Estas dicas podem ajudar mais pessoas. Podemos contar com você?

Escolher uma boa autoescola significa tirar a carteira de motorista mais rápido, sem dores de cabeça e gastando menos dinheiro.

Neste post, vamos revelar tudo que você precisa saber para escolher uma boa autoescola:

  • Os principais motivos de reclamações contra autoescolas no Reclame Aqui
  • Dica 1: Escolha uma autoescola credenciada
  • Dica 2: Escolha uma autoescola com bons índices de aprovação
  • Dica 3: Escolha uma autoescola que cobra um preço justo pelo que oferece
  • Dica 4: Escolha uma autoescola que atua dentro da lei
  • Dica 5: Escolha uma autoescola que leva as aulas de legislação a sério

Lembre-se de alguns pontos importantes no processo de habilitação:

  • A autoescola é um ambiente que você irá frequentar no dia a dia (durante vários meses do ano);
  • Você utilizará rotineiramente vários itens da infraestrutura desta autoescola (recepção, sala de aula, banheiros, ar condicionado, simulador de direção, veículos, etc.);
  • Uma autoescola bem administrada fará você evitar várias dores de cabeça ao longo do processo de habilitação (inclusive com relação a prazos de agendamento de exames e documentação);
  • Autoescolas que possuem bons instrutores têm taxas de aprovação mais altas (o que aumenta sua chance de passar de primeira nos exames).
Auto escola sala de aula

A infraestrutura da escola é muito importante. Para se ter uma ideia, somente na sala de aula de preparação para a prova teórica você passará, no mínimo, 45h (que é a carga horária obrigatória).

Por todos esses motivos, neste post vamos revelar 5 dicas para você não errar na escolha da autoescola. 

E não se esqueça: Após se matricular em uma autoescola, crie sua conta no AprovaDETRAN (a mais completa plataforma de estudos para candidatos ao processo de habilitação do Brasil) para aumentar suas chances de passar de primeira na prova teórica e no exame de direção.

Criar sua conta leva menos de 1 minuto e você libera acesso imediato a vários recursos de estudo:

  • Simulados ilimitados revelando as questões que mais caem na prova;
  • Dicas os especialistas para não cair nas pegadinhas que mais eliminam candidatos;
  • Conteúdo completo de todas as matérias, destacando inclusive os assuntos mais cobrados;
  • Resumos de estudo para revisar em minutos os tópicos que mais fazem os candidatos perderem pontos de bobeira.

CRIE SUA CONTA AGORA

CNH aprova detran m

Quanto tempo leva para fazer autoescola?

O tempo total necessário para conseguir a primeira habilitação é de 90 dias, em média, distribuídos da seguinte forma:

  • 45 horas de curso teórico (CFC);
  • 20 horas de aulas práticas;
  • 5 horas de uso do simulador;

Contudo, é importante salientar que o tempo necessário para conseguir a sua habilitação vai depender única e exclusivamente de você.

Ou seja, quanto mais preparado você estiver para o exame teórico e o exame prático, mais rápido você consegue passar pelo processo.

Como escolher a melhor autoescola?

Escolher uma boa autoescola é uma tarefa que exige alguns cuidados. Não é à toa que o Reclame Aqui (maior site brasileiro de reclamações de consumidores contra empresas) possui uma categoria específica chamada “autoescolas”.

Veja um exemplo de reclamação:

Auto escola reclamacao reclame aqui

De acordo com os relatórios do Reclame Aqui, os 10 motivos mais frequentes de reclamações são:

    1. Qualidade do serviço prestado
    2. Mau atendimento
    3. Cobrança indevida
    4. Mau atendimento do prestador de serviço
    5. Descumprimento de prazo
    6. Valor abusivo
    7. Demora na execução
    8. Comportamento do profissional
    9. Estorno do valor pago
    10. Indisponibilidade de horários

Dica 1: Escolha uma autoescola credenciada

Para poder funcionar, toda autoescola deve ser credenciada. Isso significa que a empresa precisa ter um alvará que é expedido pelo DETRAN do respectivo estado.

Segundo a legislação, este documento precisa estar em local de fácil visualização para o consumidor. Dessa forma, ao chegar em uma autoescola, se você não conseguir visualizar o alvará (geralmente está afixado na parede da recepção), solicite à atendente e não esqueça de verificar a data de validade do documento.

Esta é a maneira mais segura de garantir que a autoescola cumpre suas obrigações perante o órgão de trânsito (DETRAN), que é o responsável inclusive por fiscalizá-las.

Alguns DETRANs informam as autoescolas que estão devidamente credenciadas em seus sites. No site do DETRAN-MG, por exemplo, você pode utilizar esta página para buscar as autoescolas que são parceiros credenciados (em qualquer cidade do estado):

Auto escola credenciadas

Dica 2: Escolha uma autoescola com bons índices de aprovação

Outro ponto muito importante que você deve observar é o índice de aprovação. Em alguns casos, no site do DETRAN você consegue esta informação.

Verifique as taxas de aprovação das autoescolas onde você pretende se matricular levando em conta, de preferência, os últimos 12 meses.

Nesta página do site do DETRAN-MG, você pode avaliar os índices de aprovação das autoescolas em 3 tipos de exame:

  1. Exame teórico;
  2. Exame prático de direção (categoria A);
  3. Exame prático de direção (categoria B).

Auto escola índice de aprovação

Dica 3: Escolha uma autoescola que cobra um preço justo pelo que oferece

Agora vamos ao que interessa: O PREÇO!

Na hora de comprar um celular, por exemplo, normalmente você compara o preço em várias lojas, certo? E isso faz muito sentido, pois o aparelho vendido na Loja X é o mesmo aparelho vendido na Loja Y. Porém, quando o assunto é prestação de serviços, o cenário é muito diferente.

Evite autoescolas que cobram um preço muito baixo ou que oferecem promoções milagrosas. Um preço muito abaixo do que o mercado pratica pode sinalizar que a autoescola investe pouco na qualidade de seu serviço. Afinal:

  • Os melhores instrutores não trabalham por baixos salários;
  • Uma boa gestão requer mão de obra qualificada (e que tem um custo);
  • Cuidar da infraestrutura exige investimento (limpeza, softwares, cadeiras, iluminação, ar condicionado, simuladores de direção modernos, etc.);
  • Fazer revisões constantes nos veículos utilizados pelos alunos não sai de graça;
  • Dentre vários outros fatores.

Nos sites das autoescolas você geralmente encontra o preço detalhado de cada serviço que compõe o preço total. Isso é importante pois ajuda você a descobrir:

  • Se a autoescola está cobrando um preço acima do normal para as taxas do DETRAN;
  • Se a autoescola está cobrando muito barato pelo curso de legislação (isso é um risco, pois pode indicar que a empresa não investe em instrutores, material didático, infraestrutura da sala de aula, etc.);
  • Se a autoescola está cobrando muito barato pelo curso prático de direção (isso também é um risco, pois pode indicar que a empresa não investe nos instrutores, nos veículos, na atualização dos simuladores de direção, etc.).

Em vários estados existem sites comparadores de preço de autoescolas. No caso de Minas Gerais, o Mercado Mineiro oferece essa possibilidade. As autoescolas são listadas por região da cidade, uma vez que localização é um fator de escolha importante para o consumidor que deseja tirar a CNH:

Auto escola preco

Dica 4: Escolha uma autoescola que atua dentro da lei

Dentre todas as dicas que estamos abordando aqui, esta é a mais séria.

Se você chegou no balcão de uma autoescola e o atendente começou a te oferecer um jeitinho de não cumprir a carga horária, um jeitinho de passar no exame, um jeitinho de burlar o sistema, descarte esta empresa!

Se manter longe deste tipo de autoescola significa evitar problemas sérios com a justiça. É muito comum vermos matérias sobre venda de CNH em diversos meios de comunicação, e apoiar este tipo de crime certamente não é começar a sua vida de motorista com o pé direito:

Auto escola venda de CNH

 

É importante finalizar o processo de habilitação com a cabeça erguida. Isso significa muito para o seu futuro como motorista. Saber que você tirou a carteira por mérito próprio é fundamental para a sua confiança no trânsito.

Dica 5: Escolha uma autoescola que leva as aulas de legislação a sério 

Nossa quinta e última dica é sobre o curso teórico técnico, também conhecido como curso de legislação.

Se a autoescola é daquelas que só coloca filminho para assistir, tem coisa de errada aí! Um curso teórico bem administrado merece:

  • Um professor competente;
  • Que ministre todas as aulas;
  • Que esteja perto dos alunos para tirar dúvidas, debater ideias e elevar a experiência de aprendizado a um nível superior.

Auto escola sala de aula

Isso é importante inclusive para que o curso teórico não seja chato, o que fará você se desmotivar, faltar às aulas e demorar mais tempo que o necessário para concluir as 45h obrigatórias.

Não se matricule sem antes assistir a uma aula experimental! As autoescolas que são sérias e competentes permitem e incentivam essa prática. Para elas, é uma grande oportunidade de colocar você em contato com a excelente qualidade de ensino que oferecem e te ajudar a decidir fechar negócio com elas.

Quanto custa para tirar a carteira de motorista?

Segundo o instrutor Ronaldo Cardoso, especialista pós-graduado em Gestão e Segurança no Trânsito, o custo total para tirar a Carteira Nacional de Habilitação pode chegar a R$ 3.000:

Tomando por base um processo de habilitação padrão, com um número razoável de aulas práticas e índice médio de aprovação, eu diria que o custo total chegaria, tranquilamente, aos R$ 3.000,00.

 

Se você já chegou no balcão de uma autoescola para pedir um orçamento, deve ter ficado bastante confuso com todos aqueles valores.

De qualquer forma, o importante é entender que os custos para tirar a CNH se dividem basicamente em 3 categorias:

  • Custos com exame médico e psicotécnico
  • Custos com taxas do DETRAN
  • Custos com a autoescola

Vejam um exemplo de orçamento (considerando o processo de habilitação no estado de MG), com valores estimados no período de publicação desta postagem (janeiro de 2018):

Custos com exame médico e psicotécnico
Exame médico R$ 116
Exame psicotécnico R$ 147
Custos com taxas do DETRAN
Cadastro inicial no RENACH R$ 65
Prova teórica R$ 65
Licença de Aprendizagem de Direção R$ 49
Prova prática de direção R$ 65
Custos com a autoescola
Aulas teóricas/45 horas R$ 300
Materiais utilizados no curso teórico R$ 50
Materiais utilizados no prova teórica R$ 40
Aulas no simulador de direção (5 aulas) R$ 250
Serviço de emissão da LADV R$ 40,00
Aulas práticas de direção (20 horas) R$ 1.000
Serviço de marcação do exame de direção R$ 40
Aluguel do veículo para o exame de direção R$ 150
TOTAL R$ 2.377

Vale lembrar que os custos para tirar a CNH que mencionamos no nosso “orçamento modelo” se referem apenas ao número mínimo de aulas exigidas por lei.

Quanto custa as aulas teóricas da autoescola?

O custo das aulas teóricas depende da autoescola e o valor pode variar 800%, segundo o jornal Hoje em Dia:

Há autoescolas que cobram R$ 50 para ministrar 45 horas/aula, enquanto outras exigem o pagamento de R$ 450 pelo mesmo serviço.

 

Como é a prova de legislação?

A prova de legislação do DETRAN é aplicada em todo o território nacional, mas pode ter algumas diferenças de um estado para outro.

Para fazer a prova, o candidato deve apresentar um documento de identidade e o comprovante de pagamento da taxa para realização do exame.

As questões da prova de legislação estão divididas em:

  • Legislação de Trânsito;
  • Primeiros Socorros;
  • Direção Defensiva;
  • Cidadania e Meio Ambiente;
  • Mecânica Básica.

Todas as questões da prova de legislação são elaboradas no formato de múltipla escolha.

Dessa forma, você não precisa elaborar respostas complexas, basta assinalar uma das alternativas que você acredita estar correta.

Quanto tempo dura a prova de legislação?

O tempo máximo para realização da prova de legislação do DETRAN é de 50 minutos.

Nesse tempo, o candidato deve responder todas as questões da prova, buscando a quantidade mínima de acertos (70%) para ser aprovado.

O resultado do exame pode ser conferido após sua realização, tanto nos terminais de autoatendimento quanto pela internet.

Quantos por cento tem que acertar na prova do DETRAN?

O exame do DETRAN contém 30 questões, todas de múltipla escolha, e você precisa acertar pelo menos 70% desse total para ser aprovado.

Ou seja, acertando 21 das 30 questões da prova você já atinge o mínimo necessário para ser aprovado.

Por isso, é importante se preparar bem e ter uma boa noite de sono na véspera da prova.

Assim você pode fazer uma prova com mais calma, e ter uma boa nota final.

Ainda assim, caso não consiga acertar 70% das questões, não é preciso se preocupar.

Você pode reagendar a realização da prova em no mínimo 15 dias.

O que fazer para passar na prova teórica do DETRAN?

Uma boa dica para passar de primeira na prova teórica do DETRAN é fazer o maior número possível de simulados do DETRAN.

Segundo uma pesquisa realizada pelo AprovaDETRAN, os candidatos que alcançam as notas mais altas fizeram pelo menos 3 simulados por dia, ao longo de 30 dias.

Nesse caso, comece a estudar com antecedência e siga duas dicas essenciais:

  • Reserve um período mínimo de 30 dias para se preparar.
  • Faça, no mínimo, 3 simulados por dia.

Se você seguir esse planejamento, ao final dos 30 dias terá feito 90 simulados do DETRAN. Em média, é como se tivesse feito 12 simulados para cada uma das 8 matérias cobradas na prova do DETRAN.

Toda essa experiência fará com que você tenha um amplo repertório de questões registrado na sua memória. E como as questões que enfrentará na prova do DETRAN serão muito parecidas (ou iguais) às que você fez nos simulados do AprovaDETRAN, o risco de erro será muito pequeno.

Preços das autoescolas das capitais de MG, SP e RS

O custo pela primeira habilitação pode variar de acordo com a localização, o custo de combustível, as despesas com funcionários e os serviços oferecidos por cada autoescola.

O DETRAN define um valor máximo para as aulas teóricas e práticas, mas as autoescolas podem reduzir o preço, oferecer promoções e dar descontos, além de facilitar o pagamento por meio de parcelamentos e financiamentos.

Confira abaixo uma visão geral dos preços das autoescolas dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Pacote da 1ª habilitação para Categoria B São Paulo (São Paulo) Minas Gerais (Belo Horizonte) Rio Grande do Sul (Porto Alegre)
Valor mínimo: R$ 1.106,00 R$ 999,00 R$ 1.652,19
Valor máximo: R$ 1.760,00 R$ 2.460,00 R$ 2.270,76

Se este artigo tiver ajudado você, é provável que ajude outros candidatos que estão prestes a encarar o processo de habilitação.

Por isso, sinta-se à vontade para compartilhá-lo e fazer nossa mensagem chegar ao maior número possível de pessoas (principalmente aquelas que estão em busca de uma autoescola para se matricular).

E aí, vamos criar sua conta no AprovaDETRAN agora (leva menos de 1 minuto)?

 

CRIE SUA CONTA AGORA

CNH aprova detran h

Estas dicas podem ajudar mais pessoas. Podemos contar com você?

 
Resumo
Auto escola: Fuja dos 5 erros mais comuns na hora de escolher
Nome
Auto escola: Fuja dos 5 erros mais comuns na hora de escolher
Descrição
Quer tirar a carteira de motorista mais rápido, sem dores de cabeça e gastando menos dinheiro? Descubra como escolher a auto escola certa!
Autor