O que você vai ver:
O que eu preciso saber para fazer uma ultrapassagem segura?
Para fazer uma ultrapassagem segura é preciso dividir a manobra em dois momentos:
- Antes de iniciar a ultrapassagem
- Ao realizar a ultrapassagem
No vídeo abaixo, o instrutor profissional André Vargas indica procedimentos seguros de ultrapassagem para cada situação no trânsito:
Antes de iniciar a ultrapassagem
- Verifique se o condutor que vem atrás já iniciou uma ultrapassagem.
- Verifique se o condutor da frente sinalizou que também irá ultrapassar outro veículo.
- Verifique se a faixa à esquerda (contramão) está livre numa extensão suficiente para que a manobra possa ser executada com segurança. Avalie com cuidado a distância e a velocidade dos veículos.
Ao realizar a ultrapassagem
- Sinalize com antecedência, acionando a luz indicadora de direção (seta) ou por gesto de braço.
- Afaste-se e mantenha distância lateral de segurança do veículo ultrapassado.
- Retome a faixa de trânsito de origem, sinalizando com seta ou com gesto de braço.
Na dúvida, a ultrapassagem não deve ser realizada.
O que é considerado ultrapassagem?
É importante entender a diferença entre “passagem” e “ultrapassagem”.
Passagem
É quando um veículo avança à frente de outro sem mudar de faixa de trânsito. Acontece em vias que possuem 2 ou mais faixas.
Ultrapassagem
É quando um veículo avança à frente de outro mudando de faixa e retornando à faixa de origem após a manobra.
Como regra geral, tanto a passagem quanto a ultrapassagem devem ser realizadas pelo lado esquerdo da via de trânsito. O CTB prevê uma única situação em que é permitido ultrapassar pela direita:
“… A ultrapassagem deve ser feita sempre pela esquerda, EXCETO quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.”
Quais são os tipos de faixa de ultrapassagem?
Para saber se é permitido ultrapassar em uma rodovia observe se as linhas amarelas presentes no pavimento são contínuas ou tracejadas. Veja só:
Quando é proibido ultrapassar?
É proibido ultrapassar em vias de mão dupla e pista única (em duas situações):
- Nos trechos em curvas e em aclives sem visibilidade.
- Nas passagens de nível, pontes, viadutos e travessias de pedestres.
É também proibido ultrapassar nas interseções (cruzamentos) ou suas proximidades.
Como fazer ultrapassagem em uma rodovia?
No vídeo abaixo, o Ronaldo e a Fabi do canal LegTransito explicam os cuidados que se deve tomar ao realizar ultrapassagens em rodovias:
Em todas as ultrapassagens em rodovia
- Mantenha a distância mínima de segurança de 2 segundos do veículo em frente.
- Obedeça a sinalização: ande dentro da velocidade máxima permitida e realize ultrapassagens apenas nos locais permitidos.
- Acenda o farol baixo, mesmo durante o dia.
Ultrapassagem em rodovia com chuva
- Regule a velocidade do limpador de para-brisa conforme a intensidade da chuva.
- Ligue e direcione o ar quente para o painel do carro para evitar o embaçamento dos vidros.
- Dobre a distância de segurança para 4 segundos.
- Reduza em 20 km/h a velocidade máxima permitida.
- Evite passar por áreas com água acumulada (não sendo possível, reduza a velocidade e a marcha).
- Nunca freie em cima de um buraco.
Ultrapassagem em rodovia com pista simples
- Realize ultrapassagens somente se a sinalização permitir (a faixa amarela mais próxima de você deve ser tracejada).
- Sinalize com seta para a esquerda sua intenção de ultrapassar.
- Seja paciente, mantenha sempre a distância de segurança e aguarde o momento certo.
- Observe se o trânsito na frente e atrás de você está livre (não se esqueça de olhar pelos retrovisores).
- Para executar a ultrapassagem, reduza a marcha, acelere forte e desloque o carro para a esquerda.
- Após concluir a ultrapassagem, ligue a seta para a direita.
- Retorne para a sua mão de direção assim que a distância entre vocês for segura (mais uma vez, olhe pelos retrovisores).
Curva em rodovia
- Reduza a velocidade do veículo antes de entrar na curva.
- Evite frear em uma curva (caso necessário, use o freio motor e pise levemente no pedal).
- Vire o volante a partir do ponto de tangência e mantenha a direção do volante durante toda a curva, acompanhando o seu raio até o ponto de saída.
- Não vire o volante de forma brusca em uma curva, pois isso pode provocar um capotamento.

