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Se você acabou de tirar a carteira de motorista e é a primeira vez que vai pegar uma rodovia?

Então fique com a gente!

Neste post descubra como fazer ultrapassagem e conheça principais dicas para uma direção defensiva em rodovias.

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O que é ultrapassagem perigosa?

Ultrapassagem é o “ato ou efeito de passar à frente de veículo indo no mesmo sentido.”

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ultrapassagem em faixa contínua, em local proibido, pelo acostamento e em vias de mão dupla sem segurança é considerada infração nos artigos 191, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 205.

Uma ultrapassagem é considerada perigosa quando o condutor força a passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro.

Quais são as principais dicas para dirigir na rodovia?

Para circular com segurança em uma rodovia, em qualquer condição climática, é fundamental seguir 3 regras de ouro:

  • Mantenha a distância de segurança mínima de 2 segundos do veículo da frente.

Para calcular a distância de segurança:

  • Use um ponto de referência fixo na margem da estrada (por exemplo, uma árvore, um poste ou uma placa).
  • Assim que o carro da frente passar por ele, conte “cinquenta e um, cinquenta e dois” (= a 2 segundos).
  • O seu veículo deve passar pelo ponto de referência depois que você concluir a contagem.

dicas-para-dirigir-na-rodovia

Obedeça a sinalização da rodovia, sempre respeitando o limite máximo de velocidade e os locais permitidos para ultrapassagem.

Nos locais em que não houver sinalização determinando a velocidade máxima permitida, siga a orientação geral do Código de Trânsito Brasileiro:

  • Veículos leves (= automóveis, camionetas e motocicletas): até 110 km/hora em rodovias de pista dupla ou até 100 km/hora em pista simples;
  • Demais veículos (veículos pesados, como caminhões e ônibus): até 90 km/hora em rodovias de pista dupla e simples.

Código-de-Trânsito-Brasileiro-velocidade-maxima

A manobra de ultrapassagem só deve ser realizada nos locais permitidos pela sinalização.

Nunca ultrapasse em curvas, pontes, viadutos ou em neblinas.

Acenda os faróis (luz baixa) para que outros condutores te vejam com maior facilidade.

Atenção: O uso de faróis baixo durante o dia em rodovias é obrigatório por lei desde 2016. Ou seja, eles devem ser acesos mesmo em boas condições de visibilidade.

 

Como dirigir na rodovia com chuva?

Em casos de condições adversas, como dias de chuva, é preciso redobrar a atenção, principalmente, quando se está em uma rodovia.

As condições de visibilidade pioram. O sistema de freios fica molhado e a aderência dos pneus no pavimento é menor, o que reduz a capacidade de frenagem do veículo.

Além das regras básicas de segurança, é importante tomar cuidados adicionais:

  • Acione imediatamente o limpador de para-brisa, regulando sua velocidade de acordo com a intensidade da chuva.
  • Ligue o ar quente para evitar o embaçamento dos vidros do veículo.
  • Dobre a distância de segurança do veículo da frente para 4 segundos.
  • Reduza a velocidade aproximadamente em menos 20 km/hora do que a máxima permitida. (Adote as máximas de 80 km/hora nas retas e de 60 km/hora nas curvas).

Evite passar pelas formações de escoamento de água que se formam na pista, onde o risco de travamento das rodas e aquaplanagem é grande.

Caso haja uma camada de água cobrindo uma área maior do pavimento, diminua a velocidade e reduza a marcha.

Dirija com atenção para visualizar os buracos com antecedência para desviar deles. Se perceber o buraco em cima dele, nunca freie.

Dica: Por que não se deve frear em cima de um buraco?

Freadas repentinas sobrecarregam o sistema de suspensão, prejudicando o seu funcionamento.

Durante a frenagem, a suspensão se retrai e por causa disso o impacto e o solavanco dentro do carro serão muito maiores, ok?

 

Confira abaixo 8 dicas para dirigir com segurança em clima ruim:

Como fazer curva na rodovia?

Curvas em rodovia é assunto que gera dúvidas. A seguir você encontra as 2 dicas importantes para fazer curvas com segurança em rodovias:

  • Reduza a velocidade antes de entrar na curva para não ter que frear dentro dela
  • Nas curvas o carro deve andar numa velocidade menor 20 km/hora do que na reta. Pise no freio antes de entrar nela. Fique atento à sinalização da rodovia.
  • Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro.
  • Se precisar diminuir a velocidade dentro da curva, use o freio motor (reduzindo a marcha) e pise de leve e com cuidado no pedal do freio.
  • Não movimente bruscamente o volante dentro da curva

Atenção: Movimentar bruscamente o volante dentro da curva pode provocar CAPOTAMENTO! Caso necessário, mexa o volante sempre com movimentos leves.

 

Para fazer corretamente uma curva na rodovia, em que a velocidade do carro é mais alta e os riscos de acidentes são maiores, busque acompanhar o raio da curva:

  • Ponto de tangência é o momento em que você começa a virar o volante dentro da curva, acertando o seu raio.
  • Mantenha as mãos no volante parados na curva. É isto que proporciona estabilidade para o veículo, evitando a perda do controle de direção.
  • O volante vai voltar para a posição original no final da curva, no ponto de saída.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como fazer uma curva corretamente com uma técnica simples do piloto profissional Bruno Bar.

Quando posso ultrapassar na rodovia?

ctb-ultrapassagem

Para saber se é permitido ultrapassar em uma rodovia observe se as linhas amarelas presentes no pavimento são contínuas ou seccionadas (= tracejadas ou pontilhadas).

Nos trechos sinalizados com linha dupla contínua, a ultrapassagem é proibida para os 2 sentidos:

Ultrapassagem proibida para os 2 sentidos

Se a linha logo ao seu lado for tracejada, significa que a ultrapassagem é permitida para quem está no mesmo sentido que você e proibida para quem estiver na sua contramão.

Ultrapassagem permitida apenas para o seu sentido

Se a linha mais próxima do seu carro for contínua é porque a ultrapassagem é proibida apenas para quem transita no seu sentido, sendo permitida para o sentido oposto.

Ultrapassagem permitida para o sentido oposto

Se houver uma única linha tracejada significa que a ultrapassagem é permitida para os 2 sentidos da rodovia.

Ultrapassagem permitida para os 2 sentidos

As linhas que acompanham a extensão das rodovias são um dos tipos de “marcas longitudinais” que fazem parte do sistema de sinalização horizontal.

Como fazer ultrapassagem em uma rodovia?

Ultrapassagem rodovia de pista simples de mão dupla

As rodovias com uma única pista para cada sentido e sem divisão central de barreiras físicas são as mais comuns no Brasil.

Atenção: De acordo com a Pesquisa de Rodovias Confederação Nacional de Trânsito (CNT) 2017, 86% das rodovias brasileiras são de pista simples de mão dupla.

Para ultrapassar outro veículo em uma rodovia de pista simples de mão dupla é necessário usar a contramão. Caso a manobra seja feita sem os devidos cuidados, são grandes os riscos de acidentes graves.

Para ultrapassar com segurança em trechos ou rodovias de pista dupla, siga as orientações básicas:

  1. Mantenha a distância de segurança do veículo da frente.
  2. Indique com luz de seta para esquerda a intenção de ultrapassagem.
  3. Verifique pelo retrovisor se há outro veículo na sua traseira que já tenha iniciado uma ultrapassagem.
  4. Desloque o carro para a esquerda e acelere forte.
  5. Ligue a seta para direita, observe os retrovisores para conferir se o veículo ultrapassado está distante o suficiente.
  6. Retorne para a faixa da direita.

 

Mantenha sempre a distância de segurança do veículo da frente.

Dica: A distância de segurança em relação ao veículo a ser ultrapassado deve ser mantida, enquanto se espera o momento certo para realizar a ultrapassagem.

 

Aguarde, com paciência, o momento certo para ultrapassar. Obedeça a sinalização e certifique-se de que o espaço e o tempo são suficientes para concluir a manobra.

Dica:Respeite a sinalização sempre. Observe que as faixas centrais, no exemplo, permitem a execução da ultrapassagem. A reta é longa e não há nenhum outro veículo vindo na contramão.

 

Observe se o trânsito está livre na contramão e também atrás de você.

Dica: Caso outro veículo já tenha iniciado uma ultrapassagem, aguarde ele finalizar a manobra e na primeira oportunidade execute a sua ultrapassagem.

Pronto! Agora que o trânsito na sua traseira também está livre é possível ultrapassar com segurança.

 

Ligue a seta para a esquerda. Reduza a marcha para a 4ª para aumentar o torque (= força do motor) e acelere forte. Desloque o veículo para a esquerda e realize a ultrapassagem.

Dica: Com a marcha reduzida e acelerando, execute a ultrapassagem.

 

Depois de ultrapassar, ligue a seta para a direita. Verifique pelo retrovisor se a sua distância em relação ao veículo ultrapassado é segura, só então retorne para a sua mão de direção.

Dica: Ligue a seta para a direita e olhe para o retrovisor se o carro que você ultrapassou já está na distância de segurança…

Quando a distância for segura, retorne para a sua mão de direção.

 

Conclusão

Em uma rodovia, SEMPRE:

  • Mantenha a distância mínima de segurança de 2 segundos do veículo em frente.
  • Obedeça a sinalização: ande dentro da velocidade máxima permitida e realize ultrapassagens apenas nos locais permitidos.
  • Acenda o farol baixo, mesmo durante o dia.

No caso de chuva, adote cuidados adicionais:

  • Regule a velocidade do limpador de para-brisa conforme a intensidade da chuva.
  • Ligue e direcione o ar quente para o painel do carro para evitar o embaçamento dos vidros.
  • Dobre a distância de segurança para 4 segundos.
  • Reduza a velocidade em 20 km/horas menos do máximo permitido.
  • Evite passar por áreas com água acumulada, não sendo possível, reduza a velocidade e a marcha.
  • Nunca freie em cima de um buraco.

Para fazer uma curva com segurança em rodovias:

  • Reduza a velocidade do veículo antes de entrar na curva.
  • Evite frear em uma curva (caso necessário, use o freio motor e pise levemente no pedal).
  • Vire o volante a partir do ponto de tangência e mantenha a direção do volante durante toda a curva, acompanhando o seu raio até o ponto de saída.
  • Não vire o volante de forma brusca em uma curva, pois isso pode provocar um capotamento.

Para ultrapassar com segurança em rodovias de pista simples:

  • Realize ultrapassagens somente se a sinalização permitir (a faixa amarela mais próxima de você deve ser tracejada).
  • Sinalize com seta para a esquerda sua intenção de ultrapassar.
  • Seja paciente, mantenha sempre a distância de segurança e aguarde o momento certo.
  • Observe se o trânsito na frente e atrás de você está livre (não se esqueça de olhar pelos retrovisores).
  • Para executar a ultrapassagem, reduza a marcha, acelere forte e desloque o carro para a esquerda.
  • Após concluir a ultrapassagem, ligue a seta para a direita.
  • Retorne para a sua mão de direção assim que a distância entre vocês for segura (mais uma vez, olhe pelos retrovisores).

Para ultrapassar em rodovias de pista simples, os mesmos cuidados devem ser tomados:

  • Obedeça a sinalização, a linha que separa as faixas na mesma direção deve ser branca e tracejada.
  • Use a faixa mais à esquerda somente para ultrapassagens, no mais deixe ela livre para que veículos em maior velocidade possam te ultrapassar.
  • Mantenha a distância de segurança e sinalize com a luz de seta.
  • Observe o trânsito, especialmente o da sua traseira.
  • Ao terminar a ultrapassagem, retorne para a faixa da direita (sem esquecer da luz de seta).

 

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Ultrapassagem em rodovia: conheça as regras
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