Manobras do Exame

13. Parada rente ao meio-fio

alarm Tempo de estudo: 30 minutos

O que você vai ver:

    Como fazer uma parada junto ao meio-fio?

    Em uma parada junto ao meio-fio, o ideal é que o carro fique em uma distância de 15 a 30 centímetros da guia (quina) da calçada.

    Veja o passo-a-passo abaixo (vamos inclusive revelar o truque do limpador de pára-brisa).

    Passo 1

    Chegando próximo ao local onde deseja encostar, acione a seta para direita. 

    Passo 2

    Passo 3

    Aproxime o carro do meio-fio devagar, com cuidado para não entrar demais, até o pontinho do limpador de pára-brisa chegar na linha da quina do meio-fio.

    Passo 4

    Ainda com o carro em movimento, desfaça o volante dando ½ giro para esquerda (sentido contrário). O ponto de referência do pára-brisa vai entrar bem na calçada.

    Passo 5

    Mantenha o giro do volante até alinhar a guia do meio-fio, entre a referência do pára-brisa e o volante (o pontinho do pára-brisa deve ficar no meio da calçada).

    Passo 6

    Conclua a manobra, acertando o volante em linha reta e conferindo pelo retrovisor direito a distância entre a roda traseira e o meio-fio.

    Em carros de auto-escola é comum encontrar adesivos no vidro da frente para ajudar o aluno a alinhar o carro com o meio-fio.

    Depois de habilitado, você não vai poder contar com o adesivo. Para dirigir bem, você deve conhecer os pontos internos próprios do carro que servem de referência para estacionar.

    Dicas

    • Em manobras de alinhamento paralelo ao meio-fio (direito ou esquerdo), o carro deve ficar numa distância de 15 a 30 centímetros da borda da calçada.
    • Use como ponto de referência o pontinho (pequeno parafuso) do limpador de pára-brisa.
    • Sinalize com seta, reduza para a 1ª marcha e dê ½ volta no volante para direita (mesmo lado do meio-fio).
    • Quando o ponto de referência chegar na quina da calçada, vire o volante com ½ giro para esquerda (lado da rua).
    • Aproxime o carro devagar, mantendo o volante até o meio-fio ficar posicionado entre o ponto de referência e o limite superior do volante (deve ficar no meio exato).
    • Coloque a direção em linha reta, confira pelo retrovisor direito se a distância em relação ao meio-fio está "ok" (15 a 30 centímetros da borda da calçada) e conclua a manobra.