETRAN
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